logo

Telefone: (11) 3024-9500

Croácia: Lagos de Plitvice - beleza surpreendente | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ micheyk

Croácia: Lagos de Plitvice – beleza surpreendente

9 de maio de 2016

A Croácia é um dos países mais importantes do Leste Europeu e também um dos mais visitados da região. Sua capital, Zagreb, é uma cidade bem estruturada com bom nível de serviços e recheados de atrações históricas. Oferece gastronomia diversificada e tem um povo acolhedor. Um dos destinos naturais mais interessantes da Croácia é o Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Visualmente é um dos locais mais impressionantes de todo o mundo e, por suas belezas naturais, foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Foto por Istock/ Radu79

Foto por Istock/ Radu79

Saltam à vista os indescritíveis tons de azul das águas que correm calmamente, a encantadora sequência de cascatas e lagos circulares ao longo de um vale escarpado e verdejante, adornado por passarelas de madeira que tornam a visita ainda mais prazerosa. Tudo ali parece tão perfeito que é como se as lagoas tivessem sido colocadas por mão humana, harmoniosamente, de forma irrepreensível.

Uma visita a esse Parque Nacional é um passeio absolutamente imperdível para quem já está em Zagreb ou mesmo em Split- segunda maior cidade da Croácia. Para conhecer bem Plitvice, o turista deverá contar com no mínimo cinco horas de passeios para explorar de maneira tranquila as belezas e lagos desse impressionante parque natural.

A Croácia está delimitada pelo mar Adriático e faz fronteira com a Eslovénia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina.

Quando ir

Foto por Istock/ Marin Tomas

Foto por Istock/ Marin Tomas

O inverno não é aconselhado por causa do frio intenso e, no pico do verão, o país recebe muitos visitantes. Os meses de maio e junho ou da segunda quinzena de setembro à primeira de outubro são os períodos intermediários, com condições meteorológicas aprazíveis e sem movimentos intensos de turísticas do mês de agosto.

Onde ficar

Na capital croata há inúmeras opções de hospedagem. Com isso, não se justifica pernoitar junto aos lagos Plitvice, sendo preferível visitar o parque a partir de Zagreb ou a caminho da costa do Adriático.

Dicas para a sua visita a Plitvice

Reserve pelo menos cinco horas para ver o parque em sua totalidade. Há cafés em pontos estratégicos do parque, mas a dica é levar água e frutas para o passeio.

Conjugar Plitvice com viagem ao Adriático

Uma conveniente forma de conhecer os Lagos Plitvice sem “perder” um dia de viagem é incluir a visita num deslocamento (comum entre os que visitam a Croácia) entre Zagreb e a costa do Adriático, seja Zadar ou, mais frequentemente, Split.

Não dispondo de carro alugado, tomar um ônibus de manhã cedo (7:30 ou 8:40) em Zagreb com destino a Plitvice (75 quilômetros).

O posto de informação à entrada do Parque fornece horários atualizados dos ônibus, embora seja conveniente estar na estrada pelo menos 20 minutos antes da hora indicada de passagem.

Mais informações em: www.np-plitvicka-jezera.hr/

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Istock/ micheyk

Comentários