logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ilha de Skye é cenário mágico na Escócia | Qual Viagem Logo

Old Man of Storr rock formation, Isle of Skye, Scotland

Ilha de Skye é cenário mágico na Escócia

25 de maio de 2017

Uma das maiores ilhas da Escócia, Skye fica no noroeste das Terras Altas (ou “Highlands”). Com poucos habitantes – apenas cerca de 10 mil espalhados em uma área de 1.700 km² –, são as paisagens naturais que atraem turistas à ilha. Skye é marcada por colinas cobertas por um verde que parece de veludo, montanhas cujos picos atravessam as nuvens, lagos, rios e um litoral recortado por escarpas.

view on Portree before sunset, Isle of Skye, Scotland

Foto por iStock / zhuzhu

Com a ausência de grandes centros urbanos – a maior cidade é a simpática Portree, com 2.500 moradores –, a natureza toma conta. A sensação ao ver os cenários da Ilha de Skye é de estar em um filme ou de ter voltado no tempo, para a época dos celtas e dos vikings. Não à toa, esse é o terceiro destino mais visitado da Escócia, ficando atrás apenas da capital Edimburgo e do Lago Ness.

Foto por iStock / miroslav_1

Foto por iStock / miroslav_1

Entre os principais pontos turísticos estão os conjuntos de montanhas Quiraing, Cuillin e Old Man of Storr, com suas torres de pedras. Para ter acesso às vistas deslumbrantes que essas elevações rochosas oferecem, é preciso percorrer algumas trilhas. Vá bem agasalhado, pois costuma ventar muito. Mesmo assim, o visual é de tirar o fôlego e recompensa qualquer esforço.

Foto por iStock / elxeneize

Foto por iStock / elxeneize

No sul da Ilha de Skye, perto de Glenbrittle, está uma das atrações mais mágicas do destino. O nome já é bem sugestivo: Fairy Pools, ou “piscinas das fadas”. O curso do Rio Brittle entre as pedras formam pequenas cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina. Não é recomendável nadar ali, já que a água é muito gelada. A partir do estacionamento, é preciso percorrer uma trilha de 2,5 km para chegar ao local.

Foto por iStock / Placebo365

Foto por iStock / Placebo365

Outro lugar imperdível é o Castelo de Dunvegan, construído sobre um rochedo às margens de um lago. É o mais antigo e continuamente habitado castelo da Escócia. Entre um passeio e outro, faça paradas nos pequenos vilarejos de Skye, onde há pequenos restaurantes de culinária local e pubs.

Como chegar

Há voos entre São Paulo e Edimburgo, sempre com uma escala, por companhias como United, KLM e Air France. Da capital escocesa, há várias formas de chegar à Ilha de Skye. Uma delas é pegar um trem até Inverness e, de lá, pegar um ônibus até Skye. Se estiver de carro, há balsas e uma ponte em Kyleakin que liga a ilha ao norte da Escócia. Para se locomover dentro de Skye, o mais fácil é usar um carro.

Onde ficar

Uig Hotel

The Cuillin Hills Hotel

White Heather Hotel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Swen_Stroop

Comentários