logo

Telefone: (11) 3024-9500

Desvende o realismo mágico colombiano em Bogotá | Qual Viagem Logo

iStock_000066722969_Small

Desvende o realismo mágico colombiano em Bogotá

14 de janeiro de 2016

Fundada em 1538, Bogotá é a capital e também a maior cidade da Colômbia. Com mais de 7 milhões de habitantes em seu núcleo urbano, a cidade nos últimos anos vem ganhando a preferência dos turistas de todo o mundo, que foram atraídos por belas paisagens, infraestruturas, gastronomia e uma cultura muito preciosa. Se você pretende viajar em suas férias, veja abaixo 7 motivos para conhecer Bogotá.

Foto via Flickr Diego F. Garcia P.

Foto via Flickr Diego F. Garcia P.

A cidade possui diversos pontos turísticos, os mais procurados são o jardim botânico José Celestino Mutis que possui cerca de 18 mil plantas em uma área de 19 hectares. O Museo Del Oro, que possui 34 mil peças de ouro e objetos de cultura pré-colombiana. O histórico bairro La Candelária, que fica no centro de Bogotá, possui casas e igrejas com arquiteturas antigas, onde abriga varias universidades, bibliotecas e museus.

Conhecida com a “Atenas sul-americana” pelo importante patrimônio cultural, Bogotá foi declarada pela UNESCO como a Capital Mundial do Livro em 2007 e como a cidade criativa da música em 2012. O destino possui 58 museus, dentre eles o Museo Del Arte Colonial e Museo Botero, mais de 45 teatros como o Teatro Gallejero e o Teatro Jorge Elíecer Gaitán, que são os teatros que possuem o maior público, além de 62 galerias de artes.

Que tal um passeio pelo bairro que é considerado o coração cultural de Bogotá, o La Candelaria? Localizado no centro histórico da capital colombiana, o local conta com uma atividade intelectual forte, que pulsa por todas as suas ruas e vielas, convidando turistas a respirar arte clássica e de vanguarda, saborear uma gastronomia original e adquirir muito conhecimento.

Rodeada por cerca de 50 museus, universidades e excelentes bares e restaurantes, La Candelaria é conhecida por proporcionar um estilo de vida artístico e boêmio para os jovens estudantes que lá residem. O charme do bairro está presente nas casas pintadas com cores brilhantes, construções de arquitetura colonial e republicana, monumentos artísticos e muros grafitados, tudo reunido como numa galeria de arte a céu aberto.

Foto via Flickr Pedro Szekely

Foto via Flickr Pedro Szekely

Por lá, os visitantes podem conhecer o Museu de Oro, a Fundação Botero, um dos maiores pintores do século XX, o Museu Nacional e a praça de toros. A capital também oferece uma diversidade gastronômica, com restaurantes e chefs estrelados, além de locais onde é possível degustar pratos típicos como o Ajiaco Santafereño, sem falar nas famosas arepas.

Especialmente para a criançada que gosta de se divertir, Bogotá possui diversidades quando o assunto é parque de diversões. O parque Maloka é considerado o melhor centro interativo de ciências e tecnologias da América Latina, já o parque Panaca Sabana é o maior parque temático agropecuário do país. O Divercity possui uma diversão baseada em educação e entretenimento e o parque Jaime Duque que fica a 30 minutos de Bogotá, oferece grandes variedades de atrações que combinam com a diversão saudável e a aprendizagem.

Foto por David Mora via Commons Wikimedia

Foto por David Mora via Commons Wikimedia

Bogotá é o ponto turístico ideal de onde se parte para conhecer o Realismo Mágico da Colômbia. A isto contribuem a temperatura moderada de seu clima de altura e suas inumeráveis comodidades. A extensa rede de rodovias do país converge na capital e desde seu aeroporto se pode chegar praticamente a todas as regiões. Em trajetos curtos, por via terrestre, é possível, como ponto turístico interessante, percorrer a savana de Bogotá. Em curtas jornadas, igualmente se pode chegar até Boyacá e Antioquia ao norte, ao vale do Magdalena e a Tolima pelo sudoeste, a Caldas e a Região Cafeeira pelo ocidente ou para Meta pelo oriente. Um plano turístico perfeito para aproveitar mais o passeio.

Compras

Bogotá possui mais de 50 centros de compras com todos os tipos de artigos, a qualidade e a variedade dos produtos fazem da cidade um destino ideal para compras. A cidade possui corredores comerciais em tradicionais ruas e avenidas, centro de compras a céu aberto e outlets ou lojas de fábricas em setores industriais. Os mais tradicionais são o Hecienda  Santa Bárbara, Centro Comercial Calinda,  Unicentro Bogotá e o Centro Comercial Andino.

O que comer

A culinária colombiana tem influências da culinária espanhola, andina, africana, caribenha e crioula. É muito comum a presença de milho, banana, mandioca e abacate em seus pratos. O Ajiaco Santafereño é um dos pratos de destaques. Uma sopa feita com frango, batatas de diferentes variedades, milho e guascas (uma especiaria), que geralmente acrescenta creme e alcaparras e é acompanhado por abacate e creme de frutas. Outro prato tradicional são os Tomales, que é uma massa de pão de milho de carne ou frango, grão de bico, cenoura e temperos, envolto em folhas de bananeira e cozido a vapor.

Onde ficar

Sofitel Bogotá Victoria Regia – sofitel.com/pt-br/hotel-0561-sofitel-bogota-victoria-regia

GHL Hotel Hamilton – ghlhoteles.com/hotel/ghl-hotel-hamilton

NH Collection Royal Andino – nh-collection.com/pt/hotel/nh-collection-bogota-andino-royal

Texto por: Raphaela Cristina Alves e Eliria Buso

Foto por Istock/ leonardo sandon

Comentários