logo

Telefone: (11) 3024-9500

Geórgia: a nova capital cinematográfica dos EUA | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Sean Pavone

Geórgia: a nova capital cinematográfica dos EUA

28 de maio de 2018

Ao longo das últimas décadas, cidades como Los Angeles, Nova York e Las Vegas estiveram entre as mais queridas entre produtores e roteiristas do cinema norte-americano, conquistando lugar de destaque em séries e filmes emblemáticos que circularam o mundo. Contudo, nos últimos anos, o universo dos quadrinhos e séries zumbis revelam a Geórgia, no sul dos Estados Unidos, como a nova Meca cinematográfica, servindo de pano de fundo para as maiores produções do cinema e da televisão dos últimos tempos.

De acordo com o Departamento de Economia da Geórgia, até abril de 2018, o Estado acomodou mais de 40 produções, participando de sucessos de bilheteria, caso de Jogos Vorazes, Capitão América e os mais recentes, Avengers: Infinity War, Capitão América: Guerra Civil, Guardiões da Galáxia Volume 2, Pantera Negra, I, Tonya e Baby Driver.

O crescimento expressivo nos últimos 8 anos aqueceu a economia local, e de acordo com a Motion Picture Association of America (MPAA), atualmente o setor de cinema e televisão emprega mais de 28 mil pessoas localmente e movimenta cerca de US$ 4.6 bilhões em salários. No encerramento do ano fiscal de 2017, a indústria cinematográfica havia sido responsável por movimentar US$9,5 bilhões.

O novo perfil motivou empresas de sonoplastia e iluminação, bem como, pequenos estúdios a se estabelecerem nas cidades da Geórgia. A fim de atender o consumidor final, os escritórios de turismo desenvolveram produtos diversificados como o Georgia Tour Company, o Savannah Movie Tours e o Atlanta Movie Tours, este último com roteiros especiais que perpassam as locações da maioria desses grandes filmes e que levam viajantes ao delírio, caso do Hero Tour, que visita as locações de Homem-Aranha – De volta ao Lar, Capitão América – Guerra Civil e Vingadores – Guerra Infinita.

Os passeios pelas áreas cinematográficas são uma excelente oportunidade para mergulhar cotidiano de localidades como a gigante capital Atlanta, além de Woodbury e Savannah. Variadas cenas de Jogos Vorazes foram rodadas no Centro Histórico de Atlanta e no Parque Estadual Sweetwater Creek, enquanto a região de Senoia é vista em The Walking Dead, e Savannah serviu de ambiente para Forest Gump. O fenômeno mundial – The Walking Dead – também se tornou um novo queridinho pelas ruas das regiões de Woodbury e Senoia, e estimulou a criação de tours guiados pelas rotas da série.

“Nos tours, os turistas aprendem se portar como zumbis, agem como tais. É de certa forma engraçado como a visibilidade de The Walking Dead impulsionou este tipo de experiência entre os turistas e moradores locais”, salienta Liz Bittner, presidente e CEO da Travel South, associação que integra os 12 Estados do sul norte-americano. No ar desde 2010, The Walkind Dead chega a sua 9ª temporada com fôlego, e dentro do produto Atlanta Movie Tours, os turistas podem experimentar uma pitada zumbi nos Big Zombie Tours, revivendo cenas clássicas da série.

Para o cinéfilos e fãs de séries, vale salientar algumas das produções rodadas na Geórgia:

– Game Night (com Rachel McAdams e Jason Bateman)

– Beast of Burden (com Daniel Radcliffe, Grace Gummer e Pablo Schrieber)

– Love, Simon (com Nick Robinson, Jennifer Garner e Josh Duhamel)

– Come Sunday (com Chiwetel Ejiofor, Jason Segel, Lakeith Stanfield e Danny Glover)

– Life of the Party (com Melissa McCarthy)

– Pantera Negra (com Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o)

– Rampage (com Dwayne Johnson)

– Avengers: Infinity War (com Robert Downey Jr., Chris Evans, Scarlett Johansson)

– Homem-Formiga e a Vespa (com Paul Rudd, Michael Douglas e Evangeline Lilly)

– Venom (com Tom Hardy e Michelle Williams)

– Jungle Cruise (com Emily Blunt e Dwayne Johnson)

– Família Instantânea (com Rose Byrne e Mark Wahlberg)

– Goosebumps: Slappy’s Revenge (com Jack Black)

– First Man (com Ryan Gosling e Claire Foy)

– Shaft (com Samuel L. Jackson)

– The Walking Dead

– Queer Eye

– Good Girls

– Atlanta

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Sean Pavone

Comentários