logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dicas para comprar pacotes de viagens no final do ano | Qual Viagem Logo

A keyboard with a green button - Travel

Dicas para comprar pacotes de viagens no final do ano

27 de novembro de 2015

No final do ano, várias agências oferecem pacotes de viagem em promoção, alguns pacotes chegam custar metade do preço anterior, atraindo um grande número de consumidores. Porém é necessário que se tenha total atenção ao fechar uma compra, devido a grande demanda, podem ocorrer erros por parte das agências e o consumidor acabar não desfrutando daquilo que pagou e tem direito.

Antes de contatar a agência é sempre importante o consumidor ter em mente o destino e o custo da viagem, o essencial é fazer uma pesquisa de preço em cada agência ou mesmo por meio de sites. Compre pacotes com empresas recomendadas por amigos e parentes e sempre verifique se a empresa possui muitas reclamações de outros consumidores.

Guarde sempre o contrato da compra caso seja necessário fazer futuras reclamações, confira sempre os dados do voucher e entre em contato com o hotel para confirmar a reserva. Devido à semana do Black Friday, é importante conferir se as agências estão dando descontos ou “maquiando” os preços, faça uma pesquisa de quanto custava o pacote antes e quando custa na semana de promoção. Caso alguma oferta seja descumprida, o consumidor deve procurar o PROCON e exigir o que pagou ou reparação de danos (Ex: casamentos, aniversários etc.).

Passagens aéreas

Se comprado no Brasil, mesmo que a empresa seja multinacional, deverá valer a lei do nosso país, se a compra foi feita em site de outros países ou em outros países valerá a lei de onde a passagem foi comprada. Caso ocorra algum imprevisto e seja necessário cancelar o voo, o consumidor terá um prazo de 72 horas antes da viagem para contatar a agência, e deverá pagar uma multa de 5% do valor da compra, se a taxa cobrada for maior que 5% será considerada como taxa abusiva. Para a remarcação da viagem o consumidor deverá pagar uma taxa de 10% do valor da passagem, caso seja cobrado um valor maior poderá se negar a pagar.

O consumidor deverá chegar uma hora antes do Check-in, caso chegue atrasado será encaixado em outro voo que tiver vaga. As bagagens deverão ser identificadas para facilitar na hora do desembarque e objetos de valor deverão ser levados como bagagem de mão ou como cargas, tendo que ser feita uma declaração. Se for levar animais, eles deverão estar vacinados em devidos locais para transporte, devera ser consultado o valor do transporte e a quantidade de animais permitida por passageiro.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque via Istock/Zerbor

Comentários