logo

Telefone: (11) 3024-9500

Fé e beleza marcam o caminho de Lourdes, na França | Qual Viagem Logo

Lourdes, France - June 06 2012: The front facade of The Basilica of our Lady of the Rosary. Lourdes is a major place of Roman Catholic pilgrimage and of miraculous healing. It was designed by architect Leopold Hardy, completed in 1899, consecrated in 1901

Fé e beleza marcam o caminho de Lourdes, na França

8 de fevereiro de 2017

Um dos santuários cristãos mais populares e visitados do mundo, está localizado no sudoeste da França, Lourdes, a cidade que chega a receber 6 milhões de pessoas anualmente. O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é a maior atração da cidade, construído em cima de uma gruta, onde aconteceu as aparições.

A cidade ficou famosa devido as aparições e milagres que foram reconhecidos pelo Vaticano, e desde então, virou um dos maiores centros de peregrinação dos católicos e a segunda cidade francesa mais visitada, perdendo apenas para Paris.

Lourdes is a major place of Roman Catholic pilgrimage. There is a dome of the Rosary basilica surmounted with the gilded crown and the cross in the foreground.

Foto por iStock / Oks_Mit

Ao cruzar a Porta da Misericórdia, como é chamada a entrada do Santuário, já se vê a Basílicas da Imaculada Conceição e Nossa Senhora do Rosário ao fundo. É um momento de grande emoção aos peregrinos, estar em um complexo de igrejas onde sempre há missas em diferentes idiomas.

Rosary Basilica in the evening, Lourdes, Hautes-Pyrenees, France

Nossa Senhora do Rosário. Foto por iStock / bbsferrari

De todos os lugares do Santuário o mais visitado é a Gruta das Aparições, que fica no rochedo de Massabielle, o lugar onde a Virgem Maria apareceu, em 1858, para uma jovem de 14 anos, Bernadette Soubirous. No fundo, à esquerda, está a fonte revelado por Bernadette segundo as indicações da Santa Virgem. Todos os visitantes querem tocar a água que jorra no rochedo.

Statue of the Virgin Mary in the grotto of Lourdes attracts many pilgrims from all over the world 1

Foto por iStock / ChiccoDodiFC

Lourdes também é um shopping a céu aberto, com inúmeras lojas de artigos religiosos e o mais impressionante, é que o dinheiro dos comércios ajuda muitas pessoas, que pode incluir hospitalização se for necessário.

Lourdes, France - June 06, 2012: Statuettes of Our Lady exposed for sale in the souvenir storefront. There are many shops selling religious souvenirs, which have become extremely popular among pilgrims

Foto por iStock / MarekUsz

Além da religiosidade na cidade, Lourdes oferece três atrações para os visitantes aproveitarem: o Pico do Jer, Lourdes Plage e o Museu dos Pireneus.

O pico é uma plataforma de observação numa das montanhas perto do centro da cidade. Em uma altura de 1.000 metros, o visitante pode aproveitar a cidade em um ângulo diferente e apenas apreciar a beleza. No alto há também uma gruta com visita guiada, trilha para turistas e um restaurante/bar que além de degustar algum aperitivo, pode curtir o cenário.

"Lourdes seen from the top of Pic du Jer, Pyrenees, France"

Foto por iStock / ribeiroantonio

O Lourdes Plage é ideal para o verão. O lugar é uma praia urbana que fica no Lago de Lourdes, onde funciona como uma piscina natural, com pedalinhos, quiosques, guarda-sol, bares e restaurantes próximo ao lago.

O Château-fort de Lourdes abriga o Museu dos Pireneus, que fica no lindo castelo contando um pouco da história e tradição dos povos que habitam a região dos Pireneus. Além do museu há um pequeno jardim botânico e do alto da torre do castelo é possível ter uma vista excelente do Santuário e da cidade.

Lourdes, France - July 07 2012: An ancient castle dominates on the green rock above the famous town Lourdes.

Foto por iStock / olegmit

A visita neste lugar é uma experiência emocionante e inesquecível, desde a beleza arquitetônica da Basílica até o banho da purificação, trazendo uma sensação de paz e tranquilidade interior.

 

Onde ficar

Hotel Saint-Georges

Hotel La Solitude

Grand Hotel Moderne

Onde comer

Restaurante Alexandra

The Munster Bar

Le Magret

Texto por Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / MarekUsz

Comentários