logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça o parque Mundo a Vapor, em Canela (RS) | Qual Viagem Logo

Foto por Robson Xavier

Conheça o parque Mundo a Vapor, em Canela (RS)

26 de agosto de 2016

Entre as muitas atrações da Serra Gaúcha, o parque temático Mundo a Vapor é uma das mais diferentes e chamativas. O lugar reconstituiu o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva cruzou desgovernada em alta velocidade a estação de Montparnasse, atravessou uma das paredes e ficou pendurada a 12 metros de altura. A cena, logo na entrada, já chama a atenção dos turistas.

Foto por Sergio Azevedo

Foto por Sergio Azevedo

Além disso, o parque conta com atrações em miniatura que representam as grandes conquistas da humanidade. Lá é possível encontrar miniaturas de: Fábrica de Erva Mate; Fábrica de Papel; Ferraria; Força Animal; Força Humana; Moinho de Pedra; Olaria; Pedreira; Rolo Compressor; Serraria a Vapor; Siderúrgica; Trator a Vapor; Usina Eólica; Usina Hidrelétrica; Usina Termelétrica.

A história do parque faz parte também da história de Canela. Em 1924, a Estrada de Ferro chega à cidade e o local começou, então, a se tornar uma boa opção de veraneio. Passar as férias em Canela era uma forma de status para os porto-alegrenses. A região possuía cerca de 35 serrarias movidas por meio de grandes máquinas, chamadas locomóveis, que usavam o princípio da força motriz gerada pelo vapor.

Já nesta época, Ernesto Urbani, o patriarca do Mundo a Vapor, dava toda a assistência e consertava as locomóveis destas serrarias, além de fazer manutenção em outros tipos de máquinas e ferramentas. Os filhos dele, Omar, Benito e Hermes, criados dentro das oficinas do pai e apaixonados pelas máquinas a vapor, passaram a criar, artesanalmente, réplicas, imitando o processo industrial completo. A olaria, serraria, pedreira, siderúrgica, fábrica de papel, etc., eram máquinas com proporções exatas, detalhes perfeitos e apresentando todos os movimentos, com funcionamento mecânico completo, tal como as máquinas de tamanho original.

Foto por Sergio Azevedo

Foto por Sergio Azevedo


O Mundo a Vapor tem fácil acesso pela rodovia Canela/Gramado, sendo parada certa para os visitantes. Outra atração muito interessante que o espaço oferece é o Passeio de Trenzinho, que leva adultos e crianças para um passeio de locomotiva.

Mais informações: www.mundoavapor.com.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Robson Xavier

Comentários