logo

Telefone: (11) 3024-9500

Guarapari reúne praias, cachoeiras, montanhas e agroturismo num só lugar | Qual Viagem Logo

whatsapp-image-2020-11-17-at-13-45-43

Guarapari reúne praias, cachoeiras, montanhas e agroturismo num só lugar

17 de novembro de 2020

Uma das joias do litoral capixaba é a cidade de Guarapari e suas mais de cinco dezenas de belíssimas praias. Fazia tempo, mais de 10 anos, que eu não visitava a praia mais divulgada e desejada do litoral do Espírito Santo. A cidade cresceu, expandiu, modernizou-se, mas também abriu seus lugares escondidos para não deixar de surpreender quem a visita.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

O lugar tem o dom de reunir mar e montanha numa única geografia. Você pode escolher mergulhar numa das 53 praias ou, em menos de 20 minutos, se embrenhar nas montanhas que rodeiam a cidade e explorar várias cachoeiras, riachos e corredeiras que rasgam a cadeia de morros que abraça o território. Além disso você poderá se surpreender com a proposta de agroturismo que ali tem lugar.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

O que muita gente não sabe é que não existe uma época apropriada para explorar e conhecer com calma os quatro cantos do município. O clima em Guarapari é bastante regular, com muito sol e calor durante o dia, principalmente no verão, e temperaturas amenas à noite, mesmo em pleno mês de janeiro.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Você pode começar o seu roteiro na praia de Meaípe. Aproveitar as águas cristalinas é uma ótima pedida para um banho de mar e caminhada até a Igreja de Santana, localizada no alto do morro, onde é possível avistar todo o balneário e parte do município vizinho de Anchieta.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

A moqueca capixaba é o prato típico do estado, principalmente na região litorânea. A minha sugestão é o Restaurante Gaeta, tradicional há mais de 50 anos. Experimente o delicioso bobó de camarão que vem acompanhado de uma suculenta moqueca de banana que é uma delícia. Ele fica na orla da Meaípe. Esse pedaço tem uma praia que agrediu as muretas e está tomando conta do cenário. As ruas ainda são de terra batida, mas o pôr do sol e a visão ao longe dos morros é algo de cinematográfico.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Outros locais interessantes para passear são as praias da região central, o centro histórico e o bom comércio local. O passeio pode se iniciar pelo tradicional Radium Hotel, onde funcionou um dos mais imponentes hotéis cassinos do país com padrão internacional. Ele fica em frente à Praia da Areia Preta mundialmente conhecida por suas areias monazíticas com efeitos terapêuticos. Caminhando em direção à Praia das Castanheiras está o Siribeira Clube, que possui esse nome devido à árvore Siriba. Atualmente funciona como marina para o atracamento de equipamentos náuticos e realização de eventos.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Bem ali ao lado fica a Praia do Meio que se confunde com a das Castanheiras. Seguindo em direção à ladeira fica a Praia dos Namorados e ao lado está a Praia das Virtudes. Reza a lenda que esse nome se deu por causa das freiras que tomavam banho ali, por ser a praia mais escondida e discreta, já que na época era rodeada de mata densa e morros de elevadas altitudes.

Saindo da Praia das Virtudes, um dos caminhos para se chegar à Antiga Matriz é passando em frente ao cemitério São João Batista que serviu de inspiração para o autor da novela “O Bem Amado”, em promover o cemitério que na novela nunca conseguia ser inaugurado.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Subindo a ladeira se chega à Antiga Matriz, uma construção imponente de 1585, tombada como Patrimônio Histórico Artístico e Nacional e um dos marcos da fundação da cidade. Você pode notar que parte da entrada é decorada com conchas do mar, lembrando que ali está presente de maneira constante a fé do pescador e do povo caiçara. Mais à frente ficam as ruínas da igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Uma sugestão para completar o roteiro é fazer compras no comércio local, nas feiras hippie e de artesanato, ambas no pátio do Rádium Hotel. Informe-se sobre os protocolos em relação ao novo coronavírus e o calendário de realização das mesmas. Para encerrar a noite indico duas opções: para um jantar romântico se estiver com seu parceiro, a dica é a Casa Marracini. O restaurante oferece um menu variado desde massas, frutos do mar e carnes que são maravilhosos. Vale a pena experimentar. Coordenado pela chef Soraia Marracini. Quem preferir uma gastronomia mais descolada pode provar o Kebab’s e as deliciosas pizzas. O recheio é suculento, vem com bastante queijo e a massa é levinha e crocante. Maravilhosa.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Depois de uma noite agradável de sono, vale a pena começar o dia descobrindo a prainha de Muquiçaba. Bem escondida, ela revela uma paisagem surpreendente. Depois é hora de explorar a famosa Praia do Morro, contemplar o Morro da Pescaria, conhecer as praias secretas, a biodiversidade de sua fauna e flora e ficar com gostinho de fazer o passeio completo até Setiba.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

A orla da praia mais urbanizada de Guarapari ganhou um design novo e contemporâneo e tem banheiros com ar-condicionado e quiosques muito bem desenhados, além de ciclovia. Depois de explorar essa região você pode realizar um passeio de escuna. A Indiana tem ponto de venda no canal de Guarapari, que fica no centro da cidade. O passeio dura em torno de 1h30 e custa a partir de R$ 45,00 por pessoa, com direito a conhecer lindas praias e curtir o belíssimo visual do canal, do mar e das montanhas. O roteiro termina ainda com uma cesta de frutas refrescantes.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Um bom local para um almoço bem servido é experimentar a gastronomia do Restaurante Pratão Capixaba, que fica no Bairro Aeroporto. Eles trabalham com self-service, comida leve e bastante diversificada. São mais de 30 anos de funcionamento em Guarapari e se você tiver a sorte de vir passear no domingo, recomendo o pernil à pururuca. Crocante e temperadinho, o sabor explode na boca. Depois do almoço é hora de fazer um breve tour pela região de montanha de Guarapari.

Saindo do restaurante, retorne sentido BR-101 e siga pela Rodovia Jones dos Santos Neves, após a Rodoviária, passe pelo trevo e entre na estrada de acesso a Buenos Aires. Subindo a estrada, que é asfaltada, em cerca de cinco minutos chegará à Pedra do Elefante. No local há um mirante onde é possível avistar toda a cidade de Guarapari e o mar. Caso o dia esteja claro, você pode subir mais adiante e chegar até o centro de Buenos Aires. Lá tem uma igreja, um cemitério e um campo de futebol – parece até uma maquete –, que são completadas por alguns bares e mercearias. Vale a pena provar os produtos locais. Eles costumam vender biscoitos, licores, queijos, embutidos, mel e frutas orgânicas, como pitaia e uvas, além de geleias e pães caseiros bem saborosos.

Mas aproveite para ir até a cachoeira de Buenos Aires, também conhecida como cachoeira Nasser ou do Turco. Fica numa propriedade particular, porém é fácil o acesso. A entrada é gratuita, mas vale a pena dar uma gratificação ao proprietário.

Quem pensa que as atrações acabaram por aí se enganou. Você pode completar os serviços visitando o Hotel Fazenda Flamboyant e um dos mais completos parques aquáticos do estado, o Acquamania. E há mais de uma dezena de pousadas intimistas no interior do município.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Para quem deseja ficar na praia, uma dica é a charmosa Serra Negra Pousada Spa, que tem um design super interessante e um spa descolado. Fica a 1.000 metros da praia, tem um delicioso café da manhã e espaços cuidadosamente preparados para um verdadeira experiência de hospedagem.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Guarapari é isso. Sol, mar, praias, montanhas, turismo rural, história e um charme pra lá de especial que só estando lá pra sentir, viver e conferir.

Onde comer

Restaurante Gaeta – Avenida Santana (Avenida Beira-Mar), 46, Praia de Meaípe / telefone: (27) 3272-1202 / mais informações em: facebook.com/RestauranteGaetaMeaipe

Casa Marracini – Rua Fernando de Abreu, 121, Parque Areia Preta / telefone: (27) 3261-1616 / mais informações em: facebook.com/CasaMarracini / @casamarracini

Kebab’s Pizza Steak Bar – Rua Heitor Lugon, 19, Muquiçaba / telefone: (27) 3362-5284 / mais informações em: kebabspizzabar.com.br / @kebabspizzasteakbar

Restaurante Pratão Capixaba – Avenida Padre José de Anchieta, 1248, Aeroporto / telefone: (27) 3261-1866 / mais informações em: facebook.com/RestaurantePrataoCapixaba

Onde ficar

Serra Negra Pousada Spa – serranegrapousada.tur.br

Hotel Fazenda Flamboyant – hotelflamboyant.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. O jornalista viajou a convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo, com o apoio da ABAV e do SEBRAE-ES.

Foto destaque por: Márcio Auriema

Comentários