logo

Telefone: (11) 3024-9500

Gibraltar é pequena e cercada de natureza | Qual Viagem Logo

8632742356_9815e29c6b_k

Gibraltar é pequena e cercada de natureza

19 de fevereiro de 2016

A ilha de Gibraltar é um território britânico ultramarino, localizado próximo da ponta mais meridional da Península Ibérica, sobre o Estreito de Gibraltar. Este pequeno território de menos de 7 quilômetros quadradas tem cerca de 30 mil habitantes, faz fronteira com Espanha e é famoso pelo seu maciço de pedra calcária que se eleva de forma impressionante do mar circundante.

Foto via Flickr Kacper Gunia

Foto via Flickr Kacper Gunia

O estreito é uma separação natural entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, e entre dois continentes: Europa e África. Ao norte, encontram-se Espanha e Gibraltar; ao sul, Marrocos e Ceuta, enclave espanhol no norte de África. Era conhecido na antiguidade como “Os Pilares de Hércules”.

Em Gibraltar, há inúmeras espécies de animais selvagens, sendo um paraíso para os amantes da natureza. O nome Gibraltar tem origem na expressão árabe jabal al-Tariq que significa “Montanha de Tarique”. A montanha, um rochedo militarmente estratégico na entrada do mar Mediterrâneo, protege o estreito que une África ao continente europeu. O nome Gibraltar tem por finalidade perpetuar os feitos do general árabe muçulmano Tariq ibn Ziyad que no ano de 711 d.C., ao tomar o reino visigótico na Península Ibérica acabou e colocou fim ao extermínio em massa de judeus naquela região. Gibraltar também é conhecida por “Gib” ou “The Rock” (o Rochedo).

Entre suas atrações está a Catedral de Santa Maria, igreja construída pelos espanhóis em 1462 – que foi praticamente destruída durante o grande cerco de 1810, tendo sido reconstruída no século XIX; o Castelo dos Mouros, que é feito de vários edifícios, portas e muralhas, e tem uma torre principal que se pode ver de toda a península; e a Gruta de San Miguel, situada a trezentos metros acima do nível do mar. O lugar possui uma beleza sem comparação devido à formação de estalactites e estalagmites. Faz parte de um complexo que engloba um outro grupo de grutas como Leonora`s Cave e Lower St Michael`s Cave.

Foto via Flickr cactusbeetroot

Foto via Flickr cactusbeetroot

Além disso, visitar The Rock Apes é imperdível. Além de ser um ponto turístico, é um lugar agradável com uma vista deslumbrante. Mas a atração são mesmo os Macacos de Berberia, que recebem os visitantes sem nenhuma cerimônia e fazem uma festa com os turistas. São superamistosos, adoram tirar fotos e até se oferecem para posar. A tradição popular diz que enquanto os macacos persistirem em Gibraltar, este continuará sob o domínio britânico.

Uma curiosidade: O aeroporto de Gibraltar é o único no mundo cuja pista é cortada por uma avenida, pela qual passam diariamente pedestres e veículos. A Wiston Churchill Avenue é a rua que cruza o aeroporto. Imagine estar no seu carro, a caminho do trabalho, e parar no sinal vermelho… para um avião passar!

Como chegar

É possível voar até lá, com conexões nas grandes cidades como Londres, Zurique, Paris e Lisboa. British Airways e Air France são algumas das companhias que fazem a rota.

Onde ficar

Hotel Ocallaghan Eliott
eliotthotel.com/

Hotel Cannon Gibraltar
cannonhotel.gi/

Rock Hotel Gibraltar
mygibraltar.co.uk

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Flickr Kacper Gunia

Comentários