logo

Telefone: (11) 3024-9500

Guararema: do passeio de Maria Fumaça às atrações locais | Qual Viagem Logo

Reprodução via guararema.sp.gov.br

Guararema: do passeio de Maria Fumaça às atrações locais

14 de dezembro de 2017

Quem disse que é preciso ir longe para encontrar atrativos, lazer, muito verde e até mesmo boas opções gastronômicas? A apenas 70 km da capital paulista, na região do Alto Tietê, está localizada uma pequena cidade que faz divisa com Mogi das Cruzes. Guararema é atraente e cheia de surpresas, até mesmo para os moradores.

freguesia_800x533

Foto por Reprodução via guararema.sp.gov.br

Seu centro histórico é composto por muitas opções para todos os gostos e idades. Ao passar por esse cartão-postal, a primeira parada é o Parque Recanto do Américo, onde há vários quiosques – local que já foi até cenário de novela. Por lá há espaços para piqueniques ou apenas para uma parada para descanso.

_mg_9514_800x533

Foto por Reprodução via guararema.sp.gov.br

Os visitantes que vão apenas para um bate e volta não precisarão se preocupar, pois em apenas um dia é possível caminhar por todos os lados. Para mostrar o quão preservada e evoluída a pequena cidade é, o passeio de Maria Fumaça poderá te proporcionar boas sensações em uma adorável ida até a estação ferroviária de Luís Carlos. Mas antes de embarcar nessa viagem, a melhor dica é chegar para o café da manhã, conhecer todas as atrações da cidade e apenas na segunda e última partida (14h30) pegar o trem.

p-073-gur_10_8230_p

Foto por Ken Chu

Antes disso, não deixe de conhecer o Espaço Literário, perfeito para todas as idades – e com certeza uma das melhores formas de atrair as crianças ao mundo dos livros, em atividades e brincadeiras educacionais. Há diversos espaços, desde uma brinquedoteca para os mais pequeninos até salas com computadores, cafés e biblioteca com sofás confortáveis.

Quem quiser pegar um cineminha no final da tarde, pode ir até o Cine Guararema e conferir os filmes em cartaz, comprar pipoca e bebidas para a sessão. Por ali, há também um centro especial para os amantes de artesanato. O Centro Artesanal Dona Nenê é uma casa de vidro que abriga diferentes objetos artesanais. Entre eles podemos contar com brinquedos, utensílios para a casa, chaveiros, caixas e muito mais.

20130629_113642-1024x768

Foto por Divulgação

Guararema é muito conhecida por ser a terra de São Longuinho e, devido a este título, não deixe de conhecer a morada do santo. Com arquitetura tipicamente barroca e paredes construídas e taipa de pilão, a Igreja Nossa Senhora da Escada foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1941. Esta é a única igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho e é uma pitoresca e imperdível atração da cidade.

img_1102

Foto por Divulgação

Além desta, há outras igrejas, até mesmo no centro histórico. A Ilha Grande e o Parque Municipal da Pedra Montada são atrações para os amantes de ecoturismo. Nelas você pode aproveitar o contato com a natureza e os animais, como a capivara.

Onde ficar: Vale do Sonho Hotel & Eventos

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Localizado na região do Alto Tietê, a 35 km de São José dos Campos, o hotel oferece ótimas áreas de lazer e uma completa infraestrutura. As acomodações contam com confortáveis chalés e apartamentos equipados com televisão, ar-condicionado, frigobar e WiFi. Para garantir o entretenimento dos hóspedes, a área de lazer dispõe de duas piscinas, sendo uma delas climatizada e com toboágua, cascata, piscina infantil, sauna, parquinho, playground, quadra poliesportiva, salão de jogos, mini tirolesa, cama elástica e brinquedos infláveis – algumas dessas atrações estão de frente para o Rio Paraíba do Sul, numa área ajardinada de 12 mil m².

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por Reprodução via guararema.sp.gov.br

Comentários