logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça Lund, uma das cidades mais antigas da Suécia | Qual Viagem Logo

Foto por istock/ Tonygers

Conheça Lund, uma das cidades mais antigas da Suécia

11 de março de 2020

Na região da Escânia, bem próximo de Malmo, a terceira mais cidade da Suécia, é possível conhecer um destino cheio de história. Lund foi fundada em 990 e é considerada uma das cidades mais antigas do país.

Além de seu passado preservado nas construções espalhadas pelas ruas de pedra, é possível conhecer um pouco da cultura local, assim como importantes pontos que retratam a história do país nórdico e seu povo.

Foto por Istock/ RPBMedia

Foto por Istock/ RPBMedia

O grande destaque fica por conta da Catedral. Construída entre os séculos 10 e 11, em arenito branco, a igreja luterana tem estilo românico, com alguns traços góticos.

Foto por istock/ Adun Suemue

Foto por istock/ Adun Suemue

Em seu interior, vale a pena observar com atenção detalhes como o relógio astronômico, construído há mais de 600 anos e, até hoje, mantem pleno funcionamento; assim como os cinco órgãos e a cripta com colunas esculpidas.

Vizinha à catedral, no Parque Lundagard, está a Universidade de Lund, uma das mais importantes da região escandinava. Fundada em 1666, é responsável por trazer vivacidade e modernidade às antigas ruas da cidade, além de manter a cena cultural do destino sempre agitada.

Foto por Istock/ klug-photo

Foto por Istock/ klug-photo

E por falar em cultura, Lund abriga alguns museus bastante interessantes, como o Kulturen, à céu aberto, que funciona desde 1892 – sendo considerado o segundo mais antigo do país – e conta a história local por meio das construções; o Museu de História de Lund, de 1805; e o Museu de Esboços (Skissernas), que guarda um arquivo público de obras em andamento.

Este último chama a atenção por reunir mais de 600 peças, entre pinturas e esculturas, desde 1900, incluindo obras de famosos como Matisse.

Foto por Johan Persson

Foto por Johan Persson

Para finalizar o roteiro na cidade sueca, vale a pena conferir alguns de seus resquícios medievais, como as ruinas de Drotten Kyrka e o Jardim Botânico, que integra mais de sete mil espécies de plantas em um espaço de oito hectares.

Como chegar 

Lund está a menos de 20 quilômetros de Malmo e pode ser acessada tanto por trem, em um roteiro de 20 minutos, quanto de carro.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por istock/ Tonygers

Comentários