logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ilhabela é opção pra curtir inverno quente Logo

Vista geral da praia do Jabaquara 3

Ilhabela é uma ótima opção para curtir inverno quente

11 de junho de 2015

Quem pretende passar um fim de semana de inverno em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, vai encontrar natureza exuberante, praias e cachoeiras com águas límpidas e cristalinas, clima agradável do Parque Estadual da Serra do Mar, esportes náuticos e radicais, mergulho, gastronomia internacional, ecoturismo, além de várias opções para todos os gostos e idades.

Foto por Secretaria de Turismo

Ilhabela – Foto divulgada pela Secretaria de turismo

São 210 km quilômetros da capital paulista. A cidade é conhecida internacionalmente como a “Capital da Vela”, devido às dezenas de campeonatos de vela oceânica que sedia. A Ilha possui 39 praias distribuídas ao longo de seus 128 quilômetros de costa e 85% da área do município pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar. Os turistas podem mergulhar nas praias de águas verdes e transparentes. Uma das mais procuradas, a de Castelhanos, é considerada pelos visitantes como uma das dez mais bonitas do país.

A “Capital da Vela” possui excelente estrutura hoteleira com equipamentos de ótima qualidade e padrão internacional, sendo referência em todo o Brasil. Há desde hotéis luxuosos até pousadas românticas e bucólicas.

Semana Internacionmal de Vela que é disputada em julho - Foto divulgada pela Secretaria de turismo

Semana Internacional de Vela disputada em julho – Foto divulgada pela Secretaria de turismo

A culinária local é um caso a parte. Pratos com peixes e outros frutos do mar são os mais procurados. Durante o ano são realizados diversos eventos gastronômicos com a presença de renomados gourmets

Os restaurantes de Ilhabela são conhecidos por sua gastronomia internacional e pratos refin adíssimos, para pessoas de bom gosto, oferecendo farta opção de frutos do mar. Podemos destacar os restaurantes Pimenta de Cheiro com comida internacional e o Três Marias localizado dentro da Pousada Caravelas.

O desenho harmonioso de suas costeiras e enseadas contrastam com a exuberância da Mata Atlântica, onde riachos e cachoeiras dão vida a uma rica biodiversidade. No litoral, em seu lado leste voltado para o mar, predominam altos costões e praias selvagens. Já no trecho de orla, voltado para o continente pelo Canal de São Sebastião, apresenta praias mais calmas, que são consideradas verdadeiras “piscinas” naturais.

Vista geral da região central de Ilhabela 4

Vista geral da região central de Ilhabela – Foto divulgada pela Secretaria de turismo

Ilha Bela tem mais de 365 cachoeiras e quedas d´água, dezenas de trilhas de fácil acesso, localizadas em lugares de rara beleza, que incentivam e proporcionam a prática do ecoturismo. Mas todas as trilhas devem ser acompanhadas por um guia local.

Na “Vila”, o antigo povoado deu lugar a um sofisticado comércio, com bares, cafés, sorveterias e shoppings. A cidade é o ponto de encontro de todos que buscam conforto, segurança e diversão. Visitar, conhecer e descobrir a cultura caiçara é uma viagem ao tempo. Suas igrejas, centro histórico, museus e artesanatos, além das festas tradicionais, como Nossa Senhora D´Ajuda, a padroeira da cidade

Dica

O turista que quiser evitar filas para embarcar nas balsas com destino a Ilhabela e vice-versa, pode utilizar o sistema de hora marcada, por meio do telefone 0800 704 55 10. Fora de temporada, o uso deste serviço não é necessário. O serviço de travessia funciona 24 horas por dia, das 6h à meia noite, a cada 30 minutos. A partir da meia noite, a balsa funciona de hora em hora. Em dias de movimento intenso, entram em operação até seis balsas com embarque e desembarque contínuo.

Onde ficar

A L’ eden Pousada foi inaugurada em dezembro de 2014 com 07 suítes temáticas. O proprietário, Heiko Obermuller está no Brasil desde 1997 é natural da Alemanha e tem ideias inovadoras. O empreendimento é um verdadeiro hotel boutique e oferece exclusividade e requinte. Decoração diferenciada, piscina, e até cachoeira. Ideal para casais e pequenas famílias é o que tem de mais aconchegante em toda a Ilha.

Texto por: Colaboração Odila Igashi

Foto destacada: Praia do Jabaquara em Ilhabela(Imagem divulgada pela Secretaria de turismo)

Comentários