logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra a gastronomia de Santiago, no Chile | Qual Viagem Logo

iStock_000044531304_Small

Descubra a gastronomia de Santiago, no Chile

1 de abril de 2016

Santiago reserva boas surpresas para quem busca variedade e qualidade na gastronomia, especialmente para turistas que apreciam pratos elaborados com frutos do mar. Bairros como El Golf e Bellavista oferecem opções para todos os gostos e bolsos – além de frutos do mar, é fácil achar boas churrascarias, restaurantes italianos, japoneses, peruanos e espanhóis, pizzarias, hamburguerias e, claro, a cozinha típica chilena, entre tantas outras opções.

O Mercado Central de Santiago é uma ótima atração para quem busca experiências gastronômicas originais. Com bela arquitetura, o local é repleto de barracas que vendem uma variedade de frutos do mar, incluindo produtos como almeja (um tipo de vôngole), loco (molusco encontrado no Chile e no Peru), picoroco (crustáceo), choro (mexilhão) e erizo (ouriço do mar), entre muitos outros itens exóticos para o paladar brasileiro. No Mercado Central também existem dezenas de restaurantes especializados em peixes e frutos do mar – como o Donde Augusto (o maior deles) e o El Galeon. A maioria deles tem em suas paredes camisas e bandeiras de futebol, e muitos clubes brasileiros estão ali representados. É uma ótima dica para um almoço saboroso e divertido. Para comer, delícias como caranguejos-gigantes e uma diversidade de peixes diferentes.

Para quem busca uma experiência bem chilena na hora da refeição, uma dica é visitar o restaurante tradicional Bali Hai, um lugar elegante que serve comida chilena e também pratos da cozinha internacional. Além de bonito e agradável, o local apresenta uma série de shows de dança e música típicos do Chile. Outra casa diferenciada e agradável é o restaurante Giratório, instalado no 18º andar de um prédio localizado no bairro de Providencia. O charme do local, claro, é que ele gira 360 graus em uma hora, o que significa que o público pode desfrutar de uma vista diferente ao longo do seu almoço ou jantar. É outro lugar sempre lotado, principalmente pelos turistas.

O bairro boêmio Bellavista concentra uma grande quantidade de restaurantes, muitos com mesas agradáveis na calçada, bares e baladas. No coração do bairro, uma atração é o Pátio Bellavista, um complexo elegante, ao ar livre, com mais de 90 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, pubs, lojas, cafés e sorveterias. O local se destaca pela arquitetura moderna, pelos restaurantes bem decorados, pela variedade da sua cozinha (ali são servidos pratos de diversas partes do mundo) e pela boa música ao vivo. Um exemplo é o restaurante Backstage Life, extremamente charmoso, que se destaca pela música de qualidade ao vivo e pela cozinha internacional. No seu cardápio, delícias como pizzas, massas sofisticadas, carnes, sushis e comida típica chilena – além de uma variedade em torno de 150 tipos de cervejas.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Um dos restaurantes mais famosos da cidade, instalado no bairro Bellavista, chama-se Como Água Para Chocolate. É uma casa muito bonita e moderna, com um estilo todo sensual. Logo na entrada, o cliente vai encontrar como parte da decoração uma cama antiga com cadeiras ao redor – remetendo a uma cena do filme mexicano, de 1992, que leva o mesmo nome. O ambiente todo é romântico. E o seu cardápio traz uma variedade de pratos com carnes, peixes e massas com um tempero afrodisíaco. Dispensar suas sobremesas é considerado pelos garçons “um pecado”.

Outra casa que impressiona é o Astrid y Gaston, também na região do bairro Bellavista. Tendo como base a culinária peruana, muito comum no país, este restaurante serve desde clássicos como ceviche até pratos mais sofisticados, como ravióli de ouriço-do-mar no atum com batata doce. Sua carta de vinhos tem mais de 250 opções do mundo todo. Entre tantas opções, outros restaurantes tradicionais na cidade que merecem uma visita são: Ocean Pacif (sofisticado e especializado em frutos do mar), El Aji Seco (cozinha peruana) e Los Abodes de Argomedo (culinária e cultura típica do Chile num ambiente rústico e acolhedor no centro de Santiago). Os consultores da Brasil-Chile estão à disposição para fornecer todas as informações sobre estas e outras casas e ajudar os turistas a fazer as reservas antecipadamente.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Jeremy Richards

Comentários