Ícone do site Qual Viagem

Descubra um mundo subterrâneo em Postojna, na Eslovênia

stalagmite and cave

Descoberta há mais de 200 anos, a caverna de Postojna é um dos atrativos turísticos mais antigos da Eslovênia. Aberta para visitação de turistas em 1819,  em 1884 foi o primeiro lugar a ter luz elétrica no país, antes mesmo da capital. Hoje, Postojna é o complexo de grutas mais visitado da Europa.

A caverna conta com 24 quilômetros de extensão, mas o visitante poderá conhecer apenas cinco quilômetros em uma viagem que dura 90 minutos. A visita começa com o passeio de trenzinho – que fora instalado em 1872, há quase 150 anos – e vai até metade do caminho, onde o turista prossegue a pé.

Foto via iStock por Panama7

O cenário completamente natural é constituído por vastos salões subterrâneos, galerias repletas de estalagmites e estalactites que podem chegar até a 16 metros de altura. A mais famosa é a Brilliant, que recebeu esse nome devido a sua cor branca que parece brilhar devido a água corrente que escorre por entre suas frestas.

Além disso, a caverna é lar de animais de espécies surpreendentes, como o Proteus, nome científico da salamandra branquinha, conhecida pelos eslovenos como “bebê dragão”. O mais surpreendente a respeito desse animal é o seu metabolismo lento, que consegue ficar anos sem se alimentar, ideal para a sua sobrevivência em um local com escassez de alimentos. Existe um Vivarium onde alguns animais podem ser vistos em aquários especiais, e ainda há uma exposição de espécies de borboletas.

Foto via iStock por Sergiy1975

Existe também um ingresso especial que dá acesso ao Castelo de Predjama, localizado a 9 quilômetros da Caverna de Postojna. Predjama entrou para a lista de recordes do Guiness World Records por ser considerado o “maior castelo de cavernas do mundo” e está entre os dez mais fascinantes do mundo. Seu cenário único e romântico faz com que seja um dos locais preferidos dos noivos para fazer os votos matrimoniais.

Foto via iStock por Marina113

O mais impressionante, além de sua história de mais de 800 anos, é a incrível gruta subterrânea que ocupa quatro andares e é a segunda maior do país. A caverna possui um túnel secreto que leva a um esconderijo, e essa parte pode ser vista como parte do passeio pelo castelo, enquanto outro pedaço faz parte da rota turística de aventura.

Foto via iStock por PytyCzech

O castelo também serviu como locação para documentários, gravações de série e longa-metragens.

Ambas as atrações são passeios que contam com guias turísticos e são adequados para todos os visitantes, incluindo famílias com crianças pequenas e pessoas com dificuldades de locomoção.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por thekopmylife

Comentários

Sair da versão mobile