logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra as atrações de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ LucVi

Descubra as atrações de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco

6 de setembro de 2017

Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, é um dos melhores locais do Nordeste para a prática de mergulhos. Isso porque a visibilidade pode chegar a 20 metros e no período de outubro a fevereiro é a melhor época do ano para a prática da atividade nas águas limpas e quentinhas do destino.

Se você é iniciante, pode realizar batismos com instrutor em profundidades de 5 a 8 metros e, se é experiente, pode fazer descidas de até 25 metros nas Carapitangas, a 40 minutos do Pontal de Carneiros, observando corais e variedade de fauna marinha, perto das Carapitangas encontramos o naufrágio Aiuia.

Foto por tamandare.pe.gov.br

Foto por tamandare.pe.gov.br

Outro destaque são as piscinas naturais, que se encontram perto da praia, a aproximadamente a 500 metros dela, e são perfeitas para praticar mergulho livre.

 

A região também se destaca por outros atrativos como:

MARINAS

Se você gosta de navegar, na baía de Tamandaré, entre o Pontal do Lira e a Boca da Barra, encontram-se 7 marinas para embarcações de médio porte. Alí a profundidade chega até 8 metros.

CASA DO ARTESÃO

É impossível não levar pelo menos uma peça feita à mão da Casa do Artesão. As peças são feitas com matéria prima proveniente do cipó e do coco. O turista também econtra uma infinidade de doces caseiros e frutas nativas.

MORRO DO OITIZEIRO

É imperdível observar o extenso coqueiral e as maravilhosas cores das águas de Tamandaré a partir do Morro do Oitizeiro, desde o ponto mais alto da cidade. O Morro do Oitizeiro foi utilizado na segunda guerra mundial como ponto de observação para prevenir o ataque das forças inimigas durante a noite. Uma imagem de São Pedro foi colocada no local.

IGREJA DE SÃO PEDRO

Visitar a Igreja de São Pedro, uma construção de arquitetura Barroca, onde destacam-se seu coro e no altar imagem de São Pedro também é parada obrigatória. A igreja tem três janelas, uma escada que nasce nas areias da praia de Campas, uma grande cruz de madeira na frente, uma torre sineira e no interior, as portas almofadadas. A entrada pela praia é possível só na maré baixa, quando realizam-se algumas missas aos domingos.

IGREJA DE SÃO JOSÉ DE BOTAS

A Igreja de São José localiza-se perto da praia de Tamandaré, foi construída no século XIX, possui estilo barroco e ainda conserva no centro da parte superior da fachada um brasão que representa um serrote, um cajado, um compasso, e uma régua.

CACHOEIRA DO BULHA D’ÁGUA

A Cachoeira do Bulha D’água, tem aproximadamente 10 metros de altura, é muito visitada pelos turistas. São três quedas fortes de águas frias e límpidas com temperaturas de até 15 graus no máximo que já foram uma fonte de água mineral.

Foto por tamandare.pe.gov.br

Foto por tamandare.pe.gov.br

Também chamada como Bica de Tamandaré, a queda d’água está localizada as margens da PE 76, nos limites da Reserva Biológica de Saltinho.

PRAIA DOS CARNEIROS

Passar um dia na praia dos Carneiros é um passeio mais que recomendável. É a praia ideal para se relaxar em contato direto com a natureza. Vegetação quase selvagem, é uma praia preservada contornada por um extenso coqueiral e um paredão de 1 Km de extensão de recifes de corais. Em sua praia misturam-se as águas doces do estuário do rio Formoso com as águas salgadas e claras do mar gerando interessantes cores. A Praia dos Carneiros fica a 5 km do centro de Tamandaré, tem bons restaurantes e ótimos meios de hospedagem. A praia é considerada uma das praias mais charmosas do Brasil.

Foto por Istock/ LucVi

Foto por Istock/ LucVi

ILHA DE SANTO ALEIXO

A Ilha de Santo Aleixo está localizada no litoral sul do estado de Pernambuco. O passeio de barco até a ilha é outra das atividades interessantes para realizar em Tamandaré. De origem vulcânica, a Ilha de Santo Aleixo está composta de pedras e muita vegetação, na maré baixa formam-se charmosas piscinas naturais. É um local ideal para os amantes do mergulho.

FORTE DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Um dos passeios terrestres a fazer em Tamandaré é até o Forte de Santo Inácio de Loyola, Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco. Conhecido como o Forte de Tamandaré, foi construído para proteger porto dos ataques holandeses. Fica as margens da Praia Boca da Barra, a seu lado se encontra o Farol de Tamandaré. O Forte foi construído a finais do século XIIX e é parte da história de Pernambuco, foi utilizado também como prisão temporária na Guerra dos Cabanos no século XIX.

APA DE GUADALUPE

No APA de Guadalupe encontramos vegetação correspondente a ecossistemas atlânticos integrados por floresta da mata atlântica, restinga, manguezal, ambientes marinhos, praias e dunas. Podem-se agendar visitas grupais para fazer trilhas ecológicas pelo Centro de Visitação da APA de Guadalupe.

ILHA DO COQUEIRO SOLITÁRIO

A ilha do Coqueiro Solitário, na praia do Porto, município de Barreiros, é outro dos passeios de barco e catamarã que podemos fazer desde Tamandaré. Seu nome é dado porque na sua paisagem só podemos observar um coqueiro, o único no local. Seu acesso é possível só com a maré baixa. É bom levar alguma bebida já que por muitos quilômetros não há nenhum comércio. É uma ilha quase deserta.

RIO ARIQUINDÁ

O Rio Ariquindá é o rio com o menor índice de poluição de Pernambuco. É o ponto inicial do Centro Turístico Guadalupe. Pode se navegar em pequenos botes, conta aproximadamente com 6 metros de profundidade e 70 metros e largura. Em todas as suas margens encontramos vegetação de mangue. Do canto direito encontramos a praia dos Carneiros e do esquerdo o mirante no município de Rio Formoso. Ao norte pode-se observar a Praia de Guadalupe.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por IStock/ LucVi

Comentários