logo

Telefone: (11) 3024-9500

Festas Juninas movimentam os Estados do Nordeste | Qual Viagem Logo

salvador

Festas Juninas movimentam os Estados do Nordeste

23 de junho de 2014

A s festas juninas refletem a forte identidade cultural e religiosa entre esses Estados. E, enquanto na maioria das cidades do interior nordestino as comemorações ainda guardam um aspecto familiar, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Sergipe e Maranhão apostam em megaeventos para atrair turistas de todo o país e a gerar postos de trabalho. Esse ano, em virtude da realização da Copa do Mundo, muitas cidades farão comemoração em dose dupla. Nesse ano, as férias escolares que quase sempre ocorrem em Julho, acontecerão em Junho em parte das escolas brasileiras. Na Bahia o início da Copa marcará oficialmente o início das férias escolares. É um êxodo de quase 400 mil pessoas, soteropolitanos que deixam a capital com destino às cidades do interior. Os lugares mais procurados são as cidades de Cruz das Almas, Amargosa e Senhor do Bonfim. Em Pernambuco a cidade de Caruaru, no agreste, e Campina Grande, na Paraíba, fazem dos festejos juninos um dos principais geradores de emprego e de renda. Juntas, as cidades preveem a chegada de cerca de 5 milhões de visitantes, aliadas à movimentação de R$ 30 milhões e a geração de 7.900 postos de trabalho.

salvadorSALVADOR – BA
Na capital baiana, os festejos serão concentrados no Centro Histórico, entre o Pelourinho e a Praça da Sé.
Concurso de quadrilhas, apresentações de trios, maracatus e boi-bumbá estão previstos na programação oficial.
Além disso, por ser uma das sedes da Copa do Mundo 2014, a capital baiana irá incrementar o seu São João.
A festa paralela à Copa do Mundo será uma grande oportunidade de mostrar os festejos tradicionais da cultura baiana aos estrangeiros que estiverem na cidade.
As homenagens aos santos de junho na capital baiana começam com a Trezena de Santo Antônio, a partir do dia 1o. Depois, o forró toma conta das ruas do Centro Histórico com a realização de dezenas de shows e apresentações culturais por três fins de semana seguidos.
O arrasta-pé segue até o dia 29, quando os festejos serão encerrados.
Pode existir programação especial sendo prorrogada até o final da Copa do Mundo, quem tem data de encerramento programada para 13 desalvador1 julho. Outro evento que promete agitar as noites juninas de Salvador é o “Arraiá da Capitá”.
A festa vai reunir, no Parque de Exposições agropecuárias da capital baiana, um conjunto de atrações que vai desde shows e apresentações de bandas e cantores nordestinos a barracas características que vão divulgar as festas de diversas cidades do interior.
As barracas também vão oferecer comidas e bebidas típicas.
Para saber mais sobre o turismo na capital baiana, acesse o Guia de Destinos de Salvador.
O São João de Salvador faz parte dos produtos turísticos da Bahia.
Para atrair um número maior de pessoas a festa também foi divulgada internacionalmente.

Onde ficar:
Monte Pascoal Praia Hotel
www.montepascoalpraiahotel.com.br
(71) 4062-8745

Fiesta Hotel
www.fiestahotel.com.br
(71) 3352- 0000

Restaurantes:
Paraíso Tropical
www.restauranteparaisotropical.com.br
(71) 3384-7464

Don Papito
www.donpapito.com.br
(71) 3367-0104

 

recifeRECIFE – PE
A capital de Pernambuco faz um dos melhores Carnavais do Brasil, com quase uma semana dedicada ao frevo, mas, no mês de junho, o ritmo que toma conta dos corações dos moradores da cidade é o forró.
Os festejos não têm o mesmo impacto que em Caruaru, mas atrações como o Trem do Forró encantam nativos e visitantes. Há 20 anos, a locomotiva puxa até dez vagões lotados, por 18 estações de pura alegria entre Recife e o município de Cabo de Santo Agostinho, animado por canções entoadas pelos trios de forró.
As partidas são realizadas sempre às 16h, na praça do Marco Zero, e a viagem, de até cinco horas de duração, fica pequena diante da empolgação do público.
A concentração começa às 15h, quando já é possível dançar um forró agarradinho e curtir a apresentação de quadrilhas juninas. A parada no meio do caminho, na cidade de Pontezinha, é um ritual sagrado para aqueles que estão a bordo do trem. Durante a pausa, o passageiro tem acesso às barracas de comidas típicas e artesanato e às apresentações de trios e bandas de pífanos.
Os organizadores informam ainda que, a cada ano, o Trem do Forró gera cerca de 400 vagas temporárias de empregos para bares, restaurantes e hotéis, entre outros estabelecimentos.
Em Olinda, a festa acontece todos os finais de semana de junho no Chevrolet Hall, e promete muita animação com grandes bandas e artistas.
As principais atrações são: cantor Bell Marques, ex-integrante da banda Chiclete com Banana, Wesley Safadão e Zezé Di Camargo e Luciano.

 Onde Ficar:

Recife Plaza Hotel
Site: www.recifeplazahotel.com.br
tel: (81) 3222-9058

Recife Monte Hotel
Site: www.recifemontehotel.com.br
Tel:(81)2121-0909

Restaurantes:

Bona Parte
Site: www.bonaparte.com.br
Tel:0800 201 0808

Bar e Restaurante Cangaço
site: www.barerestaurantecangaco.com.br
Tel:(81) 3039-4995

caruaruCARUARU – PE

O São João Caruaru tem grandes atrações confirmadas e promete ser, novamente, uma das maiores festas juninas do Brasil.
Atrações como: Jorge e Mateus, Luan Santana, Garota Safada, Limão com Mel, Elba Ramalho, Fagner, Zé Ramalho e Banda Magníficos irão prestigiar o São João desse ano.
A festa, que começa dia 31 de maio, irá homenagear Carlos Fernando, João Luiz do Forrozão e João do Pife.
Todos eles fazem parte da história de Caruaru e são grandes divulgadores de sua cultura.

Onde Ficar:

Caruaru Park Hotel
www.caruaruparkhotel.com.br
(81) 3727- 9494

Maysa Plaza Hotel
www.maysaplazahotel.com.br
(81) 2103- 1900

Restaurantes:

Vila Regional
www.viaregional.com.br
(81) 3721-9988

Boi & Brasa
www.boiebrasa.com.br/caruaru
(81) 3033-1233

SÃO LUIZ – MA

saoluizDetentora de grande identificação com a cultura negra, por meio do reggae e outras manifestações, a capital maranhense possui uma maneira diferente de comemorar o São João.
Ao invés do forró e das quadrilhas, as principais atrações da capital maranhense estão ligadas ao bumba-meu-boi.
Com belas fantasias, música contagiante, enredo e muita animação, a festa na cidade histórica reúne elementos culturais de negros, indígenas e portugueses.
A apresentação conta a história do escravo Pai Francisco, que, para satisfazer a mulher, Catirina, grávida e com desejo de comer língua de boi, mata o novilho Mimoso, o mais querido do amo.
Uma vez descoberto, Pai Francisco foge com a mulher, mas é preso e libertado quando feiticeiros conseguem, por meio de mágicas, ressuscitar o animal. A encenação marca o início dos festejos juninos no Maranhão.

Onde Ficar:
www.hotelluzeiros.com.br
www.grandsaoluizhotel.com.br – no centro histórico

Onde Comer:
www.restaurantedonamaria.com.br no bairro do calhau
Restaurante Maracangalha – não tem site, mas fica no bairro Renascença II – Calhau.
CAPINA GRANDE – PB 

capina_grande
A programação do São João de Campina Grande 2014, umas das festas mais populares do Brasil, acontece entre os dias 6 de junho e 6 de julho no Parque do Povo, conhecido também como Quartel General do Forró.
O aniversário de 150 anos da cidade será um dos principais temas abordados durante o maior São João do Mundo. O evento vai unir festejos tradicionais, inovação, tecnologia e homenagens a grandes artistas.

 

 

Restaurantes:
Campina Grill
www.campinagrill.com.br
 (83) 3341-6464 / (83) 3310- 4000

Vila Antiga
www.vilaantiga.com.br

JOÃO PESSOA – PB 

joaopessoa

Uma das melhores festas populares do Nordeste é o São João Pra Valer de João Pessoa.
A bucólica e acolhedora cidade é conhecida como a mais verde do país e a mais oriental das Américas.
O São João Pra Valer 2014 começa dia 21 de junho e conta com concursos de quadrilhas, barracas típicas, fogueiras e muito forró para esquentar ainda mais as noites da cidade.

 

 

 

Onde ficar:
Hardman Praia Hotel
www.hotelhardman.com.br
(83)3216-8811

Hoteis Village
www.hoteisvillage.com.br
(83) 2107-4000

Restaurantes:
Restaurante Barcaço
www.restaurantebargaco.com.br
(83) 3247-5220

Mangai
www.mangai.com.br
(83)3226-1615

MACEIÓ – AL

maceioO São João de Maceió 2014 tem como tema “São João em Maceió é festa, futebol e forró”.
A comunidade Fazedora de São João recebeu um investimento de R$ 1 milhão para realizar a festa que acontece no mesmo período da Copa, e o fato de Maceió ser um Centro de Treinamento da seleção, trará mais notoriedade e brilho para o São João de Maceió.

Onde ficar:
Maceio Atlantic
www.maceioatlantic.com.br
(82) 2121-5656

Marinas Hotel
www.marinashotel.com.br
(82)2122-7000

 

Comentários