logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça a gastronomia da Morávia | Qual Viagem Logo

unnamed-2019-11-14t182433-221

Conheça a gastronomia da Morávia

14 de novembro de 2019

Moravia é a região leste da República Tcheca, repleta de tradições e sabores ancestrais.  Aqui, algumas opções gastronômicas da região.

Brno

A metrópole da Morávia do Sul conecta perfeitamente a história, arquitetura moderna, cultura, gastronomia e uma intensa vida noturna presente nos bares. A cidade até desenvolveu um guia infalível para encontrar os melhores lugares para comer e beber na área. V

Valtice

Na República Tcheca não se toma apenas cerveja, mas o também popular vinho da Morávia, de alta qualidade.

O Salão de Vinhos é o resultado da competição nacional, em que todos os anos é escolhido o vinho campeão, os vencedores das categorias e rótulos de destaque. Os 100 melhores vinhos recebem a marca “Salão de Vinhos  ČR” e você pode experimentá-los nas adegas do Castelo Valtice.

Os arredores são ideais para passeios de bicicleta, onde você ficará fascinado com a beleza das áreas vinícolas do centro de Mikulov.

Olomouc

Que tal apreciar a riqueza gastronômica da região de Olomouc, descobrindo todos os sabores surpreendentes nos restaurantes locais?

Um dos pratos típicos regionais mais especiais é o queijo “Tvaruzky”, acompanhado de um copo de cerveja. Entre uma grande variedade de cervejas, recomendamos as marcas Moritz e Vasek, fabricadas em pequenas fábricas em Olomouc.

Já os queijos, chamados Olomoucké tvarůžky, têm sabor picante inconfundível, adquirido graças às condições geográficas e naturais da área de Haná. Um papel importante são as florestas aluviais e a água de calcário. Na fábrica original de queijos você saberá tudo sobre a produção e a história. Na saída, compre o queijo original da loja da fábrica.unnamed-2019-11-14t182524-006

Os fãs de doces apreciarão o prato “kynuté knedlíky”, bolas recheadas de frutas, decoradas com queijo da região.

 

Se você quiser descobrir mais desse sabor, não deixe de visitar o Museu dos autênticos queijos curados de Olomouc em Loštice.

Para finalizar este passeio pelos sabores da Morávia recomendamos vinícolas que encantam os sentidos

Sonberek

Sonberk, um ícone da vinificação da República Tcheca, produz vinhos de qualidade original em 45 hectares de seu próprio vinhedo. Suas uvas são cultivadas de forma sustentável, colhidas manualmente e selecionadas para um rendimento anual de 30.000 a 150.000 garrafas, dependendo da qualidade da colheita.

O Decanter World Wine Awards concedeu à Sonberk a medalha de platina como melhor espetáculo para o melhor vinho seco aromático, uma medalha de platina pela categoria vinho doce tcheco e um troféu regional pelo melhor vinho branco seco na Europa Central e Oriental. Sonberk é a primeira e única vinícola tcheca mencionada no Financial Times, New York Times e Wall Street Journal.

Obelisk

A vinícola Obelisk tem um profundo respeito pela sabedoria dos antepassados, que é expressa nas palavras latinas “filein sofia”.

O proprietário da vinícola František Fabičovic se inspirou no período de prosperidade cultural das antigas civilizações grega e romana, que os historiadores chamavam de antiguidade clássica.

A vinícola Obelisk segue a tradição vinícola avançada da família aristocrática do Liechtenstein, que está intimamente relacionada à cidade de Valtice, e continua com a restauração da paisagem no sinuoso rio Thaya (Dyje) na reserva de caça do proprietário da Obelisk.

Visite destinotchequia.com para mais histórias, dicas, recomendações e surpresas.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos: Divulgação

Comentários