logo

Telefone: (11) 3024-9500

Da neve às águas termais: conheça o centro de esqui Nevados de Chillán | Qual Viagem Logo

_m8a0321

Da neve às águas termais: conheça o centro de esqui Nevados de Chillán

22 de maio de 2017

Localizado na região de Bio Bio, no Chile, a 1.650 metros sobre o nível do mar, Nevados de Chillán está a 407 km ao sul da capital Santiago. O centro de esqui está instalado aos pés de três vulcões adormecidos – Nuevo, Viejo e Nevados – em um lindo cenário de floresta nativa. Graças a sua localização privilegiada, tem neve durante todo o inverno e um aquecimento natural das águas que abastecem todo o complexo, desde os apartamentos até as piscinas e o SPA.

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Considerado o mais importante centro de esqui do sul do Chile, Nevados de Chillán oferece a possiblidade de aproveitar toda a adrenalina do esqui em seus mais de 35 km de pistas e acessar facilmente muitas fontes termais. Com excelente qualidade de neve, conta com dois ski resorts (Nevados e Valle Hermoso), dois hotéis (Nevados e Alto Nevados), oito piscinas termais (sendo uma coberta), três SPAs para estética, relaxamento e saúde, além de cafeterias, bares, restaurantes e um completo programa de entretenimento que une aventura, esporte e natureza.

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Este destino turístico é o único que une fontes termais e centro de esqui, quebrando a sazonalidade dos demais resorts do Chile – está aberto durante os 12 meses do ano –, recebendo uma média de 250 mil visitantes anualmente, nacionais e estrangeiros. É a montanha mais visitada do país. Atualmente, trabalha em um plano de desenvolvimento para se tornar o maior e mais importante resort da América do Sul. A temporada de inverno deste ano será aberta no dia 22 de junho.

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

A área (mais de 10 mil hectares) é propícia à prática de diferentes modalidades, do esqui nórdico ao alpino, de um completo snowpark a passeios de snowmobile e trenós. O centro de esqui conta com 12 lifts que dão acesso às 21 pistas – sua geografia apresenta um desnível vertical de 1.100 metros. Nevados de Chillán tem orgulho em sediar a mais longa pista de esqui da América do Sul. Denominada Três Marias, seus 13 km de percurso apresentam paisagens fascinantes e descidas entre árvores e bosques milenares e muita neve virgem. Nesta temporada, os visitantes vão se deparar com a instalação de um novo lift, El Refugio. Com capacidade para três pessoas, dará acesso a Três Marias.

Esqui

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

A superfície esquiável de Nevados conta com 22% de suas pistas próprias para iniciantes, 41% para intermediários, 31% para avançados e 6% para experts. Para quem gosta de muito mais doses de emoção e adrenalina, a estação ilumina suas pistas durante a noite, ideal para quem busca horas extras de desafio.

Snowboard

Sua privilegiada geografia concede um espetacular e desafiante panorama aos amantes do snowboard. Saltos vertiginosos, velocidade extrema e uma paisagem incomparável são características garantidas. Além disso, a montanha conta com um snowpark com seus precipícios naturais, onde se realizam diversas modalidades: half pipe, quarter pipe, jump e fun box.

Esqui nórdico

Graças a sua localização, esquiadores buscam praticar outras modalidades com o esqui nórdico – que consiste em deslizar por grandes áreas abertas e planas, sem muita inclinação, como o cross-country. Nevados de Chillán conta com um circuito especial localizado a 1.600 metros de altura, rodeado por bosques nativos com suaves quedas.

Randonnée

O vulcão Chillán apresenta fascinantes e extensos vales. Suas amplas ladeiras permitem caminhar apreciando uma extraordinária paisagem onde a imponente Cordilheira dos Andes é a principal protagonista. Desta forma, o visitante tem a oportunidade de praticar Randonée alcançando a cume do vulcão e descobrir, dentre outras maravilhas, a singular beleza do Glaciar Nevado.

Passeios de snowmobile

Dentre tantas atividades que são possíveis de realizar ali, um passeio de motos de neve, a qual o visitante poderá desfrutar de uma maravilhosa viagem a toda velocidade, é dos mais procurados.

Escola de Esqui

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Uma completa escola de esqui formada por experientes instrutores de diversas nacionalidades e para todos os níveis e modalidades como o esqui alpino, nórdico e snowboard. Há locação completa de equipamento para todos os níveis, desde os mais básicos até os mais sofisticados, tanto para crianças como para adultos.

Atividades para crianças

O Snow Garden é um espaço exclusivo para as crianças de 3 a 6 anos entrarem em contato com a neve e participarem de atividades supervisionadas; e o Mountain Park, para pequenos entre 6 e 12 anos, inclui workshops divertidos e competições de esqui.

Parque de Águas Termais

parque-de-aguas

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

O Parque de Águas Termais é mais um empreendimento de Nevados de Chillán. Apenas a poucos metros do Hotel Altos Nevados, é um centro recreativo. Possui quatro piscinas termais ao ar livre, com águas provenientes diretamente da montanha, e cada piscina oferece diferentes tamanhos e temperaturas que variam dos 27°C até os 65°C. Conta também com salas abertas para sauna a vapor em meio a uma paisagem singular.

Outro grande atrativo do Parque é o bar e cafeteria. Com uma extensa carta de vinhos e aperitivos, é o local certo para quem curte um “aprés ski” e quer continuar apreciando a beleza das montanhas de Chillán.

Valle Hermoso

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Outro complexo de águas termais de Nevados de Chillán, o Valle Hermoso está localizado no Valle Las Trancas. Ali o visitante vai encontrar piscinas termais, SPA, apartamentos, área para piquenique, bar e restaurante e estacionamento que tornarão sua estadia mais completa, segura e divertida. Tudo isto combinado com uma vista privilegiada da cordilheira de Nevados. Em Valle Hermoso, é possível aproveitar as piscinas com água termal, vinda diretamente da montanha, rodeado por uma bela paisagem com árvores nativas. Uma divertida brincadeira é curtir o Acqua Tubing, perfeito para todas as idades.

O SPA conta com salas de massagem e de tratamentos termais ideais para relaxar a mente e o corpo. Massagens de relaxamento, fangoterapia corporal (tratamento estético feito à base de lama vulcânica), hidromassagens, jacuzzis (duplas e individuais) e banhos de vapor são algumas das técnicas que vão ajudar o visitante a liberar o stress e melhorar diferentes funções reumáticas, musculares e circulatórias. O restaurante Mitos y Leyendas oferece um variado cardápio para os apreciadores da boa mesa e é ideal para os hóspedes que desejam desfrutar de momentos com a família e amigos.

Onde ficar

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Em Nevados de Chillán, o visitante pode escolher ficar hospedado nos hotéis Nevados e Alto Nevados ou nos apartamentos em Valle Hermoso, que está localizado a cinco minutos da base da montanha.

Com design minimalista, o Hotel Nevados oferece conforto para as famílias que procuram um lugar quente e acolhedor. É equipado com 80 apartamentos, todos com vista panorâmica das florestas nativas ou para o teleférico. O restaurante tem serviço de buffet para café da manhã, almoço e jantar. O hotel conta também com uma piscina térmica com água a 36°C.

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Já quem deseja ficar pertinho da neve, a melhor opção é o Hotel Alto Nevados. Está localizado ao lado do aparador Otto e em meio às montanhas, o que lhe permite uma vista de tirar o fôlego. Totalmente ski-in/ski-out, tem acesso exclusivo às pistas de esqui, além de contar com loja para aluguel de equipamentos. Este imponente edifício de cinco andares é um dos mais sofisticados e aconchegantes da região. Após horas de aventura e adrenalina na neve, nada melhor que um delicioso chocolate quente do bar do hotel. O Alto Nevados oferece gastronomia local como carnes de cordeiro, salmão, entre outros. Tudo acompanhado do melhor vinho chileno.

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

A apenas 10 minutos da base da montanha, está Valle Las Trancas, onde se encontram hotéis, bares, cafés, lojas de artesanato e mercados. Localizada na entrada de Nevados, Valle Las Trancas serve como ponto de partida perfeito para excursões que combinam aventura, esporte e natureza.

Para se abastecer de bebidas e guloseimas durante o dia, o ideal é parar em algum dos pontos de apoio na base da montanha, como Otto, Tio Willy, Tata e Pillán de Pillín. Vá ao Snow Pub, em Las Trancas, se quiser se divertir em um bar típico chileno com um pisco sour em mãos.

Localização

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

Foto por Divulgação / Nevados de Chillán

O complexo Nevados de Chillán está localizado em Valle Las Trancas, uma pequena aldeia andina com hotéis, pousadas e cabanas, onde se pode curtir o inverno e o verão. A partir dali, é possível visitar os vilarejos de Pinto, El Rosal, Recinto e Los Lleuques. É também o principal acesso para conhecer outras atrações naturais, como Cueva de los Pincheira, Salto del Renegado, Rio Diguillín, Gruta Los Pangues e Reserva Nacional Nuble, entre outros refúgios da região. Um dos locais mais procurados é a Laguna Huemel, localizada em uma das mais altas montanhas e acessada por caminhada com duração de 3 a 5 horas. A recompensa é enorme: contempla-se dali uma linda vista de água turquesa e todo o cenário vulcânico.

Como chegar

Voos operados pela Aerolineas Argentina, GOL e LATAM partem de São Paulo e Rio de Janeiro com destino a Santiago, no Chile. É necessário fazer uma conexão interna para o Aeroporto Carriel Sur Talcahuano, em Concepción – trecho operado pelas companhias aéreas LAW, Sky e LATAM. Muitos hotéis oferecem transfer de Concepción a Nevados de Chillán. Privativos ou terceirizados, são cobrados pelo trajeto e devem ser agendados de acordo com os horários de chegada e saída dos hóspedes.

A duração dos traslados do Aeroporto de Concepción até Nevados de Chillán varia de acordo com a opção escolhida. De carro, a viagem é feita pela Rota 5 Sentido Leste até a cidade de Chillán (82 km). De lá, basta acessar a Rota 55 até Nevados de Chillán. O tempo de viagem desde Concepción é de 1h40. Pode-se chegar de trem e ônibus também saindo de Santiago. O tempo total de viagem é de 5 a 6 horas. De trem, os tíquetes podem ser comprados através do site trencentral.cl e de ônibus através do site turbus.cl.

Mais informações em: nevadosdechillan.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Nevados de Chillán

Comentários