logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra um mundo subterrâneo em Postojna, na Eslovênia | Qual Viagem Logo

stalagmite and cave

Descubra um mundo subterrâneo em Postojna, na Eslovênia

5 de junho de 2019

Descoberta há mais de 200 anos, a caverna de Postojna é um dos atrativos turísticos mais antigos da Eslovênia. Aberta para visitação de turistas em 1819,  em 1884 foi o primeiro lugar a ter luz elétrica no país, antes mesmo da capital. Hoje, Postojna é o complexo de grutas mais visitado da Europa.

A caverna conta com 24 quilômetros de extensão, mas o visitante poderá conhecer apenas cinco quilômetros em uma viagem que dura 90 minutos. A visita começa com o passeio de trenzinho – que fora instalado em 1872, há quase 150 anos – e vai até metade do caminho, onde o turista prossegue a pé.

Foto via iStock por Panama7

Foto via iStock por Panama7

O cenário completamente natural é constituído por vastos salões subterrâneos, galerias repletas de estalagmites e estalactites que podem chegar até a 16 metros de altura. A mais famosa é a Brilliant, que recebeu esse nome devido a sua cor branca que parece brilhar devido a água corrente que escorre por entre suas frestas.

Além disso, a caverna é lar de animais de espécies surpreendentes, como o Proteus, nome científico da salamandra branquinha, conhecida pelos eslovenos como “bebê dragão”. O mais surpreendente a respeito desse animal é o seu metabolismo lento, que consegue ficar anos sem se alimentar, ideal para a sua sobrevivência em um local com escassez de alimentos. Existe um Vivarium onde alguns animais podem ser vistos em aquários especiais, e ainda há uma exposição de espécies de borboletas.

Foto via iStock por Sergiy1975

Foto via iStock por Sergiy1975

Existe também um ingresso especial que dá acesso ao Castelo de Predjama, localizado a 9 quilômetros da Caverna de Postojna. Predjama entrou para a lista de recordes do Guiness World Records por ser considerado o “maior castelo de cavernas do mundo” e está entre os dez mais fascinantes do mundo. Seu cenário único e romântico faz com que seja um dos locais preferidos dos noivos para fazer os votos matrimoniais.

Foto via iStock por Marina113

Foto via iStock por Marina113

O mais impressionante, além de sua história de mais de 800 anos, é a incrível gruta subterrânea que ocupa quatro andares e é a segunda maior do país. A caverna possui um túnel secreto que leva a um esconderijo, e essa parte pode ser vista como parte do passeio pelo castelo, enquanto outro pedaço faz parte da rota turística de aventura.

Foto via iStock por PytyCzech

Foto via iStock por PytyCzech

O castelo também serviu como locação para documentários, gravações de série e longa-metragens.

Ambas as atrações são passeios que contam com guias turísticos e são adequados para todos os visitantes, incluindo famílias com crianças pequenas e pessoas com dificuldades de locomoção.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por thekopmylife

Comentários