logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça o Poço Verde no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Sede Guapimirim | Qual Viagem Logo

Conheça o Poço Verde no Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Sede Guapimirim

20 de março de 2017

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Sede de Guapimirim fica localizado no inicio da serra Rio x Teresópolis, km 98 da BR – 116. A Sede possui diversas trilhas, cachoeiras e poços de rio, além de estrutura completa para camping com total segurança para os visitantes, com destaque também para o Museu Von Martius e outras construções históricas. Para quem mora ou está no Rio de Janeiro, é uma ótima opção para o famoso “bate e volta”.

Primeiramente, a tradicional parada para o café da manhã na Casa do Alemão. Sempre uma delícia! Comi um pão com linguiça de frango com queijo, um dos carros chefes da casa. O preço dos sanduíches de lá variam de R$11 a 23 reais (combos).

Cheguei no Parque por volta de 10h e peguei uma pequena fila de carros para entrar. É importante chegar cedo, pois quanto mais tarde, maior o tamanho da fila. A entrada com desconto para brasileiros custa R$17 por pessoa e também é cobrado R$15 por veículo.

Na sede de Guapimirim não é aceito cartão de crédito/débito, então é muito importante levar dinheiro.  Caso você prefira ou precise pagar no cartão, você deve ir até a sede de Teresópolis, comprar o ingresso lá e descer novamente para Guapi. O mesmo ingresso é aceito nas duas sedes.

Seguimos para a trilha…

A placa de informação diz que o tempo médio é de 1h30 (ida e volta), mas eu levei cerca de 40 minutos (ida e volta). A caminhada é bem tranquila, sempre vejo muitas pessoas com crianças, mas é sempre bom estar atendo e ir de tênis. Leve água e alguns lanches também, porque você nunca sabe quanto tempo vai ficar e é importante se hidratar.

Não esqueça de levar saco de lixo e na saída levá-lo com você. A natureza fica muito mais bonita limpa e preservada! =)

Depois de um tempinho de caminhada, chegamos ao nosso destino! Descemos para o poço pela gruta que fica de frente para a trilha, mas também é possível descer por uma escada lateral. Optei pela gruta por ser um caminho que sai diretamente na melhor parte do poço. É importante ter bastante calma e prestar bastante atenção para não cair ou se machucar.

001

Como fui em um feriado, o poço estava bem movimentado, mas mesmo assim valeu a pena para relaxar e curtir um pouco a natureza.

Depois de um tempo na parte principal, resolvemos nos aventurar e fomos descendo a cachoeira, até encontrar uma outra parte que estava mais vazia. A beleza desse lugar não tem explicação. <3

Depois dessas fotos, deixo vocês com um pequeno textinho para estimular ainda mais sua vontade de viajar.

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

Amyr Klink

Mais informações:

Horário de funcionamento:
Bilheteria – 08h às 17h
Entrada no parque – 06h às 22:h
Site: http://www.parnaso.tur.br/

Espero que todos tenham a oportunidade de conhecer esse lugar.

Para mais dicas, acesse placesandhappiness.com ou me siga no instagram: @placesandhappiness =)

Beijos,
Lu.
Texto e fotos por: Luana Martins, do blog Places And Hapiness.