logo

Telefone: (11) 3024-9500

Férias ecológicas em Ibiúna, no interior de São Paulo | Qual Viagem Logo

Foto por Henrique Branco

Férias ecológicas em Ibiúna, no interior de São Paulo

2 de janeiro de 2019

Ibiúna está localizada nas encostas da serra do Paranapiacaba, tem clima de montanha, com muitas cachoeiras e conta com o Parque Estadual do Jurupará, uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do Brasil. Localizada há apenas uma hora e meia da capital paulista, Ibiúna tem invernos com temperaturas bastante frias e verões com muito sol e clima bastante ameno durante a noite.

Bem as margens do Rio Una, os índios usavam esse caminho para fugirem da escravização. Devido as fortes neblinas, que ofuscavam a luz solar, os indios deram o nome de “Lugar Escuro’. Ibiúna está localizada a 72 km da capital, mais precisamente nas encostas dessa serra. A cidade possui um grande manancial, composto de rios, ribeirões, açudes, represas e quedas d’água. O seu destaque é para a Represa de Itupararanga, que serve de divisa entre os municípios de: São Roque, Mairinque, Piedade e Votorantim.

Foto por Henrique Branco

Foto por Henrique Branco

A cidade é considerada a terceira mais alta do estado, destacando-se : o Morro da Praça da Figueira com 1000 metros e o Pico da Serra do Verava com 1200 metros. O seu clima é de montanha, sendo temperado e com inverno úmido. A cidade tem uma topografia muito irregular, apresentando várias serras, montanhas e encostas. Dentre as inúmeras serras, destacam-se as de: São Sebastião, Queimada, Focinho, Abreu e Caucaia do Alto. Na parte sudeste, Ibiúna faz limite com as cidades de: Piedade, Tapiraí, Miracatu e Juquitiba. Os acessos mais conhecidos para o parque são através das estradas do Verava, Murundu e Vargedo. Uma ótima dica para quem deseja praticar off-road e bickers é ir pela estrada dos antigos carvoeiro.

Para hospedagem, a cidade oferece um dos mais bem equipados hotéis do interior do Brasil. O SPaventura Ecolodge cuida desde a captação e tratamento da água, devolvendo à natura limpa, utiliza energia solar com uma usina própria fotovoltaica com capacidade para gerar 5000 quilowatts/mês. O reflorestamento realizado no empreendimento merece destaque e foi fundamental para a renovação da flora e o retorno de animais nativos.

Foto por Divulgação / Hotel SPaventura Ecolodge

Foto por Divulgação / Hotel SPaventura Ecolodge

Com foco no equilíbrio e a sustentabilidade, o hotel adotou práticas simples em seu dia a dia, a exemplo disso é possível citar o manejo consciente da terra, da madeira, os dos resíduos orgânicos produzidos viram material de compostagem, a fossa é natural, toda água captada é devolvida limpa para a natureza, não há uso de produtos recicláveis, podendo ser utilizados copos feitos em papel, toda energia gerada pelo empreendimento é limpa. A gastronomia oferecida pelo empreendimento é preparada com produtos da própria fazenda e ou de fornecedores locais. Confira toda a estrutura de lazer do empreendimento, com tirolesa, piscinas naturais e quentes, equipe de monitores que incentivam a prática de  atividades ao ar livre, caminhadas, trilhas, passeios de bicicletas. As refeições são preparadas com frutas e verduras da horta e do pomar.

Mais informações: spaventura.com.br   

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Henrique Branco

Comentários