logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dark Sky Reserves: os melhores lugares da Grã-Bretanha para observar o céu noturno | Qual Viagem Logo

Midnight on the longest day of the year (almost). St Hubert’s Church, Idsworth, South Downs National Park.

Dark Sky Reserves: os melhores lugares da Grã-Bretanha para observar o céu noturno

23 de outubro de 2020

Alguns lugares da Grã-Bretanha proporcionam experiências ao ar livre incomparáveis, desde a observação de veados em uma paisagem de tons avermelhados e dourados característicos do outono, a vistas inspiradoras do céu aberto sem a interferência de luz artificial. Das 13 reservas internacionais de Dark Sky do mundo, nomeadas pela qualidade excepcional de seus ambientes noturnos, quatro estão localizadas na Grã-Bretanha.

O Parque Nacional de Exmoor foi a primeira região da Europa a receber o prêmio, tendo recebido o status de Reserva Internacional Dark Sky em 2011. Desde então, os Parques Nacionais de Brecon Beacons, Snowdonia e de South Downs logo foram reconhecidos. Mas não é apenas pela observação das estrelas que essas regiões são famosas – esses espaços permitem que os visitantes tenham um contato mais íntimo com a natureza e vivenciem a magia de estar ao ar livre de diversas maneiras diferentes.

Os visitantes podem ficar surpresos com os diversos tons de cores característicos do outono, ao passo em que observam as árvores perderem suas folhas durante o dia, além de aproveitar a incrível astrologia quando o sol se põe. Isso acontece especialmente durante os vários festivais de Dark Skies, que celebram os céus noturnos sem a interferência de luz artificial e a beleza da vida selvagem encontrada nos parques nacionais da Grã-Bretanha.

Festival de Dark Skies de Exmoor

O Festival Anual de Dark Skies em Exmoor começa em meados de outubro, com uma variedade de passeios, atividades e eventos para a observação das estrelas para pessoas de todas as idades. Os visitantes podem explorar a ampla extensão das charnecas, bosques e vales ao redor, enquanto procuram por roedores entre as barreiras de arbustos e ouvem os rugidos de veados selvagens ao fundo. O outono sinaliza a época fértil para o rebanho de veados vermelhos do parque, além de ser a época onde os salmões do Atlântico retornam ao local de desova.

Vários locais em Exmoor permitem que os visitantes observem milhares de estrelas a olho nu em uma noite clara. As áreas mais conhecidas ficam em torno de Holdstone Hill, onde urzes roxas e samambaias coloridas deixam a vista durante o outono ainda mais espetacular, e Haddon Hill, que tem vista para as margens do Lago Wimblebal. Outros locais com vistas excepcionais incluem Webber’s Post, em Somerset, e a área ao redor de Brendon Two Gates.

Os visitantes podem embarcar em um Land Rover ao anoitecer para descobrir as paisagens e sons mágicos do Parque Nacional durante o festival, assim como mitos e lendas da região. Passeios para a observação das estrelas e sessões educacionais são algumas das outras atividades que estarão disponíveis, juntamente com caminhadas guiadas de guardas florestais e apresentações sobre astronomia. Aqueles que desejam aprender mais sobre os magníficos arredores e sobre o céu podem participar de vários eventos virtuais e palestras ou visitar algumas das fazendas da região para observação das estrelas e ainda provar as delícias da colheita local.

Festivais Dark Skies que estão por vir

O Festival Dark Skies de North York Moors e Yorkshire Dales está agendado para 12 a 28 de fevereiro de 2021, com um foco distinto na natureza à noite. Um roteiro repleto de eventos está definido para proporcionar um vislumbre da vida dos animais norturnos da região, enquanto também exploram como o céu escuro da região os afeta diretamente. As comemorações em 2020 tiveram ambos os Parques Nacionais apresentando suas maiores programações desde o evento inaugural em 2016. Com eventos já definidos para 2021, no tempo certo a programação será revelada.

North York Moors também sediará seu primeiro Festival de Dark Skies, que vai de 23 de outubro a 1º de novembro de 2020, fornecendo mais uma oportunidade de apreciar as estrelas nos céus escuros do parque. Os visitantes podem aproveitar as paisagens impressionantes de North York Moors, relaxar em uma variedade de cidades e vilarejos pitorescos, além de admirar as paisagens marinhas. Desfrute da paisagem outonal a bordo do trem de North York Moors, uma linha histórica que cruza as charnecas, ou aventure-se na Reserva Natural de Ashberry para ter um vislumbre dos rebanhos de veados selvagens que caminham pela antiga floresta.

Foto por ©Dan Oakley SDNPA / VisitBritain

Foto por ©Dan Oakley SDNPA / VisitBritain

Outro Festival Dark Skies também acontece em South Downs sempre em fevereiro – os detalhes sobre o evento estão programados para serem anunciados no final de 2020. Com uma programação cheia de palestras, sessões de observação e atividades para toda a família, os visitantes também podem passear pelo Castelo de Arundel e explorar o maior e mais seco vale da Grã-Bretanha, em Devil’s Dyke, dentro dos arredores deslumbrantes do mais novo Parque Nacional da Grã-Bretanha.

Outros locais para observar as estrelas

Além das quarto reservas Dark Sky, a Grã-Bretanha também possui vários parques Dark Sky internacionais. Um exemplo é o Parque Elan Valley International Dark Sky com 182 km² no País de Gales, aproximadamente entre as reservas internacionais Dark Sky da Snowdonia e de Brecon Beacons.

A Escócia também abriga mais dois Parques Dark Sky – o Parque de Galloway Forest e a área de Tomintoul e Glenlivet, em Cairngorms. Com seus lagos cintilantes e vales arborizados, Galloway é uma mistura de cores espetaculares no outono, enquanto Cairngorms é o Parque Dark Sky que fica localizado mais ao norte. Ambos fornecem aos astrônomos a oportunidade de ficar em harmonia com a natureza, enquanto apreciam as maravilhas do céu noturno.

O Parque Aquático e Florestal de Northumberland e Kielder também oferece uma ampla oportunidade para observar as estrelas, bem como observar as águias que vivem na região. Ao lado deste Parque Internacional Dark Sky, também existem mais de 150 locais na lista do Dark Sky Dicovery em toda a Grã-Bretanha para se explorar.

Mais informações em: visitbritain.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: ©Dan Oakley / SDNPA / VisitBritain

Comentários