logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra Alagoas a partir de Maceió | Qual Viagem Logo

118

Descubra Alagoas a partir de Maceió

12 de maio de 2014

Basta uma semana para poder “cortar” o litoral alagoano de norte a sul e descobrir lindos cenários e uma capital rica em cultura e sabores.

HOTÉIS
125

Maceió pode ser um destino perfeito para descanso.
A capital alagoana dispõe de uma eficiente estrutura hoteleira, com bastante conforto. As opções vão desde confortáveis e bem localizadas pousadas até luxuosos hotéis 5 estrelas. E tudo isso perto dos melhores pontos turísticos da cidade. Dentre as sugestões de hospedagem estão: Maceió Atlantic Suítes, Matsubara, Radison e Ponta Verde, entre as melhores opções.

 

 

Lagoas
O encanto de Maceió não está apenas em suas águas salgadas. Passando pelo litoral sul encontramos a lagoa Mundaú, uma das mais importantes do país que, junto à lagoa Manguaba, forma um complexo lagunar de incomparável beleza. Nas duas lagoas é possível fazer o passeio das 9 ilhas, navegando entre manguezais e pequenas ilhas. No final da tarde, o melhor está em aproveitar o por do sol e curtir o clima de romance no Pontal.

LITORAIS SUL E NORTE
123Passear pelo litoral sul de Alagoas é se deslumbrar com as lindíssimas lagoas. Em menos de 40 quilômetros da capital chega-se à Praia do Francês e, rodando mais 10 quilômetros, à Barra de São Miguel. São praias incríveis, com piscinas naturais, área de surf e outros esportes náuticos. Um vasto coqueiral compõe a paisagem dos bares, hotéis e restaurantes da região. Quem preferir dar mais uma esticada, chega à Piaçabuçu no litoral extremo sul de Alagoas, à Foz do Rio São Francisco, e à cidade histórica de Penedo, que divide os estados de Alagoas e Sergipe. Se for rumo ao norte, terá boas surpresas visitando Guaxuma, Graça Torta e Riacho Doce. São menos de 20 quilômetros da capital. A paisagem de coqueirais, rios e manguezais inspira a tranquilidade e a contemplação. Nesse trecho, há alguns bares e charmosas pousadas pé-na-areia. No litoral norte a famosa Barra de Santo Antônio (Ilha da Crôa) está a 41 Km. Os banhos de rio ou de mar são os grandes atrativos, e ainda bares rústicos, com acesso através de carro ou de barco. Em Maragogi há algumas das mais belas praias do País, com águas calmas e cristalinas, e uma excelente estrutura hoteleira. O passeio de barco, as galés e as piscinas naturais (a 6 Km da costa) são imperdíveis. Tudo isso a 136 Km de Maceió.

Praias
124As praias urbanas de Maceió são sempre bem frequentadas, com bares e barracas na orla com música ao vivo. O calçadão, como é carinhosamente chamada a orla de Maceió, é o casamento perfeito entre a praia e a cidade, e já virou um ponto de encontro entre pessoas de todas as idades. A tapioca é um quitute especial e tem diversos pontos de comercialização na orla com mais de 30 sabores diferentes. As praias urbanas de Maceió são consideradas as mais lindas entre as capitais do nordeste.;

 

Cultura Popular

122O Folclore é outro grande orgulho dos alagoanos. Alagoas é o estado com maior diversidade em folguedos do Brasil. São 29 folguedos e danças que revelam as contribuições de europeus, africanos e de matriz indígena, resultando em novas formas de expressão religiosa e profana que enriquecem ainda mais a cultura alagoana. Dentre os destaques, os folguedos carnavalescos, os grupos de reisado, maracatu, bumba-meu-boi, e o pastoril, o mais conhecido e difundido folguedo do ciclo natalino em Alagoas.

 

 

CULINÁRIA
121O Folclore é outro grande orgulho dos alagoanos. Alagoas é o estado com maior diversidade em folguedos do Brasil. São 29 folguedos e danças que revelam as contribuições de europeus, africanos e de matriz indígena, resultando em novas formas de expressão religiosa e profana que enriquecem ainda mais a cultura alagoana. Dentre os destaques, os folguedos carnavalescos, os grupos de reisado, maracatu, bumba-meu-boi, e o pastoril, o mais conhecido e difundido folguedo do ciclo natalino em Alagoas. Maceió possui uma gastronomia diversa: da cultura indígena veio a tapioca e outras iguarias do milho e da mandioca, e do mar os tradicionais pratos que deixam qualquer um com água na boca. Comidas típicas do sertão, churrascarias, restaurantes italianos, franceses, portugueses e até peruanos fazem a fama gastronômica da capital alagoana.

JARAGUÁ
120Não dá para visitar Maceió sem conhecer o histórico bairro de Jaraguá. Antigo reduto da boemia, o Jaraguá hoje é a grande referência comercial da cidade. A noite do Jaraguá ganhou um toque especial através de uma revitalização. Os velhos armazéns e sobrados receberam cores e se transformaram em bares, boates, casas de shows e restaurantes, deslumbrando os visitantes com a riqueza arquitetônica de seus prédios e casarões. Há museus interessantes e é lá também onde fica o Centro de Convenções “Dra. Rute Cardoso”, que sedia eventos, shows e mostras culturais.

 

 

ARTESANATO
119A beleza de Alagoas não se resume ao litoral. Todo o artesanato alagoano pode ser encontrado em Maceió e representa uma cultura rica e tradicional que já conquistou admiradores não só no Brasil, mas em várias partes do mundo, como é o caso dos bordados e da tecelagem alagoana, expressos nas técnicas do labirinto, do bilro, e o filé, este genuinamente alagoano. A arte em argila e em palha, heranças indígenas, trazem peças decorativas e utensílios domésticos. Já os artesãos da madeira transformam troncos de coqueiros e jaqueiras em esculturas religiosas e nas famosas carrancas do Rio São Francisco.

Endereços:
Núcleo Artesanal do Pontal da Barra Às margens da Lagoa Mundaú. Aberto diariamente das 8h às 18h30 Cheiro da Terra Av. Álvaro Otacílio, 2500, Jatiúca. Aberto diariamente das 10h às 22h.
Feirinha de Artesanato da Pajuçara Av. Dr. Antônio Gouveia, Pajuçara. Aberto diariamente das 10h às 22h.

Comentários