logo

Telefone: (11) 3024-9500

Como é fazer um safári a pé pela savana sul-africana | Qual Viagem Logo

Photographing wildlife, South Africa

Como é fazer um safári a pé pela savana sul-africana

15 de dezembro de 2017

Já imaginou poder sair do carro e percorrer a savana africana a pé? Essa rara experiência de conexão com a natureza selvagem pode ser vivida no Sabi Sabi Private Game Reserve, um dos lodges de safári mais premiados da África do Sul. Ao embarcar nessa aventura, o viajante estará acompanhado de um guia treinado para acompanhar safáris a pé: o ranger – profissional especializado em vida selvagem que conhece tudo da região e garantirá a segurança do grupo. Este é um safári de reconhecimento do meio ambiente, que trará uma perspectiva completamente nova da natureza ao redor do Sabi Sabi.

Neste passeio cada som tem um significado diferente, cada galho sendo quebrado causa um arrepio na espinha, cada folha que se move é uma descarga de adrenalina. Mas relaxe e aproveite, será só o barulho de uma zebra que segue seu caminho, um rebanho de impalas, ou um gnu-de-cauda-preta que parou de pastar por um momento para dar uma olhada nos humanos caminhando por ali. Ou, se tiver sorte, pode ser que uma girafa passe por perto para ver o que está acontecendo. Faça silêncio e escute as espécies de pássaros que se comunicam, ou fique parado e deixe elas se aproximarem para te ver melhor.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Em geral, essa experiência não envolve avistar os Big 5 – as estrelas do safári sul-africano: leão, elefante, rinoceronte, leopardo e búfalo –, mas às vezes é possível ver um deles. Aqui entra a expertise do ranger que, com muita experiência e treinamento nas costas, vai garantir que os hóspedes nunca estejam em situações perigosas.

De qualquer modo, fique tranquilo que este não é o fim do seu sonho de avistar os Big 5. O Sabi Sabi oferece dois safáris regulares por dia, nos quais os hóspedes, levados pelos rangers em veículos abertos, saem em busca desses animais tão procurados. O safári a pé é uma atividade complementar e opcional, na qual aqueles que já experimentaram o safári tradicional tem a chance de viver uma experiência de contato profundo com a natureza e totalmente nova.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Os safáris a pé do Sabi Sabi percorrem em torno de 3 km, com duração de uma ou duas horas, e não é necessário ter um forte preparo físico para fazê-los. Um bom par de tênis, chapéu, protetor solar e câmera fotográfica são suficientes. Hóspedes que quiserem fazer caminhadas mais longas podem solicitar um safári a pé mais intenso, que percorrerá uma área mais extensa da reserva.

Depois de fazer a caminhada mais inesquecível de sua vida, o viajante volta para o conforto de um dos lodges de safári mais luxuosos da África do Sul, onde já se hospedaram celebridades como Marina Ruy Barbosa, Giovanna Ewbank e Preta Gil. O Sabi Sabi Private Game Reserve, localizado na reserva ambiental de Sabi Sands, ao sul do Kruger National Park, é composto por quatro lodges, estando preparado para atender diferentes tipos de hóspedes. Há o Selati Camp, em estilo colonial; o Bush Lodge, único que aceita crianças, e o Little Bush Camp, ambos repletos de referências étnicas e contemporâneas; e o Earth Lodge, cuja arquitetura e uso intenso de materiais naturais buscam refletir um clima “eco-chic”.

Mais informações em: sabisabi.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Delpixart

Comentários