logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça Kaliningrado: a Rússia com influência alemã | Qual Viagem Logo

Kaliningrad, Russia - July 30, 2017: Fishing Village - ethnographic and trading-craft center in Kaliningrad. Quarter, built houses in the German style.

Conheça Kaliningrado: a Rússia com influência alemã

20 de agosto de 2018

Pode até parecer estranho, mas há uma cidade russa com cara de Alemanha. Além disso, fica fora da própria Rússia. Estamos falando de Kaliningrado. Acontecimentos históricos explicam todos esses fatos: a região homônima, que tem Kaliningrado como a capital, pertenceu à Alemanha até o final da 2ª Guerra Mundial, quando foi anexada pela União Soviética.

Foto por iStock / Belikart

Foto por iStock / Belikart

Esse território do qual Kaliningrado faz parte fica situado entre a Polônia e a Lituânia, sem fazer divisa com o restante da Rússia. A cidade recentemente chamou a atenção de muitos turistas, ao ser escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo deste ano.

Foto por iStock / 12ee12

Foto por iStock / 12ee12

Seu principal monumento e atração é a Catedral de Königsberg, que data do século XIV. Königsberg, inclusive, era o nome da cidade quando fazia parte da Alemanha e, antes disso, da Prússia. Vale também conhecer o Portão de Bradenburgo, o Portão do Rei, a Praça da Vitória e o Forte de Friedrichsburg.

Foto por iStock / Belikart

Foto por iStock / Belikart

Nessas construções mais antigas, é possível notar as influências alemãs na cidade – algo que também acontece na culinária local. Na cidade, ainda na época de Königsberg, nasceu o famoso filósofo Immanuel Kant. Por isso, foram preservadas ali diversas homenagens a ele, como um museu e um monumento.

Foto por iStock / Belikart

Foto por iStock / Belikart

Banhada pelas águas do Mar Báltico, Kaliningrado também tem como atrações turísticas as praias da região. Fora da cidade, é possível visitar simpáticas aldeias à beira-mar, como Zelenogradsk e Svetlogorsk – ambos destinos de veraneio. Outro destaque é o Istmo da Curlândia, um extenso braço de areia considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Foto por iStock / castenoid

Foto por iStock / castenoid

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Belikart

Comentários