logo

Telefone: (11) 3024-9500

Grande Rota das Aldeias Históricas: caminho cheio de surpresas em Portugal | Qual Viagem Logo

castelo-belmonte-centro-de-portugal

Grande Rota das Aldeias Históricas: caminho cheio de surpresas em Portugal

11 de dezembro de 2019

Na região do Centro de Portugal, um trajeto marca o caminho entre pequenos vilarejos, castelos medievais, tradições e paisagens de tirar o fôlego. Trata-se da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, que, com seus 555 km, convida seus visitantes a conhecerem 12 aldeias cheias de charme e histórias para contar. Para acompanhar o ritmo pacato e de tranquilidade transmitido pela região, o caminho pode ser percorrido em bicicleta ou até mesmo caminhando.

Foto por Victor Carvalho / Divulgação

Foto por Victor Carvalho / Divulgação

Para os fãs de aventura e natureza, a GR22 – designação oficial da rota – garante passagens por serras, planícies, paisagens rurais, zonas ribeirinhas e parques. De bicicleta, fica ainda mais fácil desfrutar as belezas naturais da região. Por ser homologada e classificada como Grande Travessia em nível nacional e possuir o selo Leading Quality Trails, Best of Europe, o trajeto possui ao longo da sua extensão uma rede de serviços que garantem apoio e segurança para os ciclistas.

Cada uma das aldeias guarda seus segredos e registra fragmentos da história da humanidade. Em Belmonte, onde a maioria dos visitantes começa o percurso, é possível ver calçadas romanas e construções medievais em meio à Serra da Estrela. Foi lá que nasceu o navegador Pedro Álvares Cabral, o primeiro europeu a desembarcar em terras brasileiras.

Em Idanha-a-Velha, os visitantes podem ver de perto uma das maiores concentrações arqueológicas do país. Já Marialva volta aos primeiros séculos, contando histórias de muitos conquistadores romanos e árabes. Em Piódão, por sua vez, chamam a atenção a arquitetura e suas construções azuis. Enquanto isso, em Monsanto, casas de pedra foram construídas em verdadeira simbiose com imensas rochas que estão lá há centenas de anos.

Foto por Victor Carvalho / Divulgação

Foto por Victor Carvalho / Divulgação

Percurso

Os 555 km da Grande Rota podem ser percorridos em até 28 etapas diárias, divididas em 12 setores. Cada setor começa e termina em cada uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, ou seja, é possível iniciar em qualquer uma das charmosas vilas.

Além disso, vale aproveitar o caminho da GR22 para conhecer outros percursos incríveis de Portugal. Nas aldeias históricas de Idanha-a-Velha e Monsanto, por exemplo, a rota se encontra com a GR12-E7, que é uma parte da Transeuropeia que liga Lisboa à costa da Romênia. Já nas aldeias de Almeida e Castelo Mendo e em Cidadelhe e Sabugal, a Grande Rota cruza com a GR45, a Grande Rota do Vale de Côa.

Mais informações em: centerofportugal.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Centro de Portugal / Divulgação

Comentários