logo

Telefone: (11) 3024-9500

Florença guarda acervo artístico e cultural da Itália Logo

Sunset_over_florence_1 commons

Florença guarda acervo artístico e cultural da Itália

7 de janeiro de 2016

Florença, também chama de Firenze, é uma das cidades que mais recebe turistas na Itália, ficando atrás apenas de Milão e Roma. O lugar é de rica importância para história, arte e cultura italiana, cerca de 40% do acervo artístico do país se encontra nos museus dessa cidade. Capital da região da Toscana, o destino tem aquele ar romântico, típico da Itália. Suas ruas ainda guardam os traços de milhares de anos atrás. Berço do Renascimento, a beleza vista por lá é diferente de qualquer outra e atrai pessoas do mundo todo.

Florence_Duomo_from_Michelangelo_hill comons

A cidade é dona de diversos prédios históricos, sobretudo os religiosos, e, mesmo os não fiéis, devem conhecer ao menos os mais conhecidos para apreciar de perto as belezas arquitetônicas locais. O Duomo di Santa Maria del Fiore, por exemplo, é o maior edifício de Florença e um dos maiores templos católicos existentes. Seu projeto é de Arnolfo di Cambio, famoso arquiteto do século XIII.

Ponte_Vecchio,_Florence,_Italy commons

Outro lugar que merece a visita é o Museu dell’Opera del Duomo, construído em meados de 1890. Ele guarda obras de arte originalmente destinadas ao Duomo, ao Batistério e ao Campanário, que, por causa das constantes mudanças nos projetos, foram sendo guardadas, bem como peças retiradas dos monumentos para restauração e preservação, sendo substituídas por réplicas. Grande parte das esculturas de Arnolfo di Cambio, por exemplo, destinava-se a um antigo projeto de fachada que nunca foi executado.

Statue_in_Florence_Italy commons

Para fazer compras e aproveitar o melhor das iguarias locais, a dica é visitar o Mercato Nuovo. A maior atração do lugar é o Porcellino, um javali de bronze, que, segundo a lenda, quem o toca voltará a Florença, com certeza.

A antiga igreja franciscana de Santa Croce, em estilo gótico, também é parada obrigatória. Ela é uma das mais importantes de Florença, não apenas por sua grandeza, mas também por estar cheia de obras de arte, afrescos e belos vitrais. A fachada de mármore de Carrara e mármore verde, bem como o campanário, embora também de inspiração gótica, datam de meados do século 19. No interior da igreja, as capelas Peruzzi e Bardi têm preciosos afrescos de Giotto. Em Santa Croce estão os túmulos – verdadeiras obras de arte – de alguns florentinos famosos, entre eles Machiavel e Michelangelo.

Florence_skyline commons

Como chegar:

As principais companhias aéreas oferecem voos com uma escala para Florença. A Alitalia (alitalia.com/br_pt) tem rota partindo do Brasil com escala em Roma.

Onde ficar:

Hotel l’Orologio Firenze – hotelorologioflorence.com

Continentale – lungarnocollection.com/it/hotel-collection/firenze/hotel-continentale

Villa Cora – villacora.it

Texto por: Andressa Volpini

Fotos: Commons Wikipedia

Comentários