logo

Telefone: (11) 3024-9500

Expresso Turístico: um passeio diferente para quem está em São Paulo | Qual Viagem Logo

expresso-turistico_mogi-027

Expresso Turístico: um passeio diferente para quem está em São Paulo

22 de janeiro de 2020

Muita gente ainda traz na memória as viagens de trem com certo saudosismo; os mais jovens não tiveram a oportunidade de cruzar os campos e fazendas e paradas nas pequenas estações por onde passava a “linha do trem”. Relembrar ou viver essa experiência agora é possível em São Paulo com o Expresso Turístico.

São três destinos, todos com saída da Estação da Luz, feitos em dois carros de passageiros (vagões) fabricados nos anos 60, puxados por uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952. As viagens variam em média uma hora e meia, cada percurso, onde os passageiros são recebidos pela Chefe Ferroviária Vitória, que durante a viagem cita os locais importantes em que se está passando.

O Expresso Turístico faz suas viagens apenas aos finais de semana, e tem um calendário variável conforme eventos que estejam acontecendo nas cidades finais. Geralmente faz uma saída por mês, aos sábados, para Jundiaí, e um sábado a cada três meses para Mogi das Cruzes.

Foto por reprodução cptm.sp.gov.br

Foto por reprodução cptm.sp.gov.br

As viagens do Expresso Turístico também são realizadas aos domingos para Paranapiacaba, mas é bom consultar antes de programar sua viagem para saber a programação. (cptm.sp.gov.br)

Quem optar pelo destino Jundiaí, terá a oportunidade de fazer alguns roteiros rurais, que podem ser comprados com os receptivos locais. São visitas a vinícolas, almoço na roça, ou conhecer o Museu Ferroviário, da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que praticamente desenhou o mapa ferroviário do interior de São Paulo. Há também as belezas naturais da Serra do Japi com suas trilhas e caminhadas, e o Circuito das Frutas, uma viagem nas fazendas produtoras de uva, morango, caqui, figo no entorno da cidade.

Foto por Divulgação/ Prefeitura de Jundiaí

Foto por Divulgação/ Prefeitura de Jundiaí

Quem optar pelo passeio a Mogi das Cruzes, estará no chamado Cinturão Verde de São Paulo, onde há grandes plantações de hortaliças que abastecem todo o Brasil. A presença nipônica é marcante na cidade. É possível fazer o Circuito das Flores, visitando produtores de flores de corte e de vasos e de orquídeas.

O mais concorrido destino é Paranapiacaba, com ruas e construções inspiradas em vilas inglesas, contando um pouco da implantação da ferrovia no Estado de São Paulo no século XIX e sua bruma intensa, dependo da época do ano. A Vila de Paranapiacaba é palco de muitos eventos como o Festival do Cambuci, Festa das Bruxas, entre outros. A visita ao Museu Ferroviário é quase obrigatória, e para quem gosta de natureza, cachoeiras e trilhas podem ser visitadas somente com o acompanhamento dos guias locais.

Foto por Rubens Chiri

Foto por Rubens Chiri

Os bilhetes do Expresso Turístico (que saem, para uma pessoa, R$ 50,00, e conforme aumenta o número do grupo o valor unitário diminui) podem ser adquiridos antecipadamente nas bilheterias das estações Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André, das 9h às 18h. E aos sábados e domingos, na Estação da Luz, a partir das 7h​, inclusive para viagens no próprio dia (caso haja lugar).

O Expresso Turístico parte sempre pontualmente as 8h30 e sai da estação do destino escolhido para retornar a São Paulo às 16h30.

Para saber mais: cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico

Texto por: Patrícia de Campos

Foto destaque reprodução cptm.sp.gov.br

Comentários