logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça Rovaniemi, a terra do Papai Noel | Qual Viagem Logo

Rovaniemi, Finland - January 3, 2013: Santa Claus office in Rovaniemi that is in Finland in Lapland on the Arctic pole circle

Conheça Rovaniemi, a terra do Papai Noel

15 de dezembro de 2016

Em dezembro, diversas partes do mundo ganham enfeites de Natal e se iluminam com luzinhas. Mas a cidade de Rovaniemi, na Finlândia, preserva essa atmosfera natalina durante o ano todo. Ela é considerada o lar oficial do Papai Noel e, por esse título, recebe mais de 300 mil visitantes todos os anos.

Rovaniemi, Finland - March 02, 2014 - Santa Clause office at Arctic circle in a snow day.

Foto por iStock / bhidethescene

Rovaniemi fica no norte do país, dentro do Círculo Polar Ártico, na fria região da Lapônia. Essa área, que cobre o norte da Escandinávia e uma parte do noroeste da Rússia, é conhecida pela grande quantidade de renas (há mais renas do que pessoas por lá), por ser o lar do único povo indígena da Europa (os Sámi), pelo “sol da meia-noite” e por ser um dos melhores destinos do mundo para avistar a Aurora Boreal. Na Lapônia finlandesa, esse fenômeno nem é tão raro: acontece cerca de 200 noites por ano.

Rovaniemi, Finland - November 28, 2010: Santa Claus Village at the Arctic Circle.

Foto por iStock / MicheleVacchiano

Porém, a maior atração de Rovaniemi é mesmo a vila do Papai Noel (chamado por lá de Pai Natal), o Santa Claus Village. O tal “escritório” do bom velhinho foi construído ali em 1985, mas a cidade só ganhou o título de lar oficial em 2010. A vila, localizada a cerca de oito quilômetros do centro de Rovaniemi, fica aberta durante todos os dias do ano e o personagem está sempre lá para tirar fotos com crianças e adultos. Tudo é muito bem decorado com temas natalinos e os funcionários se vestem como duendes ajudantes do Papai Noel.

Rovaniemi, Finland - December 30, 2010: Couple greeting spectators during race on the reindeer sledges in Rovaniemi on December 30, 2010

Foto por iStock / Roman Babakin

O local é na verdade um complexo de lazer, com agências que promovem atividades (como passeios de trenós puxados por renas), lojas que vendem inúmeros souvenirs temáticos, restaurantes, cafés, construções feitas de gelo e opções de hospedagem. O Santa Claus Village possui também uma agência de correio oficial que, desde 1985, já recebeu 15 milhões de cartas de quase 200 países diferentes endereçadas ao Papai Noel.

No vilarejo natalino, são organizados eventos especiais. Talvez o principal deles seja o do dia 23 de dezembro, quando há toda uma encenação, além de músicas e dança, mostrando a partida do Papai Noel para distribuir presentes pelo mundo. O Santa Claus Village tem entrada gratuita. Não longe dali, fica o SantaPark, um parque temático natalino coberto. Ele fica aberto durante o verão e a época do Natal.

Mais informações em: visitrovaniemi.fi

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Roman Babakin

Comentários