Warning: file_put_contents(): Only 0 of 13 bytes written, possibly out of free disk space in /home/qualviagem/public_html/wp-content/plugins/wp-csv/wp-csv.php on line 299
 Da arquitetura ao vinho: um roteiro pelos encantos do Porto | Qual Viagem
logo

Telefone: (11) 3024-9500

Da arquitetura ao vinho: um roteiro pelos encantos do Porto | Qual Viagem Logo

Panorama of Porto Old Town at sunset. Portugal

Da arquitetura ao vinho: um roteiro pelos encantos do Porto

8 de fevereiro de 2019

Principal destino do norte de Portugal, o Porto tem um rico patrimônio histórico. Cidade acessível e hospitaleira, é cada vez mais cosmopolita, mas sem deixar de lado as tradições. Conheça esse destino que tem encantado turistas do mundo todo.

Erguida sobre colinas junto à foz do Rio Douro, a cidade do Porto é sem dúvida um dos destinos mais bonitos e charmosos de Portugal. Com uma história que data desde o período do Império Romano, há mais de dois mil anos, o Porto deu nome ao país e a um dos vinhos mais prestigiados do mundo.

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Seu rico conjunto arquitetônico forma cenários de extrema beleza, e o centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Entre igrejas barrocas e edifícios contemporâneos, avenidas imponentes e ruelas sinuosas, o Porto revela uma cidade animada e um destino inesquecível em um roteiro por Portugal.

A Baixa

Foto por iStock / Luis Fonseca

Foto por iStock / Luis Fonseca

Uma das áreas centrais da cidade, a Baixa do Porto se concentra em torno da Avenida dos Aliados, ladeada por suntuosos prédios de granito. É um bom ponto de partida para conhecer a cidade a pé. A partir da Praça da Liberdade, siga para a estação de trem de São Bento, cujo interior é coberto por 20 mil azulejos portugueses, e a Torre dos Clérigos, campanário barroco com 76 metros de altura. Vale enfrentar os 225 degraus até o topo para admirar a incrível vista panorâmica.

Foto por iStock / Jui-Chi Chan

Foto por iStock / Jui-Chi Chan

Além de reunir belas construções em art nouveau, a Baixa é uma região bem animada, principalmente à noite, e repleta de cafés, lojas descoladas e wine bars. Para compras, confira a Rua de Santa Catarina e o tradicional Mercado do Bolhão. Ali também fica o Majestic, luxuoso café ao estilo Belle Époque, considerado um dos mais bonitos do mundo. Outro estabelecimento que virou ponto turístico imperdível é a Livraria Lello. Com suas icônicas escadarias vermelhas, serviu de inspiração para alguns cenários de Harry Potter.

Foto por iStock / RossHelen

Foto por iStock / RossHelen

Sé e Ribeira

O roteiro pelo Porto continua em direção ao Douro, com uma visita à Sé. Tesouro da Idade Média, a catedral data do século XII e conta com um amplo terraço com vista privilegiada para a cidade. Para seguir até a margem do rio, é uma boa descida – por isso, a dica é embarcar no Funicular dos Guindais.

Foto por iStock / claudiatavares

Foto por iStock / claudiatavares

O tradicional transporte vai da Batalha até a Ribeira, junto à Ponte D. Luís I, icônica estrutura de ferro sobre o Douro, projetada por alunos de Gustave Eiffel. Uma vez na Ribeira do Porto, passeie pelo simpático cais, onde sobrados coloridos enfileirados abrigam uma infinidade de restaurantes, bares e cafés, sempre com mesinhas ao ar livre.

Foto por iStock / joyt

Foto por iStock / joyt

Entre as opções nos cardápios, peça algum prato típico, como o bacalhau à Gomes de Sá, mariscos frescos ou tripas à moda do Porto (um guisado de carnes e miúdos com feijão branco). Outro prato obrigatório para quem visita o Porto é a francesinha. Trata-se de um sanduíche muito bem recheado com carnes e embutidos e coberto com queijo derretido, um ovo frito e molho de tomate, geralmente acompanhado de batatas fritas.

Foto por iStock / DianaRui

Foto por iStock / DianaRui

Do cais, partem passeios de barco pelo Douro – muitos deles são de curta duração, podem ser feitos em poucas horas. Depois, se aventure pelo labirinto de ruas estreitas da Ribeira até a Igreja de São Francisco, um verdadeiro esplendor barroco revestido de talha dourada. Ao lado fica o Palácio da Bolsa, em estilo neoclássico. Na visita guiada, você vai descobrir espaços belíssimos, com destaque para o Salão Árabe.

Vila Nova de Gaia

Um dos mais aclamados vinhos do mundo, o vinho do Porto é produzido no Vale do Douro há séculos, e estocado em grandes adegas ao longo do rio. Hoje, as principais caves de vinho do Porto podem ser encontradas em Vila Nova de Gaia, cidade em frente ao Porto, na margem oposta.

Foto por iStock / Glen_Pearson

Foto por iStock / Glen_Pearson

Para chegar lá, atravesse a Ponte D. Luís I a pé ou embarque em um táxi fluvial que parte do Cais da Ribeira. Para visitas guiadas e degustações, caves de grandes marcas, como Cálem, Sandeman, Taylor’s, Graham’s e Ramos Pinto, estão abertas ao público (mas vale fazer as reservas com antecedência). Na orla do rio, o Cais de Gaia reúne vários restaurantes. Desfrute de mais uma taça de vinho enquanto observa o Porto de um ângulo privilegiado.

O Porto contemporâneo

Foto por iStock / ptxgarfield

Foto por iStock / ptxgarfield

Apesar de ser uma cidade histórica, o Porto guarda também algumas maravilhas arquitetônicas de linhas modernas, como a Casa da Música, um complexo com salas de concerto de música clássica. Também vale conferir o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, um dos mais importantes centros culturais de Portugal. Fica junto ao parque homônimo, um amplo espaço verde com lindos jardins floridos.

Como chegar

A partir de junho deste ano, a Azul vai operar voos diretos e regulares entre o Porto e Viracopos (Campinas/SP), com três frequências semanais. As passagens já estão à venda em todos os canais oficiais da companhia. Do Aeroporto Internacional do Porto, é possível chegar ao centro da cidade de metrô.

Onde ficar

Hotel Moov Porto Centro

Hotel NH Collection Porto Batalha

Pestana Vintage Porto

Onde comer

Café Majestic

Cantina 32

Petisqueira Voltaria – Rua Afonso Martins Alho, 109

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / joyt

Comentários