logo

Telefone: (11) 3024-9500

De Norte a Sul do Brasil, gastronomia é atração para turistas | Qual Viagem Logo

4694229144_ac4fe4b63c_b

De Norte a Sul do Brasil, gastronomia é atração para turistas

15 de janeiro de 2016

Uma das melhores maneiras de conhecer a cultura local durante uma viagem é através da comida. Não é à toa que os guias de viagem dão um destaque todo especial aos pratos típicos e aos melhores estabelecimentos gastronômicos. Cada ingrediente de cada prato revela a história de um lugar e de seu povo.

E quando se trata de gastronomia, o Brasil tem muito a oferecer. Cada canto do país recebeu influências de diversos povos: africanos, asiáticos, europeus, povos indígenas. Toda essa mistura criou uma culinária única e muito rica. Provar as delícias brasileiras é mais um ótimo motivo para viajar cada vez mais pelo nosso país.

A culinária da região Norte destaca-se por usar muitos produtos locais. Peixes como o tambaqui, o tucunaré e o pirarucu fazem sucesso entre moradores e turistas. Outra iguaria amazônica é o tacacá, um caldo temperado feito com tucupi (líquido extraído da raiz da mandioca brava), goma de tapioca, camarão seco e folhas de jambu (aquelas que adormecem a boca). Um dos lugares favoritos para pedir um bom tacacá em Manaus é na barraca Tacacá da Gisela, ao lado do Teatro Amazonas.

Foto via Flickr J.Gil

Foto via Flickr J.Gil

Pelas ruas de Belém, é fácil de encontrar algum lugar que sirva o famoso vatapá paraense. Um creme grosso feito com leite de coco, camarões secos, azeite de dendê, farinha e muito tempero. Essa é uma versão da receita original, que veio da Bahia. Em Salvador, além do vatapá, é impossível não provar a moqueca e um acarajé daqueles bem tradicionais, vendidos no bairro do Rio Vermelho.

Aracaju tem alguns dos melhores restaurantes que preparam a tradicional carne de sol, como o Potyguar e o Carne de Sol do Ramiro. Geralmente, a carne é grelhada ou frita na manteiga de garrafa e acompanhada de macaxeira ou pirão.

Já no Pantanal sul mato-grossense, pratos com peixes da região, como o pacu e o pintado, são especialidades de muitos restaurantes. Alguns deles são o Restaurante Ceará, em Corumbá, e o Casarão, em Aquidauana. Para aqueles que preferem comidas mais exóticas, alguns estabelecimentos servem carne de jacaré e caldo de piranha.

A culinária mineira é uma das mais queridas do país. Quem é que não gosta de um pão de queijo quentinho ou de um doce de leite tradicional da fazenda? Mas a culinária mineira vai muito além disso. Um dos maiores destaques de gastronomia no estado é a cidade de Tiradentes. Todo ano, a cidade recebe o Festival Cultura e Gastronomia, que atrai milhares de turistas de todo o país.

A capital paulista também é muito conhecida por sua gastronomia. Opções não faltam: são mais de 15 mil restaurantes na cidade (dados da SPTuris, 2014). As tradicionais cantinas italianas do bairro do Bixiga e os diversos restaurantes japoneses do bairro da Liberdade são roteiro obrigatório dos turistas em São Paulo.

No interior do estado fica a turística cidade de Campos do Jordão. Além do famoso fondue e dos deliciosos chocolates artesanais, outro prato típico é a truta. O clima frio da cidade, localizada na Serra da Mantiqueira, permite que o peixe seja reproduzido em propriedades locais. As cidades serranas do Rio de Janeiro, como Friburgo e Petrópolis, também oferecem saborosas trutas.

Foto via Flickr GOVBA

Foto via Flickr GOVBA

Já na capital fluminense, nada é mais tradicional do que um bom prato de feijoada, servido com arroz, torresmo, laranja e couve. A feijoada tem espaço assegurado em cardápios por toda a cidade, como os dos barzinhos do bairro de Santa Teresa.

Em Florianópolis, a Lagoa da Conceição é um ponto badalado da cidade, repleto de restaurantes. Casas como O Barba Negra e Lagoa Azul tem como especialidade peixes e frutos do mar. Na cidade de Laguna, também no litoral de Santa Catarina, é possível encontrar deliciosos pratos, como o abundante coquetel de camarão do restaurante Arrastão.

775px-05644_gebratenes_Eisbein_mit_Bier_in_Sanok,_2011 Silar Brasil

Foto por Silar via Commons Wikimedia

As influências alemãs no sul do Brasil são especialmente fortes em algumas cidades catarinenses, como Pomerode e Blumenau. A culinária local é um dos maiores atrativos para turistas que visitam a região. Entre os pratos mais populares estão o Eisbein (joelho de porco temperado), o Bockwurst (salsichão frito ou cozido), o marreco recheado com repolho roxo e o Apfelstrudel (um espécie de torta de maçã).

Essa culinária é um dos destaques da Festa Pomerana, que acontece anualmente em Pomerode e reúne, além de muita comida, músicas, desfiles e muito chope. Outra festa bem popular é a Oktoberfest, em Blumenau, conhecida como a maior festa alemã da América do Sul e, é claro, a maior festa nacional do chope.

O churrasco mais famoso do Brasil, o gaúcho, é servido por todo o estado do Rio Grande do Sul. Em cidades que atraem muitos turistas, como Canela e Gramado, é possível encontrar, além de ótimas churrascarias, os famosos cafés coloniais que servem pratos típicos e restaurantes especializados em carnes nobres. Outro destaque fica por conta dos deliciosos chocolates caseiros.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque via Flickr Wagner Fontoura

Comentários