logo

Telefone: (11) 3024-9500

Exuberante paisagem na Serra da Piedade - MG | Qual Viagem Logo

img_7692

Exuberante paisagem na Serra da Piedade – MG

15 de outubro de 2019

A Serra da Piedade, está localizada no município de Caeté a uma distância de 40 Km de Belo Horizonte, cercada por grandes penhascos, enormes rochedos e com uma vasta vegetação típica de montanha. Variedades de flores como: Bromélias, Orquídeas e Hortênsias estão em toda parte e garantem ainda mais a beleza do local. A parte mais alta de sua montanha com 1.746 metros de altura, é possível admirar uma exuberante paisagem e avistar as cidades mais próximas: Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará. Os mais lindos pôr-do-sol do estado se observam desde a Serra da Piedade que se descortinam diante dos nossos olhos num horizonte com um sem fim de cores. A luz do crepúsculo “varre” as montanhas e destaca suas formas e texturas, decifrando assim, o famoso “mar” de Minas.

img_7705

Um dos indicadores da importância da Serra da Piedade na história mineira é o interesse que a região despertou no início do século XVIII em vários naturalistas europeus. Para eles, o panorama desvendado após difícil subida pelos caminhos da Serra, feito normalmente em quatro horas, era simplesmente maravilhoso. Dois séculos depois, visitantes continuam se revelando completamente fascinados com a beleza da serra ao contemplarem sua extensa paisagem. Além da beleza natural, a Serra da Piedade sedia duas importantes e distintas construções: o Santuário, datado do século XVIII e o Observatório Astronômico da UFMG, considerado um dos maiores da América Latina. O santuário é composto por uma igreja em estilo barroco, que apresenta em seu interior a padroeira de Minas Gerais (Nossa Senhora da Piedade) e por este motivo, é palco de grandes procissões religiosas, que se penitenciam na íngreme subida da Serra. A igreja destaca-se pelo seu audacioso projeto arquitetônico, que contrasta com a paisagem natural e nos transporta ao passado.img_7689

Já o observatório, ao contrário, nos transporta ao futuro com seu traçado moderno e com seus equipamentos de última geração, que permitem a observação de estrelas e planetas em dias claros. Ambas construções se posicionam harmoniosamente na Serra, em extremidades diferentes, o que possibilita que sejam vistas uma de cada vez, sem que se misture ao cenário da outra. Inaugurado na década de setenta o Observatório Astronômico Frei Rosário, também conhecido como: Observatório Astronômico da Piedade, é considerado o primeiro observatório moderno do país por ser equipado com os primeiros telescópios profissionais. É aberto aos turistas mediantes a agendamento prévio.

Mais informações, acesse o site do Santuário Nossa Senhora da Piedade

Onde se hospedar em Caeté 

Uma das opções mais completas de hospedagem da região é o Tauá Resort & Convention Caeté. O complexo hoteleiro com um atendimento excepcional, oferece recreação para as crianças as mãos dos “Taualegres”, a equipe de monitores do hotel que fazem a estadía repleta de diversão. O resort tem piscina térmica e externa, academia, boliche, salão de jogos, campo de futebol, arco e flecha, trilhas e uma fazendinha com cavalos, vacas, cabritos e aves.  O bufê possui um cardápio diverso, oferecendo o melhor da gastronomia mineira, produtos frescos com opção para celíacos, intolerantes a lactose e veganos. Mas também innova e oferece refeiçoes da culinaria internacional, como a famosa paella espanhola ou pizzas ao mais puro estilo italiano. Chegada a noite as atividades seguem: teatro infantil ou boates para os adultos.

img_7333

Mais informações www.tauaresorts.com.br

 

 

Texto por Cláudio Lacerda Oliva, fotos por Natalia Bastos.

Os jornalistas Cláudio Lacerda Oliva e Natalia Bastos viajaram a convite do Tauá Resort & Convention Caeté.

Comentários