logo

Telefone: (11) 3024-9500

Em Etretat, na França, descubra as falésias que inspiraram Monet | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Janoka82

Em Etretat, na França, descubra as falésias que inspiraram Monet

8 de março de 2019

A pequena cidade da região norte da Normandia, na França, é um reduto de belos cenários naturais. Etretat, com pouco mais de quatro quilômetros quadrados de área, conta com cerca de 140 quilômetros de falésias de calcário branco. Os paredões formam um dos principais cartões-postais da região e foram eternizados em obras de importantes artistas como Monet e Boudin.

Foto por istock/ Musat

Foto por istock/ Musat

Localizado a cerca de 200 quilômetros de Paris, o vilarejo já é um refúgio dos franceses em busca de belas praias e paisagens exuberantes e vem conquistando cada vez mais visitantes estrangeiros. Isso porque essa região é excelente para uma road trip pelo interior do país. As estradas são boas e os caminhos têm vistas de tirar o fôlego.

Chegando à Etretat, na região conhecida como Côte d’Albâtre, é impossível não se encantar com o charme de sua arquitetura, repleta de casinhas com flores na janela.

Mas a surpresa vem mesmo à beira-mar. A Praia de Galet é a maior da vila e, além de ser um ótimo lugar para tomar sol sobre as pedrinhas brancas, abriga as trilhas que levam até os dois principais pontos da cidade: as falésias d’Aval, à esquerda, e a Amont, à direita.

Foto por Istock/ vidalidali

Foto por Istock/ vidalidali

A primeira é o maior símbolo de Etretat e é conhecida também como tromba de elefante, graças a sua forma. Ao redor do arco, há ainda uma pedra alta e pontuda que completa o cenário. A trilha que leva ao alto da falésia tem um percurso de cerca de 1h30 com diversas paradas e mirantes. Durante o trajeto, vale a pena conhecer ainda o paredão de Mammeporte, que o mais alto do lugar.

Já a segunda falésia tem fácil acesso de carro em uma trilha que começa na charmosa Capela Notre Dame de la Garde.

Foto por Istock/ j-wildman

Foto por Istock/ j-wildman

Para realizar as duas trilhas, é importante consultar a tabua de mares da região, pois o nível de água pode subir rapidamente por ali. Para admirar os principais ângulos dessas maravilhas da natureza, o ideal é separar pelo menos uma tarde e finalizar o passeio observando um belo pôr do sol que colore os arcos e paredões de dourado.

Foto por IStock/ ventdusud

Foto por IStock/ ventdusud

De volta à praia, é possível conhecer os entornos de Etretat em um passeio de barco ou caiaque. Ou ainda curtir uma caminhada tranquila pelo calçadão “decorado” com barcos ancorados e restaurantes à beira-mar. E por falar nisso, vale a pena aproveitar a passagem pela cidade para degustar seus frutos do mar e mariscos frescos.

Foto por Istock/ kruwt

Foto por Istock/ kruwt

Etretat conta ainda com um campo de golfe de mais de cem anos que está entre os mais bonitos do país. Se você gosta ou quer aprender o esporte, é imperdível fazer uma aula com vista para as falésias.

Como chegar

Etretat está localizada a cerca de 200 quilômetros de Paris e tem fácil acesso tanto de carro, quanto de trem.

Onde ficar

Hotel Dormy House

Le Donjon – Domaine Saint Clair

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ Janoka82

Comentários