logo

Telefone: (11) 3024-9500

Halong Bay: paraíso vietnamita tem cavernas e ilhas | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ rmnunes

Halong Bay: paraíso vietnamita tem cavernas e ilhas

18 de agosto de 2016

Conhecida como uma joia vietnamita, Halong Bay é um destino que vai te surpreender. O lugar, que literalmente significa “baía onde desceu o dragão”, é Patrimônio Mundial da Unesco e situa-se na província de Quàng Ninh. Formado por milhares de ilhas e monólitos de calcário, nos mais variados tamanhos e feitios, repletos de vegetação densa, que emergem das águas verdes do mar, é abrigo para mais de 200 espécies de peixes.

Foto por IStock/ 12ee12

Foto por IStock/ 12ee12

As ilhas tiveram origem a partir de sedimentos calcários depositados no fundo de um antigo oceano. Como o mar subiu e desceu ao longo de milénios, o calcário macio foi facilmente moldado em enormes monólitos (os geólogos chamam-lhes formações cársicas), como vemos hoje. Devido à sua formação natural, a maioria das ilhas é inabitada, mas donas de uma beleza notável e verdadeiramente mágica.

10 lugares incríveis no Vietnã

A baía também foi eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza. Não é à toa que é o lugar mais visitado do país.

Para conhecer os atrativos do destino, o melhor jeito é em um passeio de barco. De modo a usufruir de uma experiência mais autêntica e inesquecível, vale fazer um tour de duas noites num junk – típica embarcação com velas inspirada nos antigos barcos chineses. O roteiro navega pelas diversas ilhas, com algumas paradas mais do que obrigatórias em cavernas com espaços imensos, onde é possível caminhar durante horas a fio.

Também é possível fazer canoagem em algumas zonas e, na maior dessas ilhas, cat ba. Os tours incluem passeios de bicicleta por plantações de arroz e comunidades de camponeses. Dormir no barco também é uma opção; só deve ter cuidado em conhecer antecipadamente as condições de segurança, o quarto e as refeições servidas.

E por falar em cavernas. Não deixe de conhecer a Sung Sot Cave (Surprise Cave). Esta é uma das maiores e mais impressionantes e o seu nome foi atribuído pelos exploradores franceses que, quando a descobriram, em 1901, ficaram atónitos com a sua grandiosidade. Cinquenta passos levam até a entrada da caverna. De lá, continua por três grutas progressivamente maiores, cada uma decorada com estalactites e estalagmites que assumem formas diferentes, como um dragão, um tigre e um pinguim. Ao sair caverna, será recompensado com uma vista espetacular sobre a baía.

Foto por IStock/ PocholoCalapre

Foto por IStock/ PocholoCalapre

Além disso, as praias Bay Chan Beach e Quan Lan Beach, que estão próximas, merecem uma visita. Você vai  se sentir em um verdadeiro paraíso.

Como chegar

A maneira mais fácil de se chegar à Halong Bay é via Hanói, de barco. Saindo do Brasil, há voos para Hanói pela Air France, Lufthansa, Turkish, entre outras companhias. Todos os voos têm uma ou mais paradas.

Onde ficar

Halong Paradise Suites Hotel

Novotel Ha Long Bay

Vinpearl Ha Long Bay Resort

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ rmnunes

Comentários