logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça a charmosa vila de Paranapiacaba | Qual Viagem Logo

A beautiful day in Paranapiacaba village

Conheça a charmosa vila de Paranapiacaba

23 de fevereiro de 2017

Já parou para pensar nas belezas e riquezas que o estado de São Paulo abriga? A 44 km da capital paulista, está localizado um lugar que guarda belezas naturais e muito charme, além de história e construções antigas. Paranapiacaba é uma vila histórica que pertence a Santo André, conhecida também como “lugar que se vê o mar”.

Sierra of Paranapiacaba with some fog, in a sunny day.

Foto por iStock / Paulo-Lopes

A vila inglesa possui ruas estreitas de paralelepípedo formando belas paisagens e um ótimo lugar para os fotógrafos e para os turistas que desejam conhecer esse pedacinho charmoso de Santo André. Se for fazer um passeio turístico, com o objetivo de conhecer as principais atrações do lugar, comece pela estação de trem.

foto-sergio-luiz-jorge

Foto por Sergio Luiz Jorge

A estação ferroviária ainda possui expressos turísticos que saem da estação Luz. Mas ainda existem vagões e trens antigos que ficam parados na estação e podem servir de ótimos cenários para fotografias. Além dos vagões, outro ponto que chama a atenção e não pode ser deixado de lado é o relógio Big Ben da Vila de Paranapiacaba.

foto-sergio-luiz-jorge-2

Foto por Sergio Luiz Jorge

Após visitar a estação, conheça o Museu Funicular, onde estão as oficinas, ferramentas e utensílios que eram utilizados na fabricação dos trens.

Na região, há três museus para visitar. Um deles é o Museu do Castelo, que, além de ser um casarão de madeira muito bonito, é um acervo da rede ferroviária, relógios e móveis antigos. Vale a pena visitar, até mesmo pela paisagem linda que ele oferece para a mata. A Casa Fox funciona como museu, para mostrar as memórias dos moradores locais, enquanto que o Clube União Lyra Serrano é o lugar da diversão, que realiza festas e shows.

pq-nascentes-sergio-luiz-jorge

Foto por Sergio Luiz Jorge

O Parque Natural Municipal Nascentes é perfeito para todos, desde os aventureiros que podem explorar as seis trilhas em meio à Mata Atlântica, até os admiradores da fauna e flora, que são riquíssimas. O parque também dispõe de um Centro de Visitantes que conta com uma exposição permanente que retrata parte da mata, com réplicas de plantas, animais e suas pegadas. Ainda no parque, os visitantes podem observar as nascentes do Rio Grande.

Não deixe de fazer o caminho pela vila e descobrir as muitas casinhas coloridas, o Antigo Mercadão e a Igreja Matriz. Outra característica do local é a pinha de Cambuci, que também é fruta típica da região.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por: iStock / Furutani

Comentários