logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra os contrastes históricos e culturais de Moscou | Qual Viagem Logo

Festive day of November in the Moscow Kremlin in the early autumn morning

Descubra os contrastes históricos e culturais de Moscou

3 de julho de 2019

Localizada às margens do rio que leva o mesmo nome, Moscou é uma surpreendente metrópole, cheia de atrativos que misturam a arquitetura da antiga União Soviética com a modernidade. A capital da Rússia é uma cidade que possui de tudo um pouco, desde arranha-céus, palácios, monumentos religiosos, lojas de grifes, 500 museus e três Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Comece o passeio pela parte mais famosa e turística, a Praça Vermelha e o Kremlin – a antiga fortaleza que reúne um complexo histórico, cultural e religioso, além da residência oficial do presidente no centro de Moscou.

Foto via iStock por sborisov

Foto via iStock por sborisov

O Kremlin abrange uma área de quase 30 mil hectares e conta com dois museus principais, o Complexo Arquitetônico das Catedrais, onde estão algumas igrejas históricas, e a Câmara das Armas, que reúne acervos raros e objetos dos antigos czares.

A Praça Vermelha é o endereço mais conhecido da cidade, onde se encontra os principais símbolos do passado da Rússia. O Museu Estatal da História é a primeira coisa que o visitante enxerga ao chegar no local. O impressionante prédio de tijolos vermelhos abriga obras-primas das civilizações antigas, bem como pinturas russas e ortodoxas.

Foto via iStock por teddybearpicnic

Foto via iStock por teddybearpicnic

A próxima parada é a Catedral de São Basílio, a mais famosa do país. A arquitetura diferenciada dá a impressão de que a igreja faz parte de um cenário de desenho animado, com suas torres arredondas e coloridas. Construída a mando de Ivan, o Terrível em 1555, o edifício foi uma homenagem a conquista de Canato de Kazan, território dos tártaros que habitavam a antiga União Soviética. Atualmente, a catedral funciona também como um museu, que guarda lindos mosaicos e todas as memórias dos czares.

Foto via iStock por yulenochekk

Foto via iStock por yulenochekk

Outro ponto que não passa despercebido é a Necrópole, local onde se estão os principais nomes da política soviética e russa, como Lênin, Stálin, Górki, Gagárin e John Reed – escritor de “Dez dias que abalaram o mundo”, crônica mais famosa sobre a Revolução Russa.

Foto via iStock por Arthur Lookyanov

Foto via iStock por Arthur Lookyanov

Ainda na Praça Vermelha é possível encontrar a Loja GUM, maior shopping center do país.

Entre as atrações mais inusitadas estão as estações de metrô de Moscou, verdadeiros museus subterrâneos que foram decorados para homenagear personalidades importantes da história do país.

Foto via iStock por Gim42

Foto via iStock por Gim42

Quem visita Moscou não pode deixar de assistir a uma ópera ou um espetáculo de balé no Teatro Bolshoi, a casa de eventos mais famosa do mundo. Por ser um edifício histórico, além das apresentações, o teatro conta com um museu que abriga mais de duzentos mil monumentos e documentários históricos e artísticos significativos, entre eles figurinos e objetos pessoais de artistas, elementos de adereços, fotografias, cartazes, esculturas e esculturas de figuras teatrais, manuscritos, desenhos. Ainda há uma loja de souvenires, onde é possível comprar objetos de peças icônicas, discos e livros com coleções especiais sobre o balé russo.

Foto via iStock por mgallar

Foto via iStock por mgallar

E nada melhor do que terminar o passeio por Moscou nas alturas. O Ostankino TV Tower é o edifício mais alto da cidade, onde fica o deck de vidro para observar as cores deslumbrantes que cercam a capital russa.

Foto via iStock por Evgenii Mitroshin

Foto via iStock por Evgenii Mitroshin

Como chegar

Moscou possui quatro aeroportos, o Zhukovskiy, Vnukovo, Domodedovo e Sheremetyevo. Partindo do Brasil, não há nenhum voo direto para a Rússia, mas algumas companhias como AirFrance, Turkish Airlines, Lufhtansa e Emirates fazem voos com uma ou duas escalas. Ainda há a possibilidade de chegar até a cidade através do Aeroexpress, a linha ferroviária que interliga os aeroportos.

Onde ficar

Four Seasons Hotel Moscow – www.fourseasons.com/ru/moscow
Lotte Hotel Moscow – www.lottehotel.com/moscow
Moscow Marriott Royal Aurora Hotel – www.marriott.com/hotels
InterContinental – www.ihg.com/intercontinental
Peter I – www.hotel-peter1.ru
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por yulenochekk

Comentários