logo

Telefone: (11) 3024-9500

Fátima e Lisboa: igrejas, santuários e fé católica | Qual Viagem Logo

Lisbon, Portugal - January 4, 2013 : Jeronimos Monastery (Mosteiro dos Jeronimos with people along the street.

Fátima e Lisboa: igrejas, santuários e fé católica

12 de maio de 2016

Em uma viagem a Portugal, o turista não pode deixar de incluir em seu roteiro visitas às belas igrejas e aos grandes santuários do país. São construções repletas de história e cultura, que traduzem bem a força da fé católica dos portugueses ao longo dos séculos. Dentro da série de matérias sobre o turismo religioso em Portugal que estamos publicando durante toda essa semana, hoje o destaque fica por conta das cidades de Fátima e Lisboa.

Fátima

Fatima, Portugal.  Famous religious place in Portugal. Iteresting point of view in Lisbon, Portugal.

Foto por iStock / Zaharov

Quando falamos em turismo religioso em Portugal, logo pensamos em Fátima. Centro da fé católica portuguesa, a cidade possui um dos principais santuários do mundo. Fátima desenvolveu-se principalmente depois das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, em 1917. As maiores celebrações ocorrem na noite do dia 12 de maio (Procissão das Velas), em 13 de maio (Procissão do Adeus) e em 13 de outubro. Entre estas datas, todos os dias 13 são de celebração, período que atrai milhões de turistas a Fátima.

iStock_000064940227_Small

Foto por iStock / RibeirodosSantos

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi construído na Cova da Iria, lugar da primeira aparição. Inclui a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, com os túmulos dos três pastorinhos, o Recinto das Orações, a Capela das Aparições, o Centro Pastoral Paulo VI, Casas de Retiro e a Igreja da Santíssima Trindade. Os fiéis podem ainda percorrer as capelinhas da Via Sacra e o Calvário, ou reconstituir a história dos três videntes visitando a Loca do Anjo, Valinhos, as Casas e o Poço dos Pastorinhos.

Lisboa

Se Cathedral (The Patriarchal Cathedral of St. Mary Major) in Lisbon, Portugal

Foto por iStock / saiko3p

Como capital de Portugal, Lisboa acumula um patrimônio religioso de grande importância. A Sé, dedicada a Santa Maria Maior, foi construída no século XII, no local de uma antiga mesquita. Por isso, é um dos símbolos da Reconquista cristã do território português. Junto à Sé, em Alfama, há a Igreja de Santo Antônio, no local onde ele teria nascido. Em 13 de junho, acontece a procissão em sua homenagem, uma grande festa popular em Lisboa.

View of Jeronimos Monastery in Lisbon

Foto por iStock / BeteMarques

O Mosteiro dos Jerônimos, com a Igreja de Santa Maria de Belém, é um dos mais emblemáticos monumentos da capital. A imponente construção, na qual merecem destaque as fachadas e os claustros, foi erguida na época da viagem de Vasco da Gama à Índia e, hoje, é Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Aerial view Jesus Christ monument watching to Lisbon city in Portugal

Foto por iStock / sam74100

Entre outras igrejas muito visitadas em Lisboa, estão a de São Roque, no Chiado, e a da Madre de Deus, um dos mais belos monumentos barrocos nacionais, revestida com entalhes dourados e azulejos portugueses. Na outra margem do Rio Tejo, o Santuário do Cristo Rei ou do Sagrado Coração de Jesus possui um terraço de onde é possível admirar a imagem de 28 metros de altura do Cristo Rei e uma panorâmica única sobre Lisboa e o Estuário do Tejo.

Mais informações em: visitportugal.com

Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Visit Portugal.

Foto destaque por: iStock / tanhi84

Comentários