logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça todas as belezas do Morro de São Paulo | Qual Viagem Logo

4119964817_686cc525f0_o Alex Oliveira

Conheça todas as belezas do Morro de São Paulo

4 de agosto de 2016

Ilhas, praias e paisagens paradisíacas: tudo que qualquer pessoa estressada com o dia a dia quer, não é mesmo? Para conseguir um destino assim nem precisa ir tão longe. Localizado a 190 km de Ilhéus e 272 km de Salvador, encontramos o Morro de São Paulo, com sua beleza e o extremo verde em volta dessa linda ilha.

4272691598_46c98c7163_o (1) Rita Barreto

Foto por Rita Barreto

É possível chegar até o Morro por via aérea, marítima ou terrestre. O percurso aéreo tem duração de 20 minutos. Chegar pelo mar custa aproximadamente R$ 80,00 e demora em torno de duas horas. Por terra, é necessário pegar um ônibus até o terminal marítimo e de lá ir de balsa até a Ilha de Itaparica. Depois, pegar um taxi ou ônibus até o terminal marítimo de Valença e, por fim, pegar uma lancha até o Morro de São Paulo.

4272687706_0d53ace34b_o Rita Barreto

Foto por Rita Barreto

Atraindo muitos turistas de todas as idades, a primeira surpresa que vemos ao chegar à ilha é a falta de carros. A ida até o Morro de São Paulo proporciona passeios nas ilhas vizinhas, trilhas ecológicas com guias, visita a monumentos históricos da época colonial e banhos de mar nas águas cristalinas e mornas, sem contar a conexão que temos com a natureza.

4272758110_324d71566d_o Rita Barreto

Foto por Rita Barreto

Cada praia tem uma curiosidade diferente. Para ser sincero, fica até difícil escolher qual é a melhor. Vale reservar um dia para cada praia.

4252322966_f8aa2583bd_o Alex Oliveira

Foto por Alex Oliveira

Primeira Praia: por ser a única praia com ondas, o pessoal aproveita para praticar surfe, esqui aquático e caiaque. Por lá, acontece até o batismo de mergulhadores. Há também uma tirolesa que tem início no Morro do Farol e vai até a Primeira Praia, com 340 metros de comprimento e 57 metros de altura. Privilegiada com o Farol à sua esquerda e à direita a praia da Saudade, a Primeira Praia não é muito visitada por turistas, mas sim pelos moradores e surfistas.

Segunda Praia: é conhecida pela badalação e pelo agito tanto durante o dia como de noite. Nela encontra-se o maior número de bares, restaurantes, pousadas e turistas. No final da tarde, os restaurantes já começam a chamar a atenção pela diversidade de comidas e decoração, com velas iluminando o lugar, música ao vivo e algumas barracas servindo drinks de frutas típicas. No final da noite, a badalação já começa a esquentar na areia da praia, com música eletrônica e luau.

4271994351_5baa9875f5_o Rita Barreto

Foto por Rita Barreto

Terceira Praia: calma e tranquila, é cercada por mercadinhos, hotéis e pousadas. Nesta praia, os turistas embarcam em um passeio em volta da ilha, conhecendo vários pontos da região em seu entorno. Em frente a essa praia existe uma pequena ilha rodeada de corais e em seu centro um único coqueiro – um excelente ponto para mergulhos onde é possível ver diversas espécies de peixes. Na beira do mar, há um posto de aluguel para caiaque.

Quarta Praia: é a maior praia do Morro, com longos coqueiros, areia clara e águas tão calmas e claras que é possível ver com facilidade vários peixes. Por ser uma praia calma e sem muito movimento, é ótima para famílias com crianças pequenas. Na praia existe uma pista de pouso para táxi aéreo.

Quinta Praia ou Praia do Encanto: mais isolada que as outras, essa praia tira o fôlego dos visitantes com tanta beleza, natureza, mar cristalino e céu aberto. Os restaurantes que estão ali são dos próprios hotéis, sendo que alguns deles são abertos para o público em geral. Alguns desses hotéis dispõem de transporte para a Segunda Praia, dando acesso pelo centro da Ilha.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por: Alex Oliveira

Comentários