logo

Telefone: (11) 3024-9500

Entre flores e culturas: conheça Córdoba | Qual Viagem Logo

Cordoba,Spain-March 21,2017:view on top of alcazar famous gardens in Cordoba city, Spain

Entre flores e culturas: conheça Córdoba

10 de maio de 2018

Se você pretender conhecer as terras espanholas de um ângulo diferente, Córdoba é o destino ideal. O município, localizado na região da Andaluzia, é rico em cultura e muito diversificado, tanto que carrega o carinhoso apelido de “Cidade das Três Culturas”. Por ali já passaram diversos povos, entre eles os romanos, os judeus, os árabes e até reis cristãos. Tamanha mistura cultural pode ser encontrada em seus conjuntos arquitetônicos, expressões religiosas e ruelas da cidade.

Foto via iStock/ CJ_Romas

Foto via iStock/ CJ_Romas

A Mesquita Catedral é com certeza o point principal de parada em Córdoba. Ela é a prova viva de que a cidade merece o apelido. A mesquita está localizada dentro de uma catedral católica, ao lado de um bairro judeu – isso se deve ao fato da grande influência e poder da Igreja Católica ao longo dos tempos. Mas nem por isso a mesquita deixa de ser impressionante, aliás, isso a torna uma das construções mais importantes e de grande representação da cultura islâmica, além de ser um grande marco na arquitetura.

Foto via iStock/ AndresGarciaM

Foto via iStock/ AndresGarciaM

Existem cerca de 900 colunas de pedras dispostas em forma de arcos, todas pintadas de branco e vermelho que dão uma sensação incrível de infinito. Ao lado da Mesquita Catedral fica o palácio fortaleza que servia de residência para Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão, conhecidos como “A Católica e O Católico”.

Foto via iStock/ sorincolac

Foto via iStock/ sorincolac

O local foi construído pelos califas do Córdoba, e reconstruído pelo rei Afonso XI de Castela. Foi nesse mesmo ambiente que Cristóvão Colombo pediu apoio aos Reis Católicos para explorar novas rotas que levavam até as Índias. O mais impressionante na arquitetura são os belíssimos e enormes jardins que circulam o palácio. São diversas flores, pés de laranja e muitas estátuas. Todos os reis que ali governaram têm uma imagem representativa sua.

Foto via iStock/ bennymarty

Foto via iStock/ bennymarty

Sob o Rio Guadalquivir, fica a Puente Romano de Córdoba. Durante 20 séculos, foi a única ponte construída na cidade, passou por diversas reformas até a estrutura principal que data por volta da Idade Média. Entre os nove metros de largura, fica a estátua de San Rafael, construída pelo escultor e pintor Bernabé Gómez del Río.

Foto via iStock/ KavalenkavaVolha

Foto via iStock/ KavalenkavaVolha

Para andar pelas ruas de Córdoba é preciso não ter medo de se perder, principalmente se você estiver na Judería. O bairro judeu, cheio de ruelas estreitas com casinhas pintadas de branco e decoradas com vasos de flores, vai fazer com que você perca a noção do espaço. Aproveite bastante para apreciar o espetáculo que são as Callejas de Las Flores.

Foto via iStock/ clodio

Foto via iStock/ clodio

Córdoba não é conhecida apenas pela fusão cultural, mas também pelos seus pátios coloridos pelas flores. As casas eram construídas ao redor desses pátios, que são todos decorados com diversas flores e outros tipos de plantas.

Foto via iStock/ MarisaMurillo

Foto via iStock/ MarisaMurillo

O negócio é tão sério que, todo ano no mês de maio, acontece a Fiesta de los Patios de Cordoba, onde através de um concurso é escolhido o pátio mais bonito da cidade. Em 2012, a UNESCO declarou a competição como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ kemirada

Comentários