logo

Telefone: (11) 3024-9500

Como é fazer um passeio de airboat nos Everglades da Flórida | Qual Viagem Logo

img_8454

Como é fazer um passeio de airboat nos Everglades da Flórida

23 de novembro de 2016

Não é raro ver em filmes ou programas de TV pessoas andando pelos pântanos norte-americanos em “airboats”, aqueles barcos cuja grande hélice propulsora fica para fora da água. Nos Everglades da Flórida, é possível fazer um passeio em um desses barcos e chegar bem perto dos crocodilos e jacarés, ou “alligators”, que vivem por ali.

img_8477

Foto por Patrícia Chemin

Os Everglades se estendem por grande parte do sul da Flórida e não são um pântano, mas sim um ecossistema único no mundo, que combina grandes campos alagados com vegetação típica, estuários e manguezais. Protegida pelo Parque Nacional dos Everglades, essa área é repleta de vida selvagem, entre grandes répteis, felinos, lontras e aves.

img_8445

Foto por Patrícia Chemin

Para conhecer esse local singular, o melhor é passear a bordo de um airboat e de preferência na costa sudoeste da Flórida, lugar muito mais tranquilo e selvagem do que os arredores de Miami. No entorno do parque nacional, próximo a Everglades City, na região de Paradise Coast, vários lugares oferecem esse tipo de passeio. Um deles é o Wooten’s Everglades Airboat Tours, que possui uma extensa área privada exclusiva para esse passeio.

Durante 30 minutos, o airboat vai deslizar sobre as rasas e límpidas águas dos Everglades, ao longo das árvores de mangue e os compridos juncos. Ali, a grande atração é ver de perto os grandes jacarés e crocodilos em seu habitat natural. Porém, por serem animais de metabolismo lento, nem sempre é fácil avistá-los. A dica é fazer o passeio no começo da manhã ou no final da tarde, horários em que eles aparecem com mais frequência.

img_8447

Foto por Patrícia Chemin

A sensação de voar sobre os campos alagados é bem divertida e já vale a pena. O condutor acelera o airboat em muitos trechos e faz algumas paradas para contar um pouco mais sobre o local e seus animais. Os passageiros precisam usar protetores auditivos oferecidos, por causa do barulho da hélice do barco.

img_8462

Foto por Patrícia Chemin

O Wooten’s abriga ainda um santuário de animais, onde vivem crocodilos, jacarés, cobras e grandes felinos. Em alguns pontos da propriedade, é possível ver jacarés tirando um cochilo tranquilamente na beira da água. Ao longo do dia, acontece uma pequena apresentação, na qual um dos cuidadores do local interage com um jacaré enorme. Como não pode faltar em qualquer atração dentro dos Estados Unidos, há uma lojinha de souvenirs na saída. O passeio de 30 minutos de airboat custa US$ 28,00 para adultos e US$ 20,00 para crianças.

img_8424

Foto por Patrícia Chemin

Mais informações em: paradisecoast.com.br e wootenseverglades.com

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite de Florida’s Paradise Coast (Naples, Marco Island, Everglades Convention & Visitors Bureau), com a proteção do seguro-viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários