logo

Telefone: (11) 3024-9500

Embarque na maior Maria-Fumaça do Brasil | Qual Viagem Logo

IMG_9481-2

Embarque na maior Maria-Fumaça do Brasil

20 de junho de 2016

O trem turístico de Guararema (SP), mais conhecido como “Velha Senhora”, é a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil. A Maria-Fumaça 353 data de 1927 e foi aposentada há muitas décadas. Depois de um processo de restauração, a locomotiva voltou a tocar o seu apito no fim do ano passado e tornou-se um dos melhores passeios da cidade.

est-ferroviaria-guararema-1024x681

Foto por Divulgação

A viagem liga a Estação Central de Guararema, construída em 1927, à Estação de Luís Carlos, de 1914, no bairro de mesmo nome. Parte da história viva do município, que lembra a era áurea das ferrovias brasileiras, as duas estações foram totalmente restauradas e mantiveram suas características originais.

IMG_9364

Foto por Divulgação

O trecho possui quase sete quilômetros de extensão e o passeio, que dura duas horas e meia, inclui parada para visitação na Vila Luís Carlos. Com todo o projeto do trem turístico, o bairro teve várias de suas construções revitalizadas e a vila em torno da estação tornou-se um centro comercial com arte e gastronomia, além de um espaço histórico. Visitar esse local é um verdadeiro mergulho no passado.

Luis-Carlos-Guararema-2-1024x732

Foto por Divulgação

A Velha Senhora preserva o charme de antigamente e tem todo seu interior revestido de madeira. As saídas acontecem aos finais de semana e feriados nacionais, às 10h e às 15h. O bilhete custa R$ 50,00 por pessoa, valor promocional de inauguração válido para todas as idades até o dia 31 de agosto de 2016. Cada passageiro tem direito a transportar gratuitamente uma criança de até cinco anos no colo.

Além do trem turístico, Guararema oferece outros passeios e atrações turísticas. A apenas 80 km da capital paulista, você pode conhecer a Ilha Grande, o Recanto do Américo, a Casa da Memória, o Pontilhão e o Parque Municipal da Pedra Montada. A dica de hospedagem é o Vale do Sonho Hotel & Eventos, com uma grande área verde e várias opções de lazer.

Mais informações em: tremdeguararema.com.br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários