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Hotel Serra da Estrela adota protocolos e treinamento para receber hóspedes com segurança

29 de julho de 2020

Já faz quase um mês que a Prefeitura de Campos do Jordão liberou a abertura da rede hoteleira da cidade, e o Hotel Serra da Estrela voltou a receber seus hóspedes com todos os cuidados necessários que o momento pede. Preocupado em garantir a saúde e a segurança de quem se hospeda e de seus colaboradores, o Serra da Estrela fez uma série de mudanças em seus protocolos de limpeza, fluxo de pessoas e nos serviços de quarto e de alimentação.

Além disso, o hotel treinou intensamente os funcionários e implantou medidas específicas para manter o local, os funcionários e os hóspedes protegidos do coronavírus. “Primeiro fizemos um trabalho de conscientização dos colaboradores sobre a importância da higiene pessoal e as medidas de prevenção diante ameaças de pandemias. Depois seguimos para a parte específica de cada área e aplicamos simulações de possíveis situações que eles poderiam encontrar no dia a dia. Já temos feedbacks fornecidos por hóspedes e colaboradores dizendo que o treinamento trouxe segurança e confiança no atendimento de todos”, explica Fernando Oliveira, da Entre! Hospitalidade, responsável pelo treinamento junto com Conceição Novaes, da MC Governança.

Foto por Divulgação Grupo AP2

Foto por Divulgação Grupo AP2

Todas as superfícies de áreas comuns são desinfectadas constantemente com produtos altamente eficazes e os colaboradores do hotel usam todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), além de terem disponível a todo tempo sabonete líquido bactericida, álcool 70%, máscaras e luvas.

Para a diretora do hotel, Denise Bernardino, os gastos com treinamento e todas as medidas de sanitização são na verdade investimento. “Os cuidados que tomamos são para a proteção de todos e garantem tranquilidade tanto para hóspedes quanto para funcionários. Não teríamos como reabrir sem pensar no bem estar de cada pessoa que recebemos em nossos ambientes”, destaca.

Execução e avaliação

As referências para as adequações dos procedimentos do hotel e no restaurante são pautadas em determinações de órgãos competentes como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a ABG (Associação Brasileira de Governantas), a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), o Ministério do Turismo e também da prestigiada faculdade de hotelaria e gastronomia do Senac São Paulo e do Sebrae.

Para acompanhar a execução das medidas de sanitização, o hotel formou um Comitê de Prevenção que acompanha diariamente as atividades e orienta ajustes quando necessário. Outra forma de medir é a partir das considerações feitas na avaliação de satisfação do cliente. “Eu sinto que o hóspedes estão bem tranquilos quanto aos procedimentos de segurança. Tivemos bons feedbacks, elogios e até comentários no site da Booking dizendo que estamos muito preparados”, explica a coordenadora de reservas, Priscilla Reis Costa.

Foto por Divulgação Grupo AP2

Foto por Divulgação Grupo AP2

Quartos

Os quartos, que já eram rigorosamente higienizados, agora também passam por minuciosa desinfecção e após a limpeza ninguém mais entra no recinto até os novos hóspedes se instalarem. Todos os itens de decoração que não poderiam ser higienizados a cada check-out foram retirados das suítes porque absolutamente tudo é limpo antes da entrada do novo visitante. Por exemplo: revistas, livros e itens com fragilidade a líquidos estão temporariamente proibidos.

Outra preocupação foi estabelecer a ocupação reduzida de quartos. Com isso, os corredores e áreas comuns ficarão bem livres e arejadas com as janelas abertas. As toalhas e os lençóis são lavados a uma temperatura elevadíssima, ação complementar de higienização para matar vírus, bactérias e fungos e evitar transmissões.

Alimentação e lazer

Foto por Divulgação Grupo AP2

Foto por Divulgação Grupo AP2

Da mesma forma, louças e talheres são esterilizados com sabão potente e altas temperaturas. O delicioso café da manhã agora é montado na mesa correspondente de cada quarto e não mais no formato de buffet. As mesas mantêm uma distância de dois metros e açúcar e adoçantes serão disponibilizados em sachês para evitar o compartilhamento de utensílios.

As áreas de lazer do hotel ainda não podem funcionar (piscinas, spa, academia e brinquedoteca). Essa medida tem como objetivo evitar a aglomeração e manter o distanciamento seguro entre os hóspedes.

Outra medida implantada foi suspender o serviço de manobrista. Então, ao chegar no hotel, o próprio hóspede estaciona o veículo evitando que outras pessoas tenham contato com volante, marcha e maçanetas do carro.

Mais informações em: hotelserradaestrela.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação Grupo AP2

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