logo

Telefone: (11) 3024-9500

Eventos variados são atração no Circuito das Águas Paulista | Qual Viagem Logo

aguas-de-lindoia-foto-por-divulgacao-cicap

Eventos variados são atração no Circuito das Águas Paulista

6 de agosto de 2021

História, cultura, exposições, feiras e congressos compõem os eventos que acontecem durante todo o ano no Circuito das Águas Paulista (CICAP), que, suspensos durante o período da pandemia de Covid-19, voltarão a fazer parte do calendário a partir do segundo semestre.

Águas de Lindóia se destaca na área de eventos pelo seu grande parque hoteleiro, que em sua grande maioria abriga grandes espaços para convenções corporativas, sendo um dos destinos mais procurados pelas empresas. O Encontro Brasileiro de Carros Antigos já é uma tradição na cidade, recebendo modelos raros do mundo inteiro, atraindo um enorme púbico.

Amparo mantém as tradições através de suas festas religiosas, como do Ribeirão, uma grande julina que acontece no entorno da Paróquia de São Sebastião do Ribeirão, que conta com procissão em louvor a São João Batista, saindo da matriz centenária e chegando à matriz de São Sebastião. São Benedito, santo padroeiro da cidade, também é comemorado, e entre os festejos está a Novena Franciscana e uma grande festa com quermesse, sempre acompanhada de shows no mês de outubro.

Holambra encanta pelas construções típicas. Suas flores trazem turistas de todo o país em sua Festa das Flores, a Explora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que acontece sempre no último final de semana de agosto e nas quatro semanas seguintes, de sexta a domingo. A feira, que acontece desde 1981, reúne exposição de flores, mostra de paisagismo, danças folclóricas holandesas, gastronomia típica, visita ao museu, um mini sítio, shows, chuva de pétalas, desfile de carros alegóricos, entre outras atrações. A Noeland é outro grande evento de Holambra, sendo o maior evento de Natal do interior paulista. A cidade se transforma em um reino mágico através de uma cenografia primorosa, somada a cantadas, corais, exposição de flores, venda de artigos natalinos e outras atrações temáticas.

A história de Jaguariúna remonta aos tempos do antigo Caminho dos Goyazes, quando por ali passaram bandeirantes, tropeiros e boiadeiros rumo a Goiás e ao Mato Grosso em busca de ouro, deixando a marca de uma cidade ligada às tradições dos peões. É conhecida como Capital do Cavalo por realizar há mais de três décadas o tradicional Rodeio de Jaguariúna, no mês de setembro, com provas de pista e grandes shows, fazendo a festa uma das mais importantes do Circuito Brasileiro de Rodeio.

Lindóia tem a tradicional Festa de Nossa Senhora das Brotas, padroeira da estância hidromineral, sempre com uma extensa programação. A santa tem uma interessante história ligada ao público rural, que, segundo relatos nos escritos de Frei Agostinho, nos meados de 1447, na Vila das Águias, em Portugal, um pastor tirava o sustento de sua família com o leite de uma única vaca. Um dia o animal sofreu um acidente e morreu. Aflito, o pastor rezou para a santa que o ressuscitou.

Monte Alegre do Sul tem três tradicionais festas. A Festa do Morango reúne os produtores locais, oferecendo aos visitantes uma vasta gastronomia tendo o morango como ingrediente principal, além da compra “in natura”. Preservando a cultura e a religiosidade, há a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus, comemorada em agosto, que recebe romeiros no Santuário que foi inaugurado em 06 de agosto de 1919, e a Festa de Exaltação à Santa Cruz, sobretudo um resgate cultural.

Pedreira tem na Festa de Sant’Ana o grande evento da cidade. O Dia da Padroeira (26/07) se estende por todo o mês com diversas atrações que vão desde apresentações musicais a uma diversidade gastronômica.

Serra Negra é outra das cidades do Circuito das Águas Paulista que é palco de grandes encontros corporativos, devido a seu Centro de Convenções moderno, com toda a infraestrutura para receber grandes eventos, feiras, congressos, convenções e exposições de porte nacional e internacional. É o maior complexo arquitetônico da América latina, localizado numa área de 60.000 m². A tradicional Festa dos Italianos, que alia gastronomia típica e cultura, é destaque no calendário da cidade.

Socorro tem um vasto calendário de eventos, começando pelo Festival de Verão e o Carnaval, que atrai turistas de todo o estado. O Festival Gastronômico Sabores da Roça, festa em louvor a Santa Rita de Cássia e a Festa da Marechal acontecem nos meses de maio e junho. No mês de julho, tem a queima do Alho e a Horse Show, evento de montarias, que acontece durante o Socorro Rodeo Festival. A Festa da Padroeira e Festa de Aniversário da Cidade de Socorro e a Festa do Morango acontecem em agosto e, em setembro, o Socorro Off Road. Fechando o calendário, a Festa Italiana em novembro e, em dezembro, o Socorro Luzes de Natal e a Virada Inclusiva.

Quem visita o Circuito das Águas Paulista (CICAP), além das atrações oferecidas pelas cidades que o compõem e as belezas naturais da região localizada na Serra da Mantiqueira Paulista, terá a oportunidade também de conhecer manifestações culturais, religiosas e eventos únicos em um dos mais importantes circuitos do estado de São Paulo.

Mais informações em: circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por: Divulgação CICAP

Comentários