logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça as belezas de Tavira, em Portugal | Qual Viagem Logo

Roman bridge in Tavira, Algarve, Portugal

Conheça as belezas de Tavira, em Portugal

11 de junho de 2019

Das ruas junto ao Rio Gilão às muralhas do castelo de onde se tem a melhor vista sobre a cidade, Tavira, localizada no Algarve, sul de Portugal, seduz e faz-nos querer descobrir os seus recantos e desvendar os seus segredos.

Foto por iStock / CaronB

Foto por iStock / CaronB

Há um certo encanto oriental nesta cidade, nos seus telhados de “tesoura” ou de quatro águas, que se recortam no céu de uma forma peculiar e nas portas de reixa feitas de madeira entrelaçada que resguardam as casas deixando entrar o ar e o som, herança dos árabes que habitaram a região.

Foto por iStock / Jacek_Sopotnicki

Foto por iStock / Jacek_Sopotnicki

Tavira distribui-se pelas duas margens do rio, num intrincado de ruas estreitas e casas brancas que apetece percorrer sem pressas. O Jardim do Coreto é a zona mais animada, onde muitas pessoas passeiam saboreando um sorvete ou a frescura do ar, sobretudo à noite, quando espetáculos ou outros eventos dão ainda mais vida a esta área. É aqui que se situa o Mercado da Ribeira, que depois de abandonar as suas funções originais é agora um espaço de animação e lazer.

Foto por iStock / BrasilNut1

Foto por iStock / BrasilNut1

A ponte mais antiga, que segundo se crê era de origem romana, é uma estrutura do século XVII com parapeitos murados, de onde apreciamos uma bela vista sobre o casario. Não tanto como a que podemos contemplar subindo à Torre do castelo, sem dúvida o melhor mirante da cidade, abrangendo os telhados ondulantes, as cúpulas das igrejas, o rio e as salinas, até a linha azul do mar que é o seu limite no horizonte.

Para além do panorama, o esforço da subida é compensado por tudo o que podemos admirar pelo caminho. Por exemplo, quando atravessamos a porta da muralha e somos surpreendidos pelo belo portal renascentista da Misericórdia, uma das 37 igrejas de Tavira. Também podemos visitar o Núcleo Islâmico para saber mais sobre a história da cidade ou o Museu Municipal, instalado no Palácio da Galeria, o seu edifício mais notável. Um pouco mais acima, fica o castelo e a Igreja de Santa Maria, que ocupa o lugar da antiga mesquita maior; aqui descansa D. Paio Peres Correia e os sete cavaleiros da Ordem de Santiago dos trabalhos que tiveram para conquistar Tavira aos Mouros em 1242. Bem perto, a Igreja de Santiago, também ela foi erguida sobre uma antiga mesquita, a menor.

Do outro lado do rio, no morro fronteiro, há mais igrejas para visitar como a Ermida de São Brás de origem medieval, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, um dos mais suntuosos templos do Algarve com exuberante decoração barroca, ou a Igreja de São Paulo, mais simples e austera.

Foto por iStock / Sohadiszno

Foto por iStock / Sohadiszno

Para compensar os gastos de energia em tantos passeios, nada como experimentar as especialidades gastronômicas, sobretudo o peixe fresco e o marisco, como o polvo cozinhado de diversas formas ou o arroz de lingueirão. O atum, em bifes ou estopeta, também se destaca nas ementas, já que a sua pesca era uma das atividades mais tradicionais desta zona. Podemos conhecer melhor esta arte no Núcleo Museológico no Arraial Ferreira Neto, junto à foz do Rio Gilão, erguido para albergar os pescadores e as suas famílias e hoje convertido em hotel.

Foto por iStock / Lux Blue

Foto por iStock / Lux Blue

Os encantos da cidade continuam até à Ria Formosa que alcançamos seguindo a estrada paralela ao Rio Gilão e ladeada por salinas brancas onde se avistam aves como o pernalonga, o flamingo ou o alfaiate. No seu final, em Quatro Águas, podemos apanhar o barco que a atravessa e nos leva à praia na língua de areia que separa a ria do mar. São 11 km de areal, que integra as praias da Ilha de Tavira, Terra Estreita, Barril e Homem Nu, onde podemos descansar deste passeio bem recheado.

Texto por: Rui Sousa

 

Foto destaque por: iStock / anyaivanova

Comentários