logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra o sítio arqueológico de Chan Chan, no Peru | Qual Viagem Logo

Adobe walls of Chan Chan, outside of Trujillo, Peru.

Descubra o sítio arqueológico de Chan Chan, no Peru

19 de agosto de 2016

A apenas 10 minutos do centro de Trujillo, na costa do Peru, está um dos sítios arqueológicos mais interessantes do mundo. Trata-se de Chan Chan, a maior cidade de barro do continente, preservada desde a época pré-colombiana. Estima-se que o local, que se estende por uma área ampla próxima ao oceano, já abrigou 100 mil pessoas entre os séculos IX e XV.

The ancient ruins of Chan Chan in Peru

Foto por iStock / nok6716

Capital do antigo e poderoso reino Chimú, civilização essa que foi depois conquistada pelos incas, Chan Chan é formada por dez cidadelas de formatos quadriculares, com pirâmides e cercadas por muros. Suas paredes são todas decoradas em alto relevo com figuras de animais e padrões geométricos. Além dos templos religiosos, há ainda canais, cemitérios e vestígios de casas mais simples destinadas ao povo.

Details of the stunning adobe architecture in Chan Chan in Trujillo, Peru

Foto por iStock / DC_Colombia

As ruínas dessas pequenas cidades planejadas demonstram que a civilização de Chan Chan atingiu um alto nível de desenvolvimento, com política e camadas sociais. Desde 1986, o sítio arqueológico é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Com as consequências do El Niño e com o material das construções suscetível a erosões com o tempo, Chan Chan também está na lista de patrimônios em perigo.

Remains of the historic city of Chan Chan near Trujillo in Peru. The city was the capital of the Chimu Kingdom which reached its apogee in the 15th Century. It is a UNESCO World Heritage Site.

Foto por iStock / Jeremy Richards

Apesar de estar ao lado do Pacífico, a região é seca, além de quente e ensolarada. Na língua nativa, o nome do local significa “sol-sol”. Em seu auge, Chan Chan chegou a atingir uma área de 20 mil km². Quem se interessar pela história do local, pode visitar o Museu do Sítio Chan Chan, logo ao lado das ruínas. Há também tours guiados que saem de Trujillo.

Mais informações em: peru.travel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / David Rock

Comentários