logo

Telefone: (11) 3024-9500

Festa da Uva de Jundiaí é uma boa opção de passeio em família | Qual Viagem Logo

Foto: Alf Ribeiro

Festa da Uva de Jundiaí é uma boa opção de passeio em família

20 de janeiro de 2020

A Festa da Uva de Jundiaí é considerada a segunda mais importante do Brasil, perdendo apenas em público para a de Bento Gonçalves (RS). Agora em sua 37ª edição, faz questão de valorizar seus diversos produtos locais, não só na área das vinícolas, mas também nas manifestações culturais e artesanato. Com entrada gratuita, acontece de 16 de janeiro a 02 de fevereiro, de sexta-feira a domingo.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A festa desse ano reúne 148 expositores, sendo 14 vinícolas, cujos stands oferecem degustação de vinhos e suco de uva, com destaque para o vinho e o suco da uva da espécie Catalba Rosa, que tem um “brix” diferenciado e é produzido apenas pela Vinícola Saccomani. Há também uma feira na qual frutas, não só uvas, podem ser compradas diretamente dos produtores.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A chegada ao evento nos remete às colônias italianas do passado, em um cenário com atores encenando o dia a dia daqueles tempos e rodas de cantatas que convidam o público a entrar no clima da festa. A pisa da uva, aberta a todos, é uma experiência divertida com grupos típicos tocando músicas de velha Itália.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A Festa da Uva de Jundiaí teve sua primeira edição no ano de 1934, com o intuito de comemorar e mostrar ao mundo a mutação genética espontânea da uva Niágara, que em sua origem tem a cor verde e que a partir daí passou a ter a coloração que hoje conhecemos.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Na Festa, a grande área de alimentação oferece pratos típicos italianos, como a tradicional polenta com macarrão e frango, mas há também outras opções, como yakissoba e a coxinha de queijo, patrimônio cultural imaterial da cidade e impossível de comer uma só.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Aos domingos um divertido leilão das uvas, consideradas verdadeiras joias, premiadas durante a semana pelos juízes da festa que é organizada pela Associação Agrícola de Jundiaí, é aberto ao público. Os valores arrecadados são revertidos ao Fundo de Solidariedade do município.

Os amantes da boa mesa podem participar dos cursos de harmonização de vinhos e cervejas no evento, que são dados pelo SENAC. Para quem quiser conhecer mais sobre a cidade, operadoras receptivas oferecem passeios culturais e de turismo rural, com a duração de duas a quatro horas e preços bem acessíveis.

Para quem quiser dar um “plus” ao passeio, uma boa dica é, a partir de São Paulo, ir com o Expresso Turístico para Jundiaí, que sai da Estação da Luz e era usado no Brasil para transporte de passageiros na década de 1960. É importante fazer reserva antecipada, porque são apenas dois vagões que fazem o percurso somente aos sábados do evento.

A Festa da Uva acontece no Parque da Uva, Av. Amadeu Ribeiro, no bairro Anhangabaú.

Mais informações em: festadauva.jundiai.sp.gov.br

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: ALF Ribeiro / Divulgação

Comentários