logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça os mais belos lagos da região das Dolomitas | Qual Viagem Logo

Boats on the Braies Lake ( Pragser Wildsee ) in Dolomites mountains, Sudtirol, Italy

Conheça os mais belos lagos da região das Dolomitas

11 de junho de 2018

A cadeia montanhosa das Dolomitas, localizada no norte da Itália, oferece encantos que vão além das belas montanhas. Os lagos que rodeiam os Alpes ajudam a compor cenários que parecem ter saído de um livro de contos de fadas. Confira e se apaixone por alguns deles:

Lago di Tovel

Foto via iStock/ faber1893

Foto via iStock/ faber1893

Localizado na província de Trento, a 1.178 metros de altitude, está dentro do Parque Natural Adamello Brenta. A região é bem isolada e o vilarejo mais próximo fica a cerca de 2 km de distância.

O Lago di Tovel ficou mundialmente famoso após o fenômeno das águas vermelhas de 1964. Devido à alta concentração de algas da espécie “Glenodinium sanguineum”, em dias extremante quentes a cor esverdeada do lago mudava para vermelha. A última vez que isso aconteceu foi no verão de 1964, quando Tovel passou a ser conhecido também como Lago Rosso.

Lago di Sorapis

Foto via iStock/ suteracher

Foto via iStock/ suteracher

Situado na cidade de Cortina d’Ampezzo, na província de Belluno, a mais de 1.900 metros de altitude, o lago de Sorapis surpreende pela aparência espetacular.

As águas incrivelmente azuis são resultado do degelo dos Alpes e, além disso, o lago circula montanhas altíssimas que são apelidadas de “Dedo de Deus”.

A trilha 215 que leva ao lago é gratuita e pode chegar a um desnível de mais de 200 metros. Nos dias quentes, o local fica cheio, então é recomendado sair bem cedo para aproveitar.

Lago di Carezza

Foto via iStock/ TomasSereda

Foto via iStock/ TomasSereda

Carezza fica na província de Bolzano, na pequenina cidade de Nova Levante. A aventura e emoção começam antes mesmo de chegar ao lago: é preciso andar através de um túnel que chega até a frente do lago, que se estende de maneira magnífica.

O lago também é conhecido como “Lago do Arco-Íris”, pois, segundo o folclore local, um mago tentou conquistar uma sereia que vivia no fundo das águas, criando um arco íris entre as montanhas de Latemar e Caticannacio com pedras preciosas. Quando foi descoberto pela sereia, ele jogou todas as joias na água e por isso até hoje elas têm um reflexo colorido.

O lago também serve como um enorme espelho que reflete as montanhas das Dolomitas, o que o torna mais incrível ainda.

Lago di Braies

Foto via iStock/ Oles Oliinyk

Foto via iStock/ Oles Oliinyk

Conhecido como a pérola das Dolomitas, o Lago di Braies é encantador. Localizado a 1.490 metros de altitude, na província de Bolzano, cidade de Braies, é o mais famoso e procurado lago dos Alpes italianos.

As águas cristalinas dão ainda mais destaque aos picos montanhosos que cercam o lago. Segundo as lendas, o vale do lago era habitado por povos que protegiam pedras preciosas que podiam ser encontradas nas montanhas. Quando a região começou a ser invadida, eles jogaram todas as joias dentro da água, pois sabiam que assim estariam protegidas. É por esse motivo que a água possui cor de esmeralda.

Próximo ao lago, é possível experimentar várias delícias típicas da região, como vinhos, licores, mel, queijos e a famosa mortandela, uma carne de porco com especiarias locais.

Lago di Misurina

Foto via iStock/ Tor_photo

Foto via iStock/ Tor_photo

O nome Misurina vem da expressão “meso ai rin”, que significa literalmente “no meio dos riachos”, pois, no passado, acreditavam que os rios Piave e Adige teriam nascido de Misurina.

Próximo ao lago, é possível encontrar alguns dos picos mais bonitos das Dolomitas: o Sorapiss, o Tre Cime di Lavaredo e o Cristallo. Além das belas paisagens, Misurina também é conhecido pelas propriedades terapêuticas devido ao seu microclima, ideal para pessoas que têm problemas respiratórios.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ Remedios

Comentários