logo

Telefone: (11) 3024-9500

Feira de Natal atrai turistas do mundo todo a Medellín | Qual Viagem Logo

Medellin,  Colombia - December 14, 2016: Some Christmas decoration on the streets in Medellin, Colombia

Feira de Natal atrai turistas do mundo todo a Medellín

5 de novembro de 2018

Medellín é a terceira cidade mais visitada por turistas brasileiros que têm seus principais interesses na cultura e no turismo de compras; isso faz de lá um destino proeminente para atrair turistas graças à sua força nesses setores. Os mais de 280 mil estrangeiros que recebeu no ano passado representam 27%, o que supera a média nacional de 12% e equivale a seis vezes a média mundial da Organização Mundial de Turismo (OMC).

Medellín tem no turismo corporativo a sua principal vocação turística. Os principais eventos da cidade são: o Festival Internacional de Tango, em junho; a Feria das Flores, em agosto; e a Feira das Luzes e de Natal, em dezembro, que são momentos propícios para que as pessoas de todas as idades vivam a cultura local. Cada uma dessas celebrações destacam um aspecto diferente: a cultura do tango, a cultura “Silletera” – produção de flores-  e o espírito do natal complementam a oferta cultural que Medellín tem ao longo do ano.

Foto por Bureau de Medellín – Medellín.Travel

Foto por Bureau de Medellín – Medellín.Travel

As compras representam aproximadamente 30% do orçamento dos turistas brasileiros. Medellín tem um histórico e uma força para atender às necessidades dos visitantes, já que atualmente é considerada a capital da moda no país e hospeda duas das principais feiras latino-americanas: a Colombiamoda e a Colombiatex. A oferta do destino também inclui produtos como artesanato, suvenir, joias, decoração, mercados verdes e de arte.

Medellín está posicionado no panorama internacional do turismo de congressos, e ao longo dos anos provou ser capaz de realizar eventos de classe mundial.

Foto por iStock / sevenkingdom

Foto por iStock / sevenkingdom

Agora no mês de dezembro, acontece o Festival das Luzes e Feira de Natal, selecionada em 2012 como uma das dez mais surpreendentes do mundo. É composto por mais de 32 milhões de lâmpadas LED e 42.000 figuras luminosas. Este é um importante motor da economia, incentiva o turismo, gera oportunidades de emprego e promove os valores familiares.

Foto por iStock / Markpittimages

Foto por iStock / Markpittimages

Outras atrações turísticas são o Museu de Antioquia e a Praça das Esculturas de Fernando Botero, o único museu ao ar livre com 23 esculturas do famoso artista. O “Grfaffitour”, uma jornada pela arte que mostra o processo de transformação de Medellín; o parque Arví uma reserva florestal localizada na vila de Santa Elena, oferecendo atividades naturais como turismo de aventura, caminhadas, agro turismo e observação de pássaros, orquídeas e borboletas; e onde existe um mercado de produtores artesanais.

Outro destaque que tem despertado o interesse dos visitantes brasileiros por Medellín foi a grande capacidade de apoiar o Brasil e os torcedores da Chapecoense, em função da terrível tragédia do acidente que vitimou quase que a totalidade da equipe brasileira, em novembro de 2016. Dia 28 de novembro completará dois anos dessa página obscura e traumática do futebol do Brasil e do mundo.

A população de Medellín deu um show de solidariedade e comprometimento na divisão da dor com os brasileiros. Esse acontecimento levou o mundo a olhar de forma mais respeitosa para essa cidade, que sofreu há décadas com a guerrilha e mostrou ao mundo como se deve diminuir a dor de quem sofre. Muitos brasileiros passaram a se interessar em visitar Medellín a atualmente há inclusive um procura bastante grande de brasileiros por conhecer essa cidade colombiana. A cidade hoje se transformou em referencia de solidariedade e nas soluções inteligentes de ações sociais.

Foto por iStock / DC_Colombia

Foto por iStock / DC_Colombia

Outro destaque é a procura de arquitetos e engenheiros do Brasil e do mundo em conhecer as estratégias adotadas por transformar radicalmente o modo de vida da cidade. Os meios de transporte integrados, como metro, escadas rolantes e o Metro Cable – ou teleférico como aqui é conhecido, possibilitaram maior acesso da população menos carente em áreas de grandes necessidades econômicas em se integrar com os bairros mais importantes da cidade. Outras referências são as Unidades de Arte e entretenimento, chamadas de UVAS – construídas a partir de espaços ociosos em enormes caixas d água, que levam atualmente esporte, literatura e música, além de aulas de idiomas e informática a um número cada vez maior de estudantes primários e secundários.

Vale ainda destacar que Medellín tem uma hotelaria de excelente nível, diversificada e internacional. De hostels a hotéis internacionais, o turista é bem recebido com diárias cerca de 30% menores dos que as praticadas na capital ou em outras cidades turísticas da Colômbia. A gastronomia também é um diferencial; Embora Medellín ofereça uma gastronomia diversa, o destaque fica por conta da comida campesina, como a deliciosa bandeja Paisa – um típico prato local servido em abundância. Carne moída, arroz, arepa, feijão, ovos, bisteca, linguiça, farofa e até abacate. Cidades bem próximas podem surpreender como a colorida Guatapé ou as centenárias fazendas de café que oferecem a experiência de viver um dia nos campos de café.

Mais informações em: @bureaumedellin

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / sevenkingdom

Comentários