logo

Telefone: (11) 3024-9500

De trem pelo Canadá: viagens inesquecíveis | Qual Viagem Logo

trem-canada-1

De trem pelo Canadá: viagens inesquecíveis

12 de julho de 2017

Descubra alguns dos melhores serviços e rotas para conhecer o país sobre trilhos

Com dimensões continentais, o Canadá exibe uma variedade de paisagens naturais de tirar o fôlego. Nenhum outro meio de transporte te dá a oportunidade de conhecer esses cenários tão bem quanto o trem. Felizmente, o país possui uma extensa e eficiente rede de trilhos que conecta seus principais destinos turísticos.

Por todo o território, a VIA Rail Canada, serviço nacional ferroviário, opera mais de 500 trens por semana em 12.500 km de trilhos e dezenas de rotas. Seu trem mais icônico é sem dúvida o The Canadian, que faz a rota Toronto-Vancouver e funciona durante o ano inteiro. A viagem pode ser comprada integralmente ou em trechos, inclusive com paradas no Parque Nacional de Jasper. Esse transcontinental é um verdadeiro cruzeiro em terra: atravessa cinco províncias e quase 4.500 km. Ao longo dos quatro dias de viagem você contemplará vistas deslumbrantes, como lagos, florestas, pradarias e montanhas.

Estar a bordo do The Canadian é mais que uma viagem – é uma experiência. Os passageiros podem se desconectar do mundo e ainda passam por caminhos que nem os carros têm acesso. Tudo isso sem deixar de lado um serviço impecável, que inclui refeições de alta qualidade, assentos confortáveis e vagões panorâmicos. Há também três classes disponíveis: Econômica, Sleeper Plus e Prestige. A segunda conta com benefícios e diferentes tipos de acomodações, como cabines para uma, duas, três ou quatro pessoas. Já a Prestige é uma categoria de luxo, onde os passageiros viajam em cabines espaçosas e elegantes com cama de casal, banheiro privativo e monitor flat screen. Entre os serviços disponibilizados para clientes Prestige estão refeições e bebidas inclusas e atendimento exclusivo de um concierge.

trem-canada-4

Para viagens entre as províncias de Ontário e Québec (onde estão alguns dos destinos preferidos dos turistas, como Toronto, Montreal, a capital Ottawa e as Cataratas do Niágara), opte pelas rotas do Corredor, também operadas pela VIA Rail. Nesses trajetos, ir de trem é mais confortável do que de avião ou de carro, já que o passageiro consegue evitar o trânsito até o aeroporto. Além disso, vai diretamente de um centro da cidade ao outro.

O Corredor também é um transporte para viagens curtas do dia-a-dia dos canadenses. Por isso, oferece várias opções de partida, mais flexibilidade, preços acessíveis, Wi-Fi gratuito e tomadas em todos os assentos. Escolha entre a Classe Econômica e a Classe Executiva, ambas com muito conforto e espaço. Quem viaja de Executiva tem ainda benefícios, como embarque prioritário e refeição e bebidas inclusas. Como fica por conta de cada passageiro carregar a própria bagagem, a dica é viajar com malas menos pesadas.

A VIA Rail tem ainda uma série de outras experiências sobre trilhos, como o trem The Ocean, que liga Montreal a Halifax, cidade localizada no litoral da Nova Escócia. É a melhor maneira de conhecer a costa leste do Canadá.

Já a companhia de trens Rocky Mountaineer oferece quatro rotas pelas províncias do oeste do país, atravessando as imponentes Montanhas Rochosas, uma das principais cordilheiras do continente. A garantia é ver pela janela do trem algumas das mais impressionantes paisagens canadenses. Como essas rotas cruzam regiões mais frias, elas não funcionam nos meses de inverno.

De renome internacional, a Rocky Mountaineer é a maior companhia ferroviária privada de luxo do mundo. As viagens acontecem apenas durante o período diurno. Dentro de cada trem, há todo o tipo de comodidade – refeições gourmet, bebidas e snacks inclusos, janelas amplas, assentos reclináveis e serviço de primeira qualidade. Tudo isso vale para as duas classes disponíveis: GoldLeaf e SilverLeaf.

trem-canada-2

Todas as rotas têm como ponto de partida ou chegada a cidade de Vancouver. Na outra ponta da viagem, o que aguarda os passageiros é um incrível parque nacional, que pode ser ou Banff ou Jasper – dependendo da jornada escolhida. Ambos ficam em plenas Rochosas Canadenses e oferecem paisagens de encher os olhos, com lagos e bosques entre montanhas com picos nevados.

Com a Rocky Mountaineer, o turista desce na estação de Banff ou Jasper e pode conhecer mais a fundo um desses parques. Há ainda rotas que levam à cidade de Whistler, famoso resort de esqui. É também possível optar por pacotes que oferecem jornadas circulares, ao combinar dois ou mais trajetos.

Viajar para o Canadá tem inúmeras vantagens. Vale lembrar que o dólar canadense é mais barato que o euro e o dólar americano. Além disso, recentemente o país facilitou a entrada de turistas brasileiros através da Autorização Eletrônica de Viagem, que pode substituir o visto em alguns casos.

Informações

Consulte viagens e pacotes da VIA Rail em: viatremcanada.com.br

Para Rocky Mountaineer, consulte as operadoras disponíveis no mesmo site ou acesse: rockymountaineer.com

Solicite a Autorização Eletrônica de Viagem para o Canadá em: cic.gc.ca/english/visit/eta-start-br.asp

Fotos por: Divulgação

Comentários