logo

Telefone: (11) 3024-9500

Destinos brasileiros têm natureza abundante | Qual Viagem Logo

carolina-ma-2-foto-adilson-zavarize-053

Destinos brasileiros têm natureza abundante

13 de setembro de 2017

Sair da rotina é essencial. Nada de passar seus tão esperados dias de folga na mesma praia de sempre! A Qual Viagem dá dicas de seis destinos para descobrir pelo Brasil, lugares de belezas incríveis e muito além do que você pode imaginar e a possibilidade se reconectar com a natureza.

 Nossa primeira dica é, o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins. Com paisagens inesquecíveis, tem 34 mil quilômetros quadrados com dunas, lagoas, chapadas, cachoeiras, rios, nascentes e muito mais. E não é só para observar: os mais aventureiros podem praticar rapel, canoagem, rafting ou percorrer as inúmeras trilhas a pé ou de bicicleta. É possível chegar a partir de Palmas, por Ponte Alta, São Félix do Tocantins, Mateiros ou Novo Acordo.

Foto por Istock/ FernandoQuevedo

Foto por Istock/ FernandoQuevedo

 Outro lugar para explorar, na região Norte do Brasi é o Parque Nacional do Monte Roraima. Com 116 mil hectares na fronteira com a Guiana e a Venezuela, tem savanas, rios, cachoeiras e o sétimo ponto mais alto do Brasil, com 2.727 metros de altitude e cerca de 2 bilhões de anos. É um dos lugares mais exóticos do Brasil e um destino completo para quem gosta de trilhas, aventura, natureza exuberante e acampamento!

Foto: prusaczyk via Istock

Foto: prusaczyk via Istock

Já na região nordeste, não são só as praias que encantam. O rio São Francisco continua sendo uma atração imperdível e um dos passeios mais legais é o Cânion do Xingó, entre Sergipe e Alagoas, em que são explorados os recantos mais bonitos do famoso rio São Franccisco em catamarã ou lancha, com direito a parada para nadar e até uma voltinha em barcos menores nas passagens mais estreitas do Velho Chico. Dá para chegar lá a partir de Maceió, percorrendo 276 quilômetros até o município de Piranhas, ou a partir de Aracaju, que fica a 205 quilômetros de Canindé de São Francisco.

Foto por Tom Alves/ Setur Alagoas

Foto por Tom Alves/ Setur Alagoas

O Rio de Janeiro é outro destino que não tem só praias. Piraí fica a menos de 100 quilômetros da capital e é um pequeno tesouro com construções do século 18, reservas naturais e muitos lugares para descansar. Com a natureza muito preservada, tem parques onde se pode observar animais como tatus, capivaras e antas. São apenas 26 mil habitantes nesse delicioso refúgio, ideal para quem busca dias relaxantes.

A região Sul também é ótima para os amantes da natureza. Entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o cânion do Itaimbezinho está no Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde há trilhas para se ter uma visão do cânion, para chegar até sua borda ou até acessar o seu interior. Há guias para acompanhar os turistas e vistas inesquecíveis estão garantidas! O parque fica a 196 quilômetros de Porto Alegre.

Foto por IStock/ mspoli

Foto por IStock/ mspoli

Nossa ultima dica ecológica é o sensacional parque da Chapada das Mesas. Ele engloba vários municípios, mas o que merecem maior destaque é Carolina e Riachão. Cercado por vegetação de Cerrado, o local possui enormes formações de arenito que lembram enormes mesas. Mais de 100 cachoeiras, corredeiras, rios e uma rica fauna e flora. Uma dica é realizar o passeio com a Cia do Cerrado, empresa especializada em receptivo e traslados na região e que oferece o maior cardápio de passeios por ali. A duas cerejas do bolo é a cachoeira do Santuário em Carolina e o Poço Azul em Riachão. Confira!

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque: Adilson Zavarize

Comentários